O que esperar dos… Brooklyn Nets para a NBA 25/26?

Cyrille AloisioAgosto 25, 20245min0

O que esperar dos… Brooklyn Nets para a NBA 25/26?

Cyrille AloisioAgosto 25, 20245min0
Cyrille Aloísio mergulha na análise às equipas da NBA 24/25 e como cada uma se está a preparar com os Brooklyn Nets a serem o foco da atenção

Nesta série de artigos, Cyrille Aloísio do Pausa Técnica vai olhar para uma mão cheia das equipas que fazem parte da NBA, para perceber o potencial de cada franquia e qual o potencial futuro de cada uma para esta nova temporada, com este a ser dedicado aos Brooklyn Nets.

SAÍDAS

  • Dennis Smith Jr (acabou o contrato)
  • Loonie Walker IV (acabou o contrato)
  • Mikal Bridges (trocado para os Knicks)
  • Keita Bates-Diop (trocado para os Knicks)
  • Mamadi Diakite (trocado para os Grizzlies)

CONTRATAÇÕES

  • Ziaire Williams (via troca dos Grizzlies)
  • Bojan Bogdanovic (via troca dos Knicks)
  • Shake Milton (via “sign & trade” dos Knicks – assinou 9 milhões / 3 anos – 3 milhões anuais)

RENOVAÇÕES

  • Nic Claxton (97 milhões + 3 milhões bónus / 4 anos – 24,3 milhões anuais)
  • Keon Johnson (4,5 milhões / 2 anos – 2,3 milhões anuais | só 250 mil garantidos)
  • Trendon Watford (2,7 milhões / 1 ano)

SITUAÇÃO ESPAÇO SALARIAL: 169,5 Milhões (abaixo da Luxury Tax – 170,8 milhões) | Não têm restrições no mercado de trocas e de “buyout”.

EXCEÇÕES:

  • Non-Tax Mid-Level (12,8 milhões) e Bi-Annual (4,7 milhões) disponíveis
  • Exceções de Trocas de 23,3 milhões (troca M. Bridges) e de 2,6 milhões (troca Keita Bates-Diop) que podem ser usados até 7 de Julho de 2025 e 20,3 milhões (troca Spencer Dinwiddie) e de 9,5 milhões (troca Royce O’Neale) que podem ser usados até 10 de Fevereiro de 2025

FUTURO DAS DRAFT PICKS:

  • Recuperaram as suas próprias picks de 2025 e 2026 que estavam na posse dos Houston Rockets ao trocar pelas picks dos Suns de 2025 e 2027 e 2 picks de 2029 (as mais favoráveis entre Suns, Rockets e Mavericks – a restante fica para os Nets)
  • Os Nets têm para receber as picks dos Knicks de 2025, 2027, 2028 (pick swap) e 2029, Bucks de 2025 (protegida top4), 76ers de 2027 (protegida top8) e pick swap dos Suns de 2028
  • Têm 11 picks de 2ª ronda disponíveis para trocar.

O QUE HÁ PARA RESOLVER:

  • Mais trocas? – Depois da equipa ter feito a troca do Mikal Bridges e também a troca das picks com os Houston Rockets em que recuperou as próprias picks de 2025 e 2026, o caminho da equipa ficou claro que é ir para o rebuild nos próximos 2 anos e com isso passa a ser uma equipa “vendedora” onde deve trocar outros ativos (principalmente os jogadores mais velhos) por jovens jogadores, picks do draft e jogadores com contrato a expirar. Por isso nomes como Schroder, Cam Johnson, Bogdanovic e D. Finley-Smith podem ser os próximos a serem trocados, já o Ben Simmons mesmo com o seu contrato a acabar não acredito que seja trocado.
  • Cam Thomas – Está a entrar no seu último ano de contrato de “rookie”. Os Nets têm até dia 21 de Outubro para renovar o seu contrato que caso não haja acordo até essa data o jogador e o clube podem voltar a negociar essa renovação depois do último jogo das finais da NBA, caso não haja renovação até dia 30 de junho o Cam Thomas fica Jogador Livre Restrito em que qualquer outra equipa que chega acordo com o jogador os Brooklyn Nets podem igualar esse contrato oferecido ao jogador e ficar com ele.
    Neste caso acredito que o jogador irá acabar por renovar seja até ao dia 21 de Outubro ou em final de junho de 2025 porque acho que os Nets veem o jogador como uma peça de futuro e acreditam no potencial do jogador.
  • Williams e D. Sharpe – Mesmo contexto do Cam Thomas (rookie extension) mas penso que estes 2 casos só serão resolvidos em Junho/Julho de 2025.

PROVÁVEL 5  TITULAR (INÍCIO DE ÉPOCA)

Brookly Nets
Imagem: (basketballnews.com)

ÚLTIMAS NOTAS/RESUMO:

Em jeito de opinião esta offseason dos Brooklyn Nets foi das que mais gostei de todas as equipas da NBA, porque o dono Tsai e o Sean Marks delinearam o caminho desta equipa que agora vai para o “rebuild” porque viram que com o plantel e o capital de draft que tinham não dava para ambicionar grandes coisas, por isso trocaram o seu jogador mais valioso (Mikal Bridges) onde receberam um camião de picks (5 picks de 1ª ronda, 1 pick swap e 1 pick de 2ª ronda) e a seguir tal como já citei fizeram a tal troca de picks que recuperaram as suas próprias picks de 2025 e 2026 que estavam nos Houston Rockets (troca do James Harden em janeiro de 2021) e devem trocar mais jogadores porque agora o objetivo da equipa é reconstruir o seu plantel ao fazer essas trocas e buscar o maior talento possível no draft destes próximos 2 anos usando as suas picks de 2025 e 2026 e as que tem para receber, para provavelmente na época 2026-27 voltar a ser uma equipa com expectativas de ser competitiva e voltar a ter uma cultura de vitórias e aos play-offs.

Última nota para o novo treinador que vai ser o Jordi Fernandez que embora foi o treinador principal da seleção do Canadá no mundial do ano passado e neste recente torneio olímpico, vai pela primeira vez vai ser treinador principal da NBA depois de ter sido assistente ou elemento da equipa técnica dos Cleveland Cavaliers, Denver Nuggets e Sacramento Kings. Pelas coisas que li sobre a escolha deste novo treinador parece-me que foi uma decisão acertada já que o Jordi Fernandez já mostrou um bom trabalho na parte do desenvolvimento de jovens jogadores da NBA o que enquadra no contexto atual da equipa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS