1º Encontro Nacional de Remo Feminino em Viana do Castelo

Estevão PapeMaio 4, 20182min0
Foi em Viana do Castelo que aconteceu o 1ª Encontro Nacional de Remo Feminino em organização conjunta do clube Viana Remadores do Lima e Federação Portuguesa de Remo

Foi em Viana do Castelo, nos dias 28 e 29 de Abril, que aconteceu o 1ª Encontro Nacional de Remo Feminino em organização conjunta do clube Viana Remadores do Lima e Federação Portuguesa de Remo. E pelos comentários que conseguimos ouvir, foi um bom fim de semana de remo e aprendizagem.

A iniciativa juntou 50 remadoras de vários pontos e clubes do país, assim como de várias idades. Participaram ainda no evento vários treinadores da Equipa Nacional que coordenaram os treinos e as várias iniciativas dentro de água.

Entre sessões de treino e de confraternização, houve tempo para várias palestras do treinador nacional José Velhinho e das atletas olímpicas Teresa Portela e Joana Vasconcelos.

Um encontro com o patrocínio e apoio dos Jogos Santa Casa, que permitiu a remadoras mais novas remarem e trocarem experiências com remadoras mais velhas e experientes. A presença das remadoras Joana Branco e Inês Oliveira, da Equipa Nacional, permitiu às mais novas conhecer as remadoras de topo a nível nacional.

Todos os treinos foram efectuados em barcos de ponta (Shell 4 e Shell 8), sendo uma novidade para várias atletas, já que nos últimos anos as provas de remo feminino só se disputam em barcos de parelhos. Esta estratégia vem de encontro ao ajuste dos barcos do programa olímpico e da introdução do Shell 2 sem timoneiro (dois sem) nos Campeonatos Nacionais de Remo.

Para terminar o evento efectuou-se uma regata de Shell 8, com cinco tripulações e todas as remadoras distribuídas pelas mesmas. Embora não fosse um evento competitivo, todos os atletas gostam de um pouco de competição.

Fotos: José Esteves

Pode visualizar mais fotos e o video do Encontro na página do Facebook da Federação Portuguesa de Remo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS