Rugby em Arcos de Valdevez – Roteiro Simples
Quem, como eu, viveu grande parte da sua vida em grandes metrópoles, às vezes, pode sentir alguma dificuldade em chegar a um local desconhecido e intrincado e compreender rapidamente o contexto em termos de restauração e hospedagem.
Lembro-me que há dois anos, andava por Santarém e ia haver um jogo na Escola Prática de Cavalaria e pus-me a caminho. Independentemente das indicações do gps, valeu-me depois, questionar os transeuntes, porque a escola Prática é gigante e chegar ao relvado não é coisa linear. Como estranha, fui muito bem recebida e ainda encetei conversa com uns avós de um dos jogadores séniores, que nesse sábado 3 de dezembro de 2022, defrontaram e venceram a Vila da Moita.
E depois, onde ia eu lanchar? Andei pelas ruas, não encontrando nada que me apelasse aos sentidos ou sequer aberto, acabei por ir desaguar a outro local.
Muitas vezes, este cenário acontece; desta feita, deixo-vos algumas recomendações relativamente a como chegar à Vila de Arcos de Valdevez, assim como onde comer e onde ficar.
Para quem chega vindo do Sul, deve apanhar a A3, sentido Valença, saindo na saída 12 em direcção a Arcos de Valdevez. A seguir sai em direcção à IC 28/A27 para Arcos de Valdevez/Ponte da Barca e segue nessa via. Saí em Arcos Centro e continua pela Nacional em direcção a Monção. Chegando às Bombas da Repsol, vira à direita e seguindo em frente, aparecerá o estádio pelo lado direito a cerca de 500m. O estádio de rugby, que é relvado, tem esta localização; poderá no entanto, haver jogos que se realizem no Estádio Municipal, com relva artificial e aí, é só atravessar a rua!
Para lanchar, poderá ir ao Riva Café ou ao Arcos Doce. No Riva tem o rio mesmo ao lado e no Arcos Doce, tem uma grande variedade de artigos de padaria e pastelaria.
Para almoçar ou jantar, sugiro os restaurantes Costa do Vez, A Floresta e O Pote. Em qualquer dos lados, será bem servido e bem aconselhado nas suas preferências.
Para descansar e poder ficar a apreciar a paisagem natural assim como poder dar uma volta pelo casco velho da Vila (onde deverá estar atento aos Murais pintados por artistas diversos, inclusive o Bordalo II), sugiro o Hotel Ribeira Colection ou o Hotel Luna.
Relativamente perto, há a Porta do Mezio, local onde poderá usufruir de uma série de actividades na Natureza, e inclusive de piscina no Verão, assim como visitar o Baloiço do Mezio e o zoo.
Ainda, um salto a Soajo, poderá valer-lhe uma vista fantástica dos Espigueiros e experimentar uma excelente refeição no restaurante Videira ou no rcestaurante Saber ao Borralho.
O CRAV dispõe de página no Facebook e Instagram assim como a Academia de Rugby de Arcos de Valdevez, dedicada aos escalões sub-6 a sub-12. Ainda, deverá consultar a página do Turismo de Arcos de Valdevez, para verificar se não haverá algum evento cultural a desenrolar-se nessa altura da visita (CM Arcos de Valdevez Turismo).
Pessoalmente, como adepta da modalidade, é sempre uma experiência interessante, conhecer novos estádios, novas equipas e poder também conhecer o espaço físico e cultural que a Vila ou Cidade tem a oferecer, descobrindo sítios interessantes e acolhedores, muitas vezes sem estar à espera!