World Longboard Games 2023: a prestação de Portugal em El Salvador
A comunidade mundial de longboard esteve unida nesta competição organizada pela International Surfing Association (ISA) que tem promovido as modalidades de surf e Longboard com o objectivo de entrarem nos jogos olímpicos, sendo que o Surf já fez parte integrante dos últimos que aconteceram. no Japão.
A equipa que nos representou foi os manos Dantas (João e António), Raquel Bento e Inês Benedito, sendo que as atenções durante praticamente todo o evento foi com o talento dos Dantas, sempre a surfarem bem as ondas, com estratégia e muita qualidade, eles que aproveitaram a ida ao México LOG FEST para afinarem os treinos, estiverem muito bem ambos, João Dantas multicampeão Nacional (5x) terminou num enorme 8º Lugar, e o seu irmão Antônio Dantas num 11º lugar, as meninas estiveram bem, mas infelizmente perderam de forma recíproca na competição, mas deixaram um aviso, que estão também no bom caminho de melhores resultados com a vigilância apertada do selecionador nacional João Ferreira, a comitiva também se fez acompanhar pelo Presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha.
O resultado foi o melhor até hoje alcançado, um brilhante 8º posto no ranking final mundial, onde foram vista ondas surfadas com exímia perícia deixando em aberto que a modalidade de longboard portuguesa está no bom caminho. O João Dantas e o António Dantas vêm de São Pedro do Estoril e demonstraram muito conhecimento a surfar bem ondas de um point break longo de direitas. A Raquel Bento que vem da Costa da Caparica esteve meio nervosa na sua primeira bateria e mostrando boa técnica, realizando bons noserides e cutback Dropknee na segunda bateria que venceu, perdendo de seguida já na fase das repescagens.
A Inês Benedito atleta do Clube de Surf de Faro esteve bem nas primeiras baterias mostrando estar à altura em ondas com tamanho considerável, onde passou duas baterias no quadro principal e perdendo depois nas repescagens. Mas no geral foi um resultado histórico para Portugal e isso deve ser celebrado, mostrando a todos que com atletas e muito treino é possível almejar grandes feitos nos circuitos mundiais de longboard.
A prova foi duplamente vencida por atletas franceses, Antoine Delpero e a Alice Lemoigne ( que compete no mundial patrocinada por uma marca de pranchas portuguesa – LUFI).
Dantas brothers Photo Credit ISA/Pablo Jimenez
No geral foi um grande evento e ficou provado que com mais e melhores apoios Portugal conseguirá fazer-se representar nos principais circuitos mundiais com atletas de norte a sul de Portugal. Parabéns a todos! Os adeptos de Longboard ainda realizaram uma surpresa a esta seleção e foram receber eles no aeroporto de Lisboa, numa terça-feira, que juntou muitos adeptos e competidores numa linda recepção a esta seleção.