NBA: principais estrelas de saída em 2025 pt.2

Cyrille AloisioMaio 25, 20255min0

NBA: principais estrelas de saída em 2025 pt.2

Cyrille AloisioMaio 25, 20255min0
Cyrille Aloísio fala dos jogadores que podem estar de saída ou que já abandonaram as suas franquias e diz-nos os potenciais destinos na NBA

Os playoffs da NBA ainda estão a decorrer mas já se olha para a questão da offseason mais concretamente nas possíveis mudanças que podem acontecer neste verão onde envolve nomes sonantes ou superstars de algumas equipas onde a possibilidade de saída é relativamente grande.

Arranquemos para a segunda parte deste artigo:

  • Ja Morant: Por falar em épocas atribuladas, o que dizer da equipa dos Memphis Grizzlies, que para surpresa de quase toda a gente despediram o treinador Taylor Jenkins a faltar 2 semanas e meia para acabar a época regular e o treinador adjunto (que foi contratado no verão passado) Tuomas Iisalo passou para treinador principal e uma coisa que foi notória não só depois desta mudança no comando técnico como antes da mesma, foi a mudança do ataque da equipa dos Memphis Grizzlies que até estava a ter bons resultados em que o Jaren Jackson Jr estava evidenciar e a dar um bom salto a nível ofensivo. Só que para o caso do Ja Morant fomos notando que estava a perder destaque e relevância nesse novo sistema de ataque e em certos jogos parecia “um peixe fora de água” em que estava algo perdido. Juntamente com isso tivemos (outra vez) paragens/lesões físicas do jogador durante a época regular e durante a os playoffs onde se lesionou a meio do jogo 3 contra os OKC Thunder. E com isso fica a questão (tal como o Zion) será que podemos confiar no Ja Morant para uma época inteira (incluindo playoffs) sempre saudável e agora temos a questão desta mudança de sistema que os Grizzlies querem adoptar em que o Ja Morant ainda não está bem entranhado. Tudo isto pode colocar o Ja Morant a ser colocado no mercado de trocas.
  • Julius Randle: Antes dos playoffs arrancar era claramente um nome que estaria nesta lista também por causa da sua situação contratual em que têm uma “player option” em que o jogador podia rejeitar e ser jogador livre. Mas agora com esses playoffs faz com que a possibilidade de ele sair baixasse significativamente. Porque nestes playoffs está a jogar num nível muito interessante e até para muita gente está a ser o melhor jogador da equipa, e por outro lado o jogador está contente a jogar nesta equipa, o que pode ajudar na questão se vai ou não ativar a “player option”. Embora acredito que ele deve desativar essa opção e forçar a equipa de Minnesota a ter que renovar com ele. Agora ao renovar com ele podemos ter um problema que é o valor que pode exigir (está elegível a receber 181,5 milhões por 4 anos) , que pode ser alto para o front office da equipa. Não podemos esquecer que no ano passado a equipa trocou o Karl Anthony-Towns por questões financeiras e se caso renovar o Randle por esses valores que citei a equipa fica esganada para renovar outros jogadores que acabam contrato que é o caso do Naz Reid e Nickel Alexander-Walker. Em resumo a possibilidade de saída diminui mas não é um jogador que é 100% certo que fique.
  • Giannis Antetokounmpo: O maior nome desta lista e que vai agitar (e muito) este verão da NBA. Porque diria que é caso certo a sua saída da equipa dos Milwaukee Bucks e assim fechar esse ciclo longo que ele teve na equipa. Porque o cenário dos Bucks não é nada favorável para um jogador do calibre e nível do Giannis que quer ganhar o seu 2º anel na sua carreira porque tocando nos Milwaukee Bucks, a equipa já têm não tem muita coisa para fazer melhorias no plantel. Não tem picks e jogadores valiosos para explorar no mercado de trocas, não tem flexibilidade salarial para buscar jogadores na free agency para dar esse upgrade e para além disso temos a lesão do Lillard que sofreu no Aquiles onde com isso não deve jogar a próxima época inteira. E como vimos não só nesta época como nas anteriores os Bucks não tem condições para dar uma equipa candidata ao titulo ao seu melhor jogador. Por isso que meto esse cenário de saída praticamente 100% certo e que a meu ver será bom para os 2 lados. Assim Giannis pode ir para uma equipa que pode dar o tal 2º anel na sua carreira e os Bucks com a troca do Giannis receba coisas para se virar para a reconstrução da equipa e começar outro ciclo. Por fim estou curioso para ver como será os moldes do negócio em que talvez teremos a maior troca de sempre a nível de quantidade de picks.
  • Kyrie Irving: Não, não estou a gozar. Porque com o Nico Harrison tudo é possível até este cenário de trocar o seu único base de construção de equipa. Kyrie que têm uma “player option” que provavelmente deve desativar para receber uma extensão. Mas lá está com o Nico Harrison nunca sabemos o que vai naquela cabeça. Posso estar a ser muito injusto e desconfiado mas meus amigos depois daquela troca do Luka Doncic, agora fico sempre de pé atrás com o que pode acontecer em Dallas. E nunca esquecer da mítica citação do GM:
    “Defense wins championships.

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS