Rugby em Arcos de Valdevez – Roteiro Simples

Helena AmorimDezembro 15, 20243min0

Rugby em Arcos de Valdevez – Roteiro Simples

Helena AmorimDezembro 15, 20243min0
Queres saber o que fazer caso vás em direcção a Arcos de Valdevez para jogar ou ver rugby? Helena Amorim dá algumas ideias neste roteiro

Quem, como eu, viveu grande parte da sua vida em grandes metrópoles, às vezes, pode sentir alguma dificuldade em chegar a um local desconhecido e intrincado e compreender rapidamente o contexto em termos de restauração e hospedagem.

Lembro-me que há dois anos, andava por Santarém e ia haver um jogo na Escola Prática de Cavalaria e pus-me a caminho. Independentemente das indicações do gps, valeu-me depois, questionar os transeuntes, porque a escola Prática é gigante e chegar ao relvado não é coisa linear. Como estranha, fui muito bem recebida e ainda encetei conversa com uns avós de um dos jogadores séniores, que nesse sábado 3 de dezembro de 2022, defrontaram e venceram a Vila da Moita.

E depois, onde ia eu lanchar? Andei pelas ruas, não encontrando nada que me apelasse aos sentidos ou sequer aberto, acabei por ir desaguar a outro local.

Muitas vezes, este cenário acontece; desta feita, deixo-vos algumas recomendações relativamente a como chegar à Vila de Arcos de Valdevez, assim como onde comer e onde ficar.

Para quem chega vindo do Sul, deve apanhar a A3, sentido Valença, saindo na saída 12 em direcção a Arcos de Valdevez. A seguir sai em direcção à IC 28/A27 para Arcos de Valdevez/Ponte da Barca e segue nessa via. Saí em Arcos Centro e continua pela Nacional em direcção a Monção. Chegando às Bombas da Repsol, vira à direita e seguindo em frente, aparecerá o estádio pelo lado direito a cerca de 500m. O estádio de rugby, que é relvado, tem esta localização; poderá no entanto, haver jogos que se realizem no Estádio Municipal, com relva artificial e aí, é só atravessar a rua!

Para lanchar, poderá ir ao Riva Café ou ao Arcos Doce. No Riva tem o rio mesmo ao lado e no Arcos Doce, tem uma grande variedade de artigos de padaria e pastelaria.

Para almoçar ou jantar, sugiro os restaurantes Costa do Vez, A Floresta e O Pote. Em qualquer dos lados, será bem servido e bem aconselhado nas suas preferências.

Para descansar e poder ficar a apreciar a paisagem natural assim como poder dar uma volta pelo casco velho da Vila (onde deverá estar atento aos Murais pintados por artistas diversos, inclusive o Bordalo II), sugiro o Hotel Ribeira Colection ou o Hotel Luna.

Relativamente perto, há a Porta do Mezio, local onde poderá usufruir de uma série de actividades na Natureza, e inclusive de piscina no Verão, assim como visitar o Baloiço do Mezio e o zoo.

Ainda, um salto a Soajo, poderá valer-lhe uma vista fantástica dos Espigueiros e experimentar uma excelente refeição no restaurante Videira ou no rcestaurante Saber ao Borralho.

O CRAV dispõe de página no Facebook e Instagram assim como a Academia de Rugby de Arcos de Valdevez, dedicada aos escalões sub-6 a sub-12. Ainda, deverá consultar a página do Turismo de Arcos de Valdevez, para verificar se não haverá algum evento cultural a desenrolar-se nessa altura da visita (CM Arcos de Valdevez Turismo).

Pessoalmente, como adepta da modalidade, é sempre uma experiência interessante, conhecer novos estádios, novas equipas e poder também conhecer o espaço físico e cultural que a Vila ou Cidade tem a oferecer, descobrindo sítios interessantes e acolhedores, muitas vezes sem estar à espera!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS