Liga das Nações de Vôlei 2024: Resumo das Primeiras Semanas

Thiago MacielJunho 3, 20243min0

Liga das Nações de Vôlei 2024: Resumo das Primeiras Semanas

Thiago MacielJunho 3, 20243min0
A VNL, é um torneio anual organizado pela FIVB. Que substituiu a Liga Mundial para os homens e o Grand Prix para as mulheres.

A Liga das Nações de Vôlei 2024 começou com grande expectativa e emoção, trazendo as melhores seleções masculinas e femininas de vôlei do mundo para competir em uma série de confrontos eletrizantes. As primeiras semanas do torneio proporcionaram aos fãs momentos inesquecíveis, com jogos intensos e performances excepcionais.

Masculino

Na competição masculina, as equipes demonstraram um alto nível de habilidade e determinação desde o início. Destaque para seleções tradicionais como Polônia e Itália, que mostraram sua força e dominância nas quadras. No entanto, surpresas também marcaram o torneio, com equipes emergentes como Japão e Cuba mostrando um desempenho impressionante e desafiando as potências estabelecidas.

Liga
Japão foi uma das sensações na primeira semana no masculino. (Foto: Kyoto News)

Feminino:

No torneio feminino, a competição foi igualmente intensa, com equipes como Japão, e Brasil demonstrando seu talento e determinação em cada jogo. As partidas foram marcadas por rallies emocionantes, ataques poderosos e defesas incríveis. Além das equipes de destaque, seleções emergentes como Polônia, Turquia e Canadá também deixaram sua marca, mostrando um vôlei de alto nível e competindo de igual para igual com as potências estabelecidas.

Seleção feminina da Polônia terminou invicta nas duas primeiras semanas (Foto: USA Today)

Classificação para as Olimpíadas:

Com a Liga das Nações de Vôlei sendo uma das principais competições internacionais, a classificação para as Olimpíadas é altamente cobiçada pelas equipes participantes. As seleções que se destacarem ao longo do torneio terão a chance de garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris.

Existem cinco vagas por gênero em aberto para os Jogos de Paris 2024. Que terão o ranking como base. A FIVB vai levar em consideração as cinco seleções mais bem ranqueadas. Mas, para respeitar o princípio de universalidade das Olimpíadas, terão prioridade possíveis continentes que ainda não tenham nenhuma equipe classificada.

O ranking será finalizado após a VNL de 2024, assim para as equipes que ainda não estão classificadas o torneio tem um aperitivo a mais de importância.

Mudança no Rebaixamento:

Em relação ao sistema de rebaixamento, rumores indicam que a FIVB está considerando mudanças para tornar o torneio ainda mais competitivo e emocionante. Para esta edição não haverá rebaixamentos. A FIVB pretende aumentar de 16 para 18 participantes em cada naipe. Em 2025, o que deve ser implementado, para aprimorar a Liga das Nações de Vôlei, é acabar com a proteção de algumas equipes, que antes não podiam ser rebaixadas. Assim, a partir do próximo ano será rebaixado uma equipe e subirá a melhor ranqueada da FIVB. O que acaba por extinguir a CHALLENGER CUP, torneio de acesso a VNL.

Com o torneio em andamento e a competição se intensificando a cada semana, os fãs podem esperar por mais momentos emocionantes e reviravoltas surpreendentes ao longo da temporada da Liga das Nações de Vôlei 2024.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS