Liga das Nações de Voleibol 2024
Sexta edição da competição vai reunir 16 seleções em cada gênero, entre 14 de maio e 30 de junho. Será o último grande compromisso internacional de seleções antes de Paris 2024. Rio de Janeiro será sede das primeiras semanas do torneio, tanto no feminino quanto no masculino. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou o calendário da Liga das Nações (VNL sigla em inglês para Volleyball Nations League) 2024, no feminino e no masculino. A competição será o último grande compromisso das seleções antes dos Jogos Paris 2024.
A sexta edição da VNL vai reunir 16 equipes em cada gênero, de acordo com o ranking da FIVB. A VNL tem sua primeira fase disputada em três semanas, com uma de intervalo entre cada uma. As seleções se reúnem para jogos para uma semana, divididas em duas sedes, com oito times cada. A cidade do Rio de Janeiro será anfitriã das primeiras semanas do feminino (14 a 19 de maio) e do masculino (21 a 26 de maio).
Cada equipe faz 12 partidas: três contra seleções entre 1 e 4 no ranking, três contra as entre 5 e 8, mais três contra as entre 9 e 12 e, finalmente, três contra aquelas entre 13 e 16. As oito melhores equipes avançam à fase final, eliminatória, que começa com as quartas de final. Os anfitriões de cada fase final terão vagas garantidas no mata-mata.
A VNL 2024 também vai desempenhar um papel importante ao determinar as últimas seleções que obterão um lugar em Paris 2024. O resultado de cada partida da primeira fase do torneio terá impacto no ranking mundial, que vai definir as equipes que vão ocupar as últimas cinco vagas restantes para os Jogos.
Finais do Feminino
As finais da Liga das Nações de Voleibol Feminino de 2024 serão realizadas no Indoor Stadium Huamark, em Bangcoc. O carismático time tailandês e os sete melhores times da fase preliminar, juntamente com os entusiasmados torcedores tailandeses e torcedores do vôlei de todo o mundo, estão prontos para criar uma verdadeira celebração do vôlei de 20 a 23 de junho, quando acontecerá os últimos oito jogos da temporada feminina VNL, que decidirá as medalhistas.
Será a primeira vez na história que a Tailândia sediará as finais da VNL. E se torna o quinto país, depois da China (duas vezes), Itália, Turquia e Estados Unidos, a acolher o evento. O país do Sudeste Asiático, no entanto, sediou grupos da Fase Preliminar durante três das edições anteriores da VNL feminina, em 2018, 2019 e 2023, e sempre foi uma prova do amor, conhecimento e apreço dos torcedores locais, não apenas por sua seleção nacional favorita, mas para o esporte voleibol como um todo.
As finais de 2024 retornam ao mesmo local que sediou as partidas da VNL em 2018, 2019 e 2023, bem como uma série de eventos do Grande Prêmio Mundial de Voleibol da FIVB entre 2008 e 2017, incluindo as Finais do Grande Prêmio Mundial de 2016. O Indoor Stadium Huamark é uma instalação icônica com 8.000 lugares na capital tailandesa que foi originalmente construída para sediar os Jogos Asiáticos de 1966 e, ao longo dos anos, também acolheu uma série de eventos importantes em outros esportes.
Finais do Masculino
Já as finas do masculino serão na cidade de Łódź, na Polônia, que receberá a fase final da Liga das Nações de Vôlei Masculino em 2024 (VNL). Esta será a segunda vez consecutiva que o país europeu receberá a etapa decisiva do torneio internacional. Os poloneses são, inclusive, os atuais campeões da VNL.
Com seis edições até agora, a VNL do próximo ano tem uma importância ainda maior. Será o último torneio internacional de vôlei antes dos Jogos Olímpicos de Paris, por isso, confirmará as posições do ranking internacional, definindo, assim, as últimas seleções participantes. A fase final da VNL 2024 será disputada entre os dias 27 e 30 de junho na Atlas Arena, espaço construído em 2009 que tem a capacidade para receber 13 mil torcedores.
Em seis edições, esta será a quinta vez que a competição terá sua decisão em países europeus. Além da Polônia, a Itália sediou duas edições e a França uma. Os Estados Unidos receberam a primeira edição, em 2019.
Mudanças
A Federação Internacional de Vôlei (Volleyball World, em inglês) anunciou algumas mudanças nas regras da Liga das Nações (VNL) a partir de 2025, tanto para o torneio masculino como para o feminino. Uma delas será o aumento de participantes, que subirá dos atuais 16 para 18 – por conta disso, não haverá rebaixamento para edição de 2024.
O vencedor da Challenger Cup (que hoje funciona como uma segunda divisão) e o país mais bem colocado no ranking mundial da modalidade em cada naipe entrarão na competição do ano que vem.