Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino de 2022
O Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino de 2022 foi a 15.ª edição deste torneio organizado anualmente pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O evento ocorreu entre os dias 14 e 18 de dezembro e realizado pela primeira vez na cidade de Antalia, Turquia.
Equipes participantes
Eczacibasi Dynavit – Representante país sede
Vakifbank – Campeão Champions League Europa
Imoco Volley Conegliano – Vice Champions League Europa
Gerdau/Minas – Campeão do sul-americano
Dentil/Praia Clube – Vice Campeão do sul-americano
VC Kuanysh – Campeão Asiático
Em comparação ao mundial masculino, este torneio satisfaz mais o critério técnico, trazendo representantes que mais se destacam no momento em suas ligas e torneios continentais.
Grupos e forma de disputa
Após a oficialização dos grupos, o maior desafio na primeira fase sobrou para o Dentil/Praia Clube. O time de Uberlândia caiu no Grupo A, ao lado do Eczacibasi, um dos donos da casa e com Boskovic como principal destaque, e do poderoso Conegliano, da Itália. Como dois avançam para as semifinais, o Praia precisará desbancar um dos gigantes para seguir na briga por medalhas.
O torneio teve a fórmula básica dos últimos mundiais, dois grupos de três times. As equipes jogam entre si e os dois melhores colocados fazem as semifinais e após os vencedores jogam a grande final.
Os grupos ficaram assim definidos:
Grupo A
Dentil/Praia Clube/BRA
Eczacibasi Dynavit/TUR
Imoco Volley Conegliano/ITA
Grupo B
Gerdau/Minas/BRA
Vakifbank/TUR
VC Kuanysh/KAZ
De certo as grandes favoritas ao títulos eram o Conegliano e as equipes turcas, um fato curioso, envolvendo o Conegliano e o Vakif, era que o mundial é o primeiro torneio das equipes após a troca entre Paola Egonu, que foi para o Vakif, e Isabelle Haak, jogadora da equipe italiana. Até 2021/22, a sueca era o destaque da equipe turca – que venceu todos os títulos que disputou na temporada passada – e Egonu comandou o Conegliano na Liga do seu país.
Após os jogos da primeira fase, deu a lógica. O Vakif passou com sobras no grupo B. E o grande jogo da primeira fase foi entre Eczacibasi e Imoco Volley Conegliano, que teve vitória italiana, o que forçou um encontro entre as equipes turcas já na semifinal.
Equipes Brasileiras
Em relação a Praia Clube e Minas, ninguém esperava nada muito diferente. A única vitória, também dentro do script, foi contra o Kuanysh. Aliás, o time do Cazaquistão teria sérias dificuldades para se manter na primeira divisão da Superliga.
A diferença de 2021 para 2022 é que o Minas, sabe-se lá como, ganhou um set contra os europeus. Se tivesse caído no outro grupo teria o mesmo destino do Praia Cube que foi embora zerado.
Final
Para chegar ao título, o Conegliano derrotou o Dentil Praia Clube por 3 a 0 e o Eczacibasi por 3 a 1 na fase classificatória. Na semifinal, o time de Santarelli eliminou o Gerdau Minas por 3 a 0. Já o Vakif passou por Gerdau/Minas e VC Kuanysh/KAZ. E eliminou o Eczacibasi, nas semis, todas as vitórias por 3 x 0.
A final colocou frente a frente duas das três melhores opostas do mundo na atualidade: Egonu, do Vakifbank e Isabelle Haak, do Conegliano. A lei do ex, no entanto, desta vez, valeu para Haak. Ela terminou o jogo com 34 pontos contra 27 da italiana, que completou 24 anos neste domingo. Gabi, outro destaque do Vakifbank, terminou a partida com 17 pontos.
O time italiano, comandado pelo técnico Daniele Santarelli, derrotou o Vakifbank, da Turquia, por 3 sets a 1 – parciais de 25-18, 23-25, 25-21, 25-22 -, com uma campanha perfeita – quatro vitórias em quatro jogos. Aliás Santarelli é representante da nova geração de treinadores, é um dos nomes mais valorizados do mercado. O italiano já havia feito história conquistando o bicampeonato mundial dirigindo a Sérvia.
Foi o segundo título de mundial de clubes da história do Conegliano – foi campeão também em 2019. Já o Vakifbank, de Gabi e Paola Egonu, buscava o penta. Levantou a taça nas edições de 2013, 2017, 2018 e 2021.
A medalha de bronze ficou com o Eczacibasi que derrotou o Gerdau/Minas
Seleção do Mundial
Levantadora: Wolosz (Conegliano)
Ponteiras: Gabi (Vakifbank) e Kelsey Robinson (Conegliano)
Centrais: Ogbogu (Vakifbank) e Zehra Gunes (Vakifbank)
Líbero: Monica De Gennaro (Conegliano)
Oposta: Isabelle Haak (Conegliano)
MVP: Isabelle Haak (Conegliano)