Flashback sobre o surf actual versus o antigo
O surf hoje é algo tão grande que não se enumera as empresas associadas às modalidades de surf (incluindo todas as formas de deslizar nas ondas).
O desporto evoluiu muito e ainda bem.
O surf era um lifestyle a evitar (contra cultura), os mais jovens aconselhados pelos tutores a não se juntarem a grupos de jovens bronzeados, descabelados que não queriam nem escola nem trabalhar, como era comentado, pelos tutores mais velhos.
O lifestyle de praia, ondas e com regras meio anarquistas, faziam o sonho de cada surfista ser o mais feliz possível.
Não havia o objectivo de ser campeão de nada, era sim o título de ser o melhor entre os amigos. Isso fez com que se vissem alguns dos melhores talentos que o desporto teve até hoje, nomes como o Nuno Matta, João Antunes, Bruno Charneca, Dapin, José Gregório, FreyTuck, Inocentes, Tiago Oliveira, Zezinho Lafuente entre tantos outros (que lamento não dizer).
Havia e há a guerra entre margens (margem sul vs margem norte), hoje já “são” todos meios amigos, o surf venceu essas diferenças e ainda bem, porque não havia tantas viagens entre outras praias, e só surfavam mais localmente na zona mais perto de casa.
Era difícil entrar nos pequenos grupos que existiam em cada praia, e apelidados de LOCALS de cada praia, mas bastante unidos como se duma irmandade se tratasse, ou brotherhood, termo americano que ficou na “Moda do surfista”.
Eram unidos e faziam tudo juntos, surf, noitadas, festas, entre outros.
Actualmente, a coisas mudaram um pouco. Temos já um universo desportista maior e mais organizado, ou seja, contra o que era nos anos 80/90. Os mais novos hoje são preparados ao pormenor, são filmados praticamente em 90% das vezes que surfam, depois analisados por um “suposto” treinador, que define os objectivos por sessão.
Pessoalmente acho que o surf “perdeu” alguma da mística que tinha. Mas faz parte da evolução do desporto em si, contudo apesar de aceitar não concordo. O surf é um estilo de vida que actualmente permite ganhar muito dinheiro.
Hoje é mais mecanizado e preparado ao ponto de nos campeonatos serem quase os treinadores a surfar, mediante comandos de acção para os surfistas competidores (mantendo-me fiel contra a palavra surf=treino, mas claro é a minha opinião). Mas continua a ser um desporto escape face às rotinas impostas pela sociedade.
As diferenças entre o passado e o presente são muitas e serão ainda maiores face ao futuro que virá.
Brevemente teremos a segunda parte deste baú de memórias que por hoje já chega de nostalgia!