VNL 2023 e Novidades no mundo do voleibol

Thiago MacielJulho 3, 20236min0

VNL 2023 e Novidades no mundo do voleibol

Thiago MacielJulho 3, 20236min0
A Liga das Nações de Vôlei (VNL) já deu início a temporada 2023 de seleções. A competição anual é uma maneira das equipes se entrosarem e testarem novos jogadores e formações.

Neste ano, servirá de preparação para o Pré-olímpico, que acontece em setembro no feminino e no final de setembro e começo de outubro no masculino. A VNL 2023 terá 16 equipes por gênero, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Cada equipe joga 12 partidas: três contra times de 1 a 4 no ranking, três contra times de 5 a 8, três diante de seleções de 9 a 12 e mais três contra times de 13 a 16.

As oito melhores equipes avançam à fase final eliminatória, que começa com as quartas de final. Os anfitriões da fase final (Polônia no masculino e EUA no feminino) terão vagas garantidas no mata-mata.

VNL
Foto: Getty Images

Rebaixamento e acessos

Das 16 equipes participantes, dez são fixas na Liga das Nações, disputando todas as edições: Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos França, Irã, Itália, Japão, Polônia e Sérvia. Mas os seis times restantes – Bulgária, Canadá, China, Cuba, Eslovênia e Holanda – são equipes “desafiantes”. Sendo assim, a pior dessas equipes na VNL 2023 acaba rebaixada, tendo que disputar a Challenger Cup 2023 por uma vaga na próxima edição do torneio.

Já na VNL feminina são cinco seleções neste grupo de desafiantes: Bulgária, Canadá, Croácia, República Dominicana e Polônia. A pior colocada esses participantes, será rebaixado.

Calendário 2023

A temporada 2023 do vôlei, não terá Campeonatos Mundiais, mas decidirá as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Os Pré-olímpico, masculino e feminino, que acontecem entre setembro e outubro de 2023, darão seis vagas olímpicas diretas por naipe. As outras serão definidas por ranking em junho de 2024.

Serão três eventos diferentes, em que 24 equipes são divididas em três grupos. Os dois melhores de cada grupo se garantem em Paris 2024.

Ainda teremos, entre as VNL e os Pré-olímpico os torneios continentais. Com destaque para o Campeonato Europeu. Inclusive muitas equipes estão utilizando times reservas na VNL, priorizando, assim, o torneio europeu.

Novidades calendário mundial

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou mudanças no calendário de seleções para os próximos anos. A principal novidade é que o Campeonato Mundial será disputado a cada dois anos. Atualmente, o torneio é realizado a cada quatro anos.

A federação divulgou a previsão de competições até 2028, mas a expectativa é que o formato seja mantido após o período.

O Mundial, disputado de quatro em quatro anos até a edição passada, em 2022, passará a ser realizado bianualmente. Assim, a FIVB confirmou as próximas edições para 2025 e 2027. Além disso, a federação confirmou o aumento do número de times de 24 para 32. As sedes dos próximos Mundiais ainda serão definidas.

A seleção do país sede e o último campeão já possuem vaga garantida, assim como os três primeiros colocados dos campeonatos continentais (Africano, Asiático, Europeu, Norceca e Sul-Americano). Os outros 15 países serão classificados com base nas posições do ranking mundial da FIVB.

O modelo de disputa será igual para os dois naipes. As 32 equipes serão divididas em oito grupos, de quatro seleções cada, em que os dois primeiros de cada grupo, se classificam para a próxima fase. Na etapa mata-mata, as partidas de oitavas, quartas, semifinal e final serão disputadas em jogo único.

Em declaração da FIVB, mencionou que:

“Os ajustes são parte dos esforços contínuos da FIVB para simplificar o calendário internacional de vôlei, com o objetivo de melhorar a experiência do torcedor, observando a saúde e o bem-estar dos atletas, bem como as necessidades de outros interessados”.

Novo Calendário após 2024

Fim dos Pré-olímpicos

Outra mudança importante, que ainda precisa ser aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional, será na classificação para os Jogos de Los Angeles, em 2028. O Pré-Olímpico mundial será extinto, e as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • País-sede;
  • Cinco campeões continentais;
  • Três vagas para as melhores seleções do Mundial de 2027 não-classificadas;
  • Três vagas pelo ranking para seleções que não estiverem já classificadas.

Calendário de Seleções até 2028:

2024: Liga das Nações + Olimpíada de Paris

2025: Liga das Nações + Campeonato Mundial

2026: Liga das Nações + Torneios Continentais

2027: Liga das Nações + Campeonato Mundial

2028: Liga das Nações + Torneios Continentais + Olimpíada de Los Angeles


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS