O arranque em grande dos Cavaliers

Cyrille AloisioNovembro 24, 20246min0

O arranque em grande dos Cavaliers

Cyrille AloisioNovembro 24, 20246min0
Cyrille Aloísio está de volta às análises da NBA com os Cavaliers a merecerem um raio-x pelo arranque auspicioso de temporada

Finalmente tivemos o fim da streak de vitórias dos Cleveland Cavaliers que muita gente já estava a ver se este arranque podia caminhar para o registo histórico dos Golden State Warriors de 2015-26 que tiveram 24-0, mas acabaram por perder no 16º jogo da época contra os Boston Celtics, em que assim ficaram com o 2º melhor arranque da história da liga igualado com Houston Rockets (1993-94) e Washington Capitols (1948-49). 

Agora falando da equipa dos Cleveland Cavaliers que nesta offseason era esperado que houvesse uma revolução no coaching staff e no roster, e disso tudo só houve mudança no coaching staff com a saída do J. B. Bickerstaff e a entrada do Kenny Aktinson para treinador principal. A nível de roster que se falava muito da tal possibilidade de mudanças acabou por haver renovações nas principais peças da equipa (Donovan Mitchell, Evan Mobley e Jarrett Allen) ou seja foi um sinal de confiança do front office da equipa que acredita que com este plantel a equipa irá cumprir os seus objetivos. 

E agora (na altura que estou a escrever) a equipa está a ter dos maiores arranques da história da NBA e isso explicasse muito pela tal mudança de treinador. Que tornou a equipa bem mais dinâmica no capítulo ofensivo onde com o antigo treinador o ataque era algo lento e pensado e muito dependente do que a dupla de bases Garland e Donovan Mitchell faziam e também dependente do espaçamento que o resto do elenco criava ou não. Com o tal aumento de dinâmica onde os jogadores circulam mais a bola e há maior rapidez de transição e de movimento da bola faz com o trabalho da dupla de bases seja mais facilitado tal como o espaçamento seja criado com maior facilidade para ter os lançadores com os triplos abertos para lançar, e isto foi dos principais fatores para este arranque algo surpreendente da equipa. Na questão defensiva a equipa continua num bom registo porque havendo Allen e Mobley terão na mesma um bom nível de defesa interior depois a nível de defesa exterior aí continua a não ser muito bom embora haja Okoro e LeVert a vir do banco e Donovan Mitchell a dar o contributo nesse capítulo, mas mesmo assim continuo a ser notório que pode vir a ser uma das debilidades dos Cavaliers quando for na questão dos playoffs. 

Já no aspeto individual há que destacar:  

  • Darius Garland: está a voltar ao nível de “star player” depois de uma época um pouco para esquecer, a jogar com maior alegria e com a sua eficácia de lançamento a estar no melhor registo de sempre em praticamente em todas zonas do campo principalmente no triplo e no lance livre. 
  •  Donovan Mitchell: está a mostrar que é dos melhores shooting guards da liga (e até não estaria errado se afirmasse que era o melhor) e a ser o jogador principal desta equipa no ataque em que mostra a sua grande qualidade em campo e aparece /ajuda a equipa nos momentos mais apertados no lado ofensivo.  
  • Dean Wade e Okoro: são os jogadores que assumiram a titularidade enquanto Max Strus recupere de lesão, em que estão a cumprir muito bem o papel de “3 & D player” ou seja a ser uma boa peça defensiva e no ataque a contribuir com o seu lançamento de triplo. 
  • Evan Mobley: que está a mostrar a tal vertente ofensiva que andávamos á espera. Mais agressivo, confiante e solto para fazer certas tarefas ofensivas que antes não fazia ou se escondia. O lançamento de triplo continua a não ser confiável ou ameaçador, mas tem estado mais dinâmico no ataque e a contribuir com situações como transporte de bola, certas jogadas de triangulação com os colegas, assumir mais lançamentos de media distancia e ataques ao cesto. Já no capítulo defensivo continua a ser uma grande máquina que já mostrou e deve acabar a época nas equipas defensivas da época da NBA. 
  • Jarrett Allen: Mesmo com a questão de se ele e o Mobley terão um bom rendimento e contributo a jogar juntos no campo em playoffs, por agora tem corrido bem as coisas também graças á questão do Mobley andar mais dinâmico e móvel fazendo com que o Mobley esteja fora da sua zona de ação. No capítulo defensivo tal como o Mobley continua a estar em bom nível, bem com a questão da luta das tabelas onde ele mostra que é um belo ressaltador. 

 Agora vamos ver como será o resto da época dos Cavaliers que acredito que na época regular continuará a ser bom e deve acabar por estar no top4 da classificação, já a nível de playoffs isso temos que esperar para abril de 2025 para realmente ver como vai ser e se as nossas dúvidas sejam respondidas. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS