Junho de 2024, o melhor mês da NBA
Foram apenas 5 os jogos disputados na primeira quinzena do 6º mês do ano a que, no entanto, não calha mal a distinção do melhor da liga norte-americana de basquetebol. À decisão do campeão da temporada, e das devidas celebrações – este ano, os Celtics de Tatum e Brown em 5 jogos frente aos Mavericks de Doncic e Irving -, seguem-se o draft da NBA e a abertura do período de free agency: tudo durante os 30 dias do primeiro mês de verão.
CORRIDA AO 19º OU AO 61º?
Os Celtics foram os grandes vencedores da temporada 23/24, tendo a equipa de Boston voltado aos anéis precisamente 16 anos após conquistar o 17º triunfo, que também na altura os distanciava dos Los Angeles Lakers como franquia mais titulada da National Basketball Association. Em 2024/2025, os Celtics tentarão repetir a fórmula e erguer o 19º banner, tendo pela frente as restantes 29 equipas, que já começaram a reforçar-se.
O DRAFT E AS PRIMEIRAS TROCAS DA OFFSEASON
Foram algumas as trocas na NBA que ocorreram antes, durante e após o draft. Efetivamente, os negócios que levaram Mikal Bridges para os Knicks e Dejounte Murray para New Orleans foram, para já, o principal aperitivo deste período de férias da competição, servindo de entrada para uma free agency que se adivinha mexida. No entanto, a noite de draft, principalmente a de 1ª ronda, também teve os seus momentos. Desde logo, algumas surpresas, como a troca que levou Rob Dillingham dos Spurs para os Wolves no momento de seleção, a escolha precoce de Zach Edey pelos Grizzlies na 9ª posição ou os esperados “roubos” protagonizados por Lakers e Jazz ao selecionarem Dalton Knecht e Isaiah Collier nas 17ª e 29ª posições, respetivamente.
O último destaque vai para o nome mais sonante escolhido na 2ª ronda, num formato de estreia que separou o draft em 2 dias. Foi precisamente nesse segundo dia, que sem qualquer surpresa, os Los Angeles Lakers selecionaram Bronny James, restando agora esperar para ver LeBron James voltar a fazer histórica, quando pisar o mesmo campo que o filho durante o mesmo jogo, como companheiros de equipa.
OS JOGADORES QUE PROMETEM AGITAR O MERCADO
Na realidade, LeBron James é teoricamente um jogador livre. No entanto, a sua renovação é inevitável e, de acordo com alguns rumores, até poderá surgir num valor com desconto para permitir à equipa, que será comandada pelo estreante JJ Redick, que se reforce no mercado.
Um mercado recheado de jogadores que poderão estar de saída das suas atuais equipas DA nba: Paul George, DeMar DeRozan, Kentavious Caldwell-Pope ou Klay Thompson. Além disso, mais trocas poderão acontecer com nomes como os de Jimmy Butler, Trae Young, Brandon Ingram ou Lauri Markkanen a surgir numa série de rumores nos últimos dias.
É precisamente na última hora do mês, em Portugal, que ficaremos a saber o paradeiro de uma significativa parte dos jogadores livres deste verão de 2024.
You have to think that the Clippers are relying on acquiring Demar DeRozan in place of Paul George to go along with Harden and Kawhi. Similar level of hooper as PG with less of a 3 ball threat. Difference is Demar stays on the floor. 74+ games in each of the last 3 years. pic.twitter.com/xG2QpBSXMh
— Savant Hoops (@SavantHoops) June 30, 2024