Best of 2025 do rugby mundial
Com a chegada do novo ano, o que ficou na memória de um 2025 carregado de jogos, momentos, qualificações e um Mundial de rugby? Deixo uma resenha pessoal de cinco nomes que mais me impactaram neste ano.
Malcolm Marx foi eleito o Jogador do Ano pela World Rugby aos 31 anos de idade. Alinha pelos Kubota Spears e pelos Springboks. Não é fácil a vida de um talonador e acima de tudo, não é uma posição dada ao flair e ginga que normalmente é apreciado, por exemplo num três-quartos. Mas esta posição é de uma importância suprema no rugby e mesmo neste rugby actual onde a formação ordenada perdeu um pouco do protagonismo de outros tempos. Senão vejamos as funções de um talonador: conjuntamente com os pilares, constituí a primeira linha de uma formação ordenada, linha essa que implica força, robustez e muita resistência física; são os lançadores da bola num alinhamento e se estão no lado defensivo, são responsáveis por cobrir a aérea desde a linha até ao início do alinhamento; são os coordenadores do tempo das formações ordenadas; em jogo aberto têm a função de manter ou ganhar a posse de bola num maul ou num ruck; são uma força no contacto próximo entre jogadores daí que sejam muitas vezes bons finalizadores junto da linha de ensaio.
É um jogador duro mas correto e acima de tudo tem uma técnica muito honesta, o que nem sempre acontece com os elementos da primeira linha.
Ardie Savea é aquele jogador que faz lembrar outros tempos do rugby neo-zelandês: tempos de máquina afinada sem margem de erro. Durante o ano de 2025 obteve a sua centésima internacionalização e ainda obteve o prémio de melhor jogador dos All-Blacks assim como foi eleito o melhor jogador do super-rugby pelas suas prestações pelo Moana Pasifika.
Savea é um jogador que exibe níveis de consistência fora do normal, tornando-o num jogador fidedigno, em que se pode confiar nas suas funções de 3ª linha, que desempenha com levada proficiência.
Braxton-Sorense- McGee, de 19 anos, teve um ano de estreia fabuloso. Ganhou o prémio de melhor estreia em 15 da World Rugby assim como o prémio de jogadora do ano das Black Ferns. Jogadora que ocupa a posição de defesa ou asa, em 9 comparências pelas Black Ferns acumulou 74 pontos. Aconselho reverem o Mundial feminino em Inglaterra.
Making an impact at every opportunity 🤯
How good has Braxton Sorensen-McGee been so far at #RWC2025? pic.twitter.com/bDouTOpvPU
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) September 13, 2025
Sacha Feinberg-Mngomezulu, jogador dos Stormers e actual detentor da camisa “10” do Boks. Nascido na Cidade do Cabo, conta com 23 anos e detém o recorde de mais pontos marcados num só jogo por um Sul-Africano, com 37 pontos. É um jogador muito interessante para uma posição muito visível. É atlético, tem leitura de jogo muito boa e só precisa de melhorar o seu pontapé sob pressão. O futuro está já aqui.
Ellie Kildunne é jogadora dos Harlequins de 26 anos e defesa da selecção Inglesa. Eu adorei a prestação dela neste mundial. Adorei. Uma jogadora completa com uma técnica acima da média e um dinamismo e atleticidade contagiantes. Pela Inglaterra tem 57 internacionalizações e 235 pontos marcados.
Nota: podia ter falado naquela “estrela” dos Northampton? Podia. Mas vamos deixar que o rapaz se acalme um pouco e aí, talvez venha a ser um grande jogador de rugby.
Foto de destaque de Alex Davidson – World Rugby/World Rugby via Getty Images



