O que esperar dos… Houston Rockets para a NBA 24/25?

Cyrille AloisioSetembro 29, 20244min0

O que esperar dos… Houston Rockets para a NBA 24/25?

Cyrille AloisioSetembro 29, 20244min0
Cyrille Aloísio olha para a equipa texana e explica-te até onde podem chegar nesta temporada! O que esperar dos Houston Rockets?

Nesta série de artigos, Cyrille Aloísio do Pausa Técnica vai olhar para uma mão cheia das equipas que fazem parte da NBA, para perceber o potencial de cada franquia e qual o potencial futuro de cada uma para esta nova temporada, com este a ser dedicado aos Houston Rockets.

SAÍDAS

  • AJ Griffin (reformou-se)
  • Reggie Bullock (acabou contrato)
  • Boban Marjanovic (Fenerbahçe – Turquia)

CONTRATAÇÕES

  • AJ Griffin (via troca dos Hawks)
  • N’Faly Dante (contrato 2 way)
  • Jack McVeigh (contrato 2 way)

DRAFT

  • Reed Sheppard (pick 3)

RENOVAÇÕES

  • Aaron Holiday (9,6 milhões / 2 anos – 4,8 milhões anuais | 2º ano é opção da equipa)

SITUAÇÃO ESPAÇO SALARIAL: 163,9 Milhões (acima do cap space – 140,6 milhões mas abaixo da Lux Tax – 170,8 milhões) | Não têm restrições no mercado de trocas e “buyout”

FUTURO DAS DRAFT PICKS:

  • Divida aos OKC Thunder (troca do Westbrook) pick swap de 2025 e pick 2026 (protegida top 4 se atingir essa proteção converte para 1 pick de 2ª ronda)
  • Para receber: Suns picks 2025, 2027 e 2029, Nets pick swap 2027 e Dallas pick 2029
  • Têm 5 picks de 2ª ronda disponíveis para trocar

EXCEÇÕES:

  • Mid Level (12,8 milhões) disponível
  • Exceção de Troca de 4,7 milhões (troca Kevin Porter Jr) acaba em 17 de Outubro

O QUE HÁ PARA RESOLVER:

  • Sengun & Jalen Green – 2 jogadores que vieram por trocas e estão a entrar nos seus últimos anos de contrato de “rookie”. Os Rockets têm até dia 21 de Outubro para renovar os seus contratos que caso não haja acordo até essa data os jogadores e o clube podem voltar negociar essa renovação depois do ultimo jogo das finais da NBA, caso não haja renovação até dia 30 de junho o Sengun e Green ficam Jogadores Livres Restritos em que qualquer outra equipa que chega acordo com os jogadores os Rockets podem igualar esses contratos oferecidos aos jogadores e ficar com eles. Acho que estes casos só serão resolvidos em Junho/Julho de 2025 porque os Rockets estão a guardar o seu cap space para o próximo verão, para atacar a free agency ou mercado de trocas. Já que acredito que o Sengun terá na mesma a sua “max rookie extension” apenas tem que aguardar o que os Rockets façam os movimentos da offseason. Já o Green vai depender da época que fizer, na época passada estava a ser uma desilusão até á lesão do Sengun em que aí teve aquele mês de explosão agora vamos ver como se vai portar nesta época.

PROVÁVEL 5 TITULAR (INÍCIO DE ÉPOCA)

Houston Rockets 5 (basketballnews.com)
Houston Rockets 5 (basketballnews.com)

ÚLTIMAS NOTAS/RESUMO:

Ao contrário da offseason do ano passado a equipa foi conservador em que o único reforço da equipa veio do draft com a escolha do Reed Sheppard. Por isso não deve mudar quase nada na questão do 5 Titular e da rotação do plantel. Mas mesmo assim esta época será bem importante para a equipa na questão da definição do plantel dos próximos anos, isto no sentido de quem é que a equipa realmente pode contar no futuro (principalmente na questão de dar as extensões e o valor desses novos contratos a esses jovens jogadores) e ver o potencial dos jovens jogadores da equipa em que atualmente sabem que o Sengun é o único jogador que têm certa clareza no teto que pode atingir, já o Jalen Green, Jabari Smith Jr e Tari Eason terão esta época para mostrar á equipa o que realmente valem e que até pode ser de afirmação não só na equipa como na NBA.

Falando em previsão da época vejo esta equipa dos Houston Rockets a estarem outra vez na luta pelos lugares do play-in e não ficava admirado que acabasse nessas posições porque é uma equipa que mudou radicalmente com a chegada do Ime Udoka principalmente a nivel mental e que está em crescimento com estes jovens jogadores a terem o seu processo de evolução juntamente com jogadores experientes como o VanVleet, Jeff Green, Dillon Brooks e Steven Adams. Por isso é uma equipa a ter em conta e que será engraçado de acompanhar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS