Neemias Queta, finalmente jogador de NBA
Desde que recebeu o voto de confiança dos Kings em 2021 até conquistar o seu primeiro anel ao serviço dos Boston Celtics na última temporada, muitos questionaram se Neemias Queta teria qualidade e oportunidade para se afirmar como um jogador de rotação na NBA. Foram imensos os rumores e desejos de que Neemias regressasse à Europa à procura de um papel mais relevante, cansados de ver o português entre os bancos da liga principal e os palcos da 2ª divisão de basquetebol-americano. Em novembro de 2024, três épocas após ser draftado, as dúvidas dissiparam-se: Neemias Queta é um jogador da NBA.
O CONTEXTO
Como nada acontece no vácuo, é importante perceber porque highlights do poste português têm invadido as timelines da comunidade portuguesa de desporto que navega no digital.
Pouco após se sagrarem campeões da NBA, os Celtics anunciaram que Kristaps Porzingis seria operado para reparar a rara lesão no pé que contraiu no 2º jogo das finais. Seriam precisos pelo menos cinco meses de recuperação, por isso, improvável que o unicórnio letão voltasse a pisar um campo de basquetebol no ano civil de 2024. Já conhecedor destas notícias por parte do departamento médico, Brad Stevens, presidente de operações da equipa de Boston, não reforçou as posições interiores na offseason, nem no draft nem na free agency, tendo se concentrado meramente na renovação dos ativos de que dispunha: Luke Kornet, Xavier Tillman e Neemias Queta.
E que não restem dúvidas, era essa a ordem de rotação de postes de Joe Mazzulla, excluindo o veterano titular Al Horford. Até deixar de ser.
O APROVEITAMENTO
No season-opener dos Celtics, coincidente com a cerimónia do titulo, frente aos New York Knicks, o treinador dos Celtics lançou Al Horford a poste, apostando num cinco completamente espaçado, ideia que a equipa da Big Apple pretende imitar ao adquirir Karl-Anthony Towns. Kornet e Tillman levam os restantes minutos, mas sem convencer Mazzulla.
No jogo seguinte, em Washington, com os Wizards a lançarem Valanciunas a partir do banco, Joe atira pela primeira vez na época Neemias para dentro do campo, apostando num jogo interior mais físico. Em apenas 13 minutos, o português assinalou 12 pontos e sete ressaltos, com algumas falhas defensivas e quatro faltas.
Seguiram-se jogos, sem minutos frente a Detroit e de pouco mais de 60 segundos contra Milwaukee, que recolocavam Neemias como a última opção da rotação interior dos Celtics. Até ao fulcral jogo em Indiana, em que, principalmente pela fisicalidade de Obi Toppin e pela agilidade e rapidez do jogo dos Pacers, Joe Mazzulla atirou o seu melhor protetor de cesto disponível. O resultado: Neemias Queta terminaria o jogo com o melhor +/- da equipa, depois de ajudar a equipa de Boston a recuperar uma desvantagem de 21 pontos já no decorrer do quarto período.
A boa exibição, principalmente defensiva, de Neemias num período e jogo decisivos, abria caminho para mais minutos na rotação. Minutos que se acresciam com a lesão de Jaylen Brown, ausente desde o segundo jogo em Charlotte, com Neemias a ser um dos beneficiários. Nos dois jogos frente aos Hornets, Queta foi a jogo durante 40 minutos, tendo arrecadado um total de 16 pontos e nove ressaltos, além de uns quantos afundanços e highlights que o começaram a colocar no mapa de alguns fãs apenas atentos às redes sociais da NBA e afiliadas.
A boa forma de Neemias, seria suficiente para Joe Mazzulla confiar-lhe as suas duas primeiras titularidades, tornando-se evidentemente o primeiro português a atingir mais um histórico feito. Frente aos Hawks, 10 pontos e sete ressaltos, contra os Warriors, 14 pontos, oito ressaltos e dois abafos (um deles a Stephen Curry), num máximo de minutos jogados numa única partida (29).
Não é certo que Neemias permaneça a titular, nem que continue a jogar mais de vinte minutos por jogo, no entanto os seus intangíveis, disponibilidade, talento e maior à vontade nos sistemas ofensivos e defensivos de Joe Mazzulla poderão eventualmente significar que, enquanto Porzingis estiver lesionado, o português Neemias Queta é mesmo a segunda opção nas posições interiores dos Boston Celtics, apenas atrás do veterano Al Horford.
GET OUT THE WAY 😱 pic.twitter.com/eEXnRxR9su
— Boston Celtics (@celtics) November 7, 2024