Oito curiosidades sobre o voleibol
O vôlei é a sexta modalidade mais praticada no mundo: são mais de 600 milhões de fãs nas Américas, Ásia, Europa e Oceania! Com mais de 120 anos de história, ela é muito conhecida por todo o mundo.
O Brasil, nos dias atuais, é o país onde mais se desempenha o desporto, seguido de Rússia e Estados Unidos, segundo dados da Federação Internacional de Vôlei Internacional.
Outra curiosidade do vôlei é que, diferentemente de outros desportos, a modalidade feminina é mais popular que a masculina. Nas últimas Olimpíadas, em 2016, no Rio de Janeiro, por exemplo, o Vôlei feminino teve uma média de público mais alta que a do Voleibol masculino.
Esse fato se explica pela diferença de características entre as partidas de cada gênero. Há particularidades na modalidade feminina que se mostram mais atrativas ao telespectador, como os famosos “Rallies”, que são os momentos no jogo em que a bola fica muito tempo sem cair no chão em ambas as quadras e que as equipes defendem sempre a bola e o ponto se torna difícil de ser concluído, ocorrem com maior frequência nos jogos femininos.
No artigo de hoje, selecionamos 8 curiosidades do vôlei que você provavelmente não conhece ainda. Continue a leitura e descubra quais são elas!
1. História do desporto
A primeira das nossas curiosidades sobre voleibol tem que ser sobre a sua história, é claro. O vôlei nasceu nos Estados Unidos, em 1895, criado por um professor de educação física, William George Morgan, que na época era chefe de uma associação cristã em Massachusetts.Ele planeava criar um desporto que não tivesse muito contacto entre os jogadores e pouco impacto, causando poucas lesões.
2. O primeiro nome do desporto
Inicialmente, o voleibol era chamado de ‘’mintonette’’ pelo seu criador. Esse nome se deve ao fato de que o desporto foi inspirado em outro desporto chamado ‘’badminton’’, que se assemelha muito ao tênis. Depois passou a ser chamado de volleyball, o seu nome em inglês, que é usado atualmente.
3. Desporto olímpico
O voleibol se tornou oficialmente um desporto olímpico em 1962. Teve sua primeira participação em 1964, nas olimpíadas, que aconteceu em Tóquio, no Japão. Quando foi introduzido nas olimpíadas, apenas 10 países possuíam times desse desporto, incluindo o Brasil.
Nessa olimpíada, os países vencedores nesse desporto foram a União Soviética, com a sua equipa masculina. Já na modalidade feminina, o Japão foi o grande vencedor.
4. A partida mais longa
A próxima curiosidade da nossa lista de curiosidades sobre voleibol é em relação a partida mais longa da história do desporto.
Na final das olimpíadas de 1976, os times da Polônia e União Soviética disputaram durante 4 horas e 36 minutos. No final, os grandes vencedores dessa partida cansativa foi o time da Polônia.
5. Saltos
Uma das principais características do voleibol são os saltos que os jogadores dão, que têm diversas funções no desporto. Você sabia que a média de saltos realizados por um jogador durante uma partida de vôlei é de 60 a 100 saltos? É por isso que os jogadores devem estar preparados para treinar e fortalecer essa região, já que os saltos são essenciais nesse desporto.
6. Superstições
Todos os jogadores, de qualquer desporto, costumam acreditar e seguir algumas superstições, e no vôlei isso não é diferente. O jogador brasileiro Evandro Guerra costuma usar o mesmo uniforme em todas as partidas que ganha, mas assim que perde, troca para outro. A dupla campeã olímpica Maria Elisa e Carol Solberg tem algumas superstições, uma delas é utilizar um penteado específico para as partidas importantes.
7. Treina todos os músculos do corpo
Entrando na nossa lista de curiosidades sobre voleibol, uma curiosidade peculiar. O vôlei é um dos poucos desportos que treinam todos os músculos do corpo! Isso se deve ao fato do funcionamento do desporto. Além disso, ele é conhecido como um dos desportos que menos cansam o jogador.
8. Torcedor profissional
Você sabia que existe o cargo de torcedor? Tecnicamente sim, e em vários desportos. A pessoa escolhida é paga para assistir ao jogo e distribuir camisas e bonés para os outros torcedores. Além de, é claro, animar a torcida durante as partidas.
Percebe-se, portanto, que o vôlei é um dos desportos mais amados do planeta, e que vem ganhando adeptos a cada dia. Os clubes nacionais têm conseguido melhorar sua estrutura e têm obtido cada vez mais patrocínio, o que incentiva o investimento em jogadores de renome nacional e internacional, além de projetos que buscam novos talentos.
E aí, gostou do texto? Ficou com dúvidas sobre alguma curiosidade do vôlei? Aproveite e deixe seu comentário aqui para que possamos ajudar você!