Gliding Barnacles o festival que respira a filosofia mais pura do Surf
Gliding Barnacles 2002 foi mais um evento em nome da cultura do surf em Portugal, o mentor Eurico Gonçalves, criador deste evento na sua Figueira da Foz, que tanto tem feito para a proteger da erosão costeira, uma luta de anos, em prol da defesa natural da zona.
Figueira da Foz é conhecida mundialmente pela qualidade das suas ondas, maioritariamente direitas bem longas, boas para todos os tipos de pranchas e nível de surf, que nos dias bons nos fazem lembrar de ondas de calibre mundial como é o exemplo de Jeffrey’s Bay, famosa direita na África do Sul.
Eurico Gonçalves é um surfista de longa data da Figueira da Foz, e organiza todos os anos com a sua equipa onde também figura talentoso Eurico o seu filho, um evento mágico a que chamou de Gliding Barnacles, vamos tentar descobrir a essência do surf neste evento junto dele.
A história do Gliding Barnacles
Eurico Gonçalves, “O Gliding Barnacles não começou como um evento ou um festival. Começou com uma comunidade de surfistas a lutar pela sua onda favorita, chamada Cabedelo.
Quando os bancos de areia da praia foram perturbados pelo alongamento dos molhes que cercam a foz do rio Mondego, a onda ficou em perigo. Em 2009, criou-se um movimento chamado “SOS Cabedelo”. O projecto “Cidade-Surf” foi a resposta seguinte, em 2011, questionando a forma como o planeamento urbano olhava a relação entre a cidade e o oceano, chegando a vencer a iniciativa promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millennium bcp, na categoria Cidades.
Dessa mudança nasceram novas propostas, explicando a importância económica do surf e da praia como parte da cidade.”.
No entanto ainda esperamos pelas repostas do Eurico, mas não podemos deixar de passar mais uma edição deste evento em branco, que encheu a praia do Cabedelo de longboarders vindo de todo o lado, Portugal, Espanha, França, etc.
A filosofia do evento é festa, diversão e muito surf, inserindo-se na causa de proteção da bela praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, este evento acontece anualmente desde 2014, sob a mentoria do longboarder local, Eurico Gonçalves, que dedica toda a ação para valorizar a sua praia em termos de defesa costeira e ambiental.
A ideia é ser um evento especial com muitos convidados oriundos de todos os lados, para posteriormente na ondas, partilharem a alegria que o surf fomenta a todos os que praticam, pranchas grandes e clássicas, com talentosos longboardes ou Loggers nas ondas do Cabedelo.
Congratulamos o mesmo, por ter conseguido criar algo diferente em Portugal, isto porque o faz desde 2014 e certamente procurará manter este evento activo por muitos mais anos, promovendo o lado mais purista do surf mais clássico.
Em termos de prémios, é tudo igual para todos, não há diferença face ao género, ali no GB são todos iguais, eles e elas em amena partilha de conhecimento e de amizade. Tentaremos de futuro uma entrevista com o Eurico Gonçalves, para dissecar melhor o que é o Gliding Barnacles pelas palavras do seu mentor.