Junho de 2024, o melhor mês da NBA

Nuno CanossaJunho 30, 20243min0

Junho de 2024, o melhor mês da NBA

Nuno CanossaJunho 30, 20243min0
Nuno Canossa conta-te porque é que Junho é o melhor mês da NBA que vai desde o título de Neemias Queta às transferências improváveis

Foram apenas 5 os jogos disputados na primeira quinzena do 6º mês do ano a que, no entanto, não calha mal a distinção do melhor da liga norte-americana de basquetebol. À decisão do campeão da temporada, e das devidas celebrações – este ano, os Celtics de Tatum e Brown em 5 jogos frente aos Mavericks de Doncic e Irving -, seguem-se o draft da NBA e a abertura do período de free agency: tudo durante os 30 dias do primeiro mês de verão.

CORRIDA AO 19º OU AO 61º?

Os Celtics foram os grandes vencedores da temporada 23/24, tendo a equipa de Boston voltado aos anéis precisamente 16 anos após conquistar o 17º triunfo, que também na altura os distanciava dos Los Angeles Lakers como franquia mais titulada da National Basketball Association. Em 2024/2025, os Celtics tentarão repetir a fórmula e erguer o 19º banner, tendo pela frente as restantes 29 equipas, que já começaram a reforçar-se.

O DRAFT E AS PRIMEIRAS TROCAS DA OFFSEASON

Foram algumas as trocas na NBA que ocorreram antes, durante e após o draft. Efetivamente, os negócios que levaram Mikal Bridges para os Knicks e Dejounte Murray para New Orleans foram, para já, o principal aperitivo deste período de férias da competição, servindo de entrada para uma free agency que se adivinha mexida. No entanto, a noite de draft, principalmente a de 1ª ronda, também teve os seus momentos. Desde logo, algumas surpresas, como a troca que levou Rob Dillingham dos Spurs para os Wolves no momento de seleção, a escolha precoce de Zach Edey pelos Grizzlies na 9ª posição ou os esperados “roubos” protagonizados por Lakers e Jazz ao selecionarem Dalton Knecht e Isaiah Collier nas 17ª e 29ª posições, respetivamente.

O último destaque vai para o nome mais sonante escolhido na 2ª ronda, num formato de estreia que separou o draft em 2 dias. Foi precisamente nesse segundo dia, que sem qualquer surpresa, os Los Angeles Lakers selecionaram Bronny James, restando agora esperar para ver LeBron James voltar a fazer histórica, quando pisar o mesmo campo que o filho durante o mesmo jogo, como companheiros de equipa.

OS JOGADORES QUE PROMETEM AGITAR O MERCADO

Na realidade, LeBron James é teoricamente um jogador livre. No entanto, a sua renovação é inevitável e, de acordo com alguns rumores, até poderá surgir num valor com desconto para permitir à equipa, que será comandada pelo estreante JJ Redick, que se reforce no mercado.

Um mercado recheado de jogadores que poderão estar de saída das suas atuais equipas DA nba: Paul George, DeMar DeRozan, Kentavious Caldwell-Pope ou Klay Thompson. Além disso, mais trocas poderão acontecer com nomes como os de Jimmy Butler, Trae Young, Brandon Ingram ou Lauri Markkanen a surgir numa série de rumores nos últimos dias.

É precisamente na última hora do mês, em Portugal, que ficaremos a saber o paradeiro de uma significativa parte dos jogadores livres deste verão de 2024.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS