NBA Factor X 2025/2026: divisão noroeste pt.1

Cyrille AloisioOutubro 12, 20254min0

NBA Factor X 2025/2026: divisão noroeste pt.1

Cyrille AloisioOutubro 12, 20254min0
Os Nuggets aparecem nesta lista do NBA Factor X desta semana e Cyrille Aloísio explica quem é o Factor X na turma de Denver

Mais uma parte desta crónica dedicado ao NBA Factor X, desta vez com as equipas do Oeste a subir ao palanque! Bem-vindo à divisão noroeste da NBA 2025/2026. 

DENVER NUGGETS – Retorno do Cowboy Bruce

Foi uma equipa difícil de escolher o tal principal factor x desta equipa onde estava entre o Jamal Murray que não acredito que vai retornar à versão da Bubble ou dos playoffs que ganharam o título, mas se se apresentar um nível perto disso será muito importante para o objetivo da equipa de Denver de reconquistar o título. Porém, eu escolhi Bruce Brown como símbolo de representação do banco dos Nuggets que depois do título foi sempre uma grande calunia que a equipa tinha. E agora com o regresso do Bruce Brown que foi o “6 man” da equipa e importante na conquista do titulo e a aquisição do Valanciunas e do Tim Hardaway jr pode ter remendado esse grande defeito mas estou curioso para ver se o “Cowboy Bruce” estará no mesmo nível que nessa altura do titulo onde já passou 2 épocas onde o jogador não foi tão feliz nas suas passagens nos Pacers, Raptors e Pelicans, porque será necessário que ele dê o bom contributo ofensivo e defensivo e energia a vir do banco para a equipa não ressentir tanto na altura que há mudanças e substituições com os titulares a descansar.

MINNESOTA TIMBERWOLVES – “Don’te” be frozen again

Trocado juntamente com o Randle para as terras frias de Minnesota e com isso saiu daquele grupo de amigos formados em Villanova que parece que fez com que o Donte DiVicenzo estivesse algo “gripado” e triste no sentido de que não vimos muito aquela energia e ímpeto ofensivo e defensivo que mostrou em Nova Iorque e que estávamos á espera que fizesse isso em Minnesota e que fosse um agitador da equipa a vir do banco bem como mostrar o seu bom dinamismo defensivo. Vamos ver se nesta próxima época teremos isso porque será bem importante para os Timberwolves que nesta offseason perderam o Nickeil Alexander-Walker e com isso a equipa perdeu um dos seus maiores ativos do banco onde agora o Donte DiVicenzo terá que dar um maior contributo nos dois lados do campo para ajudar os Timberwolves superar aquela barreira ou obstáculo que são as finais de conferência que foi onde a equipa caiu nestas últimas duas épocas seguidas.

OKC THUNDER – Agigantamento do Chet

É difícil indicar um factor x numa equipa que foi campeã e não teve mudanças na equipa mas mesmo assim nem tudo foi um mar de rosas e de nível de excelência para os lados de Oklahoma e por isso vou eleger o Chet Holmgren que é verdade que sofreu uma lesão grave na anca que impossibilitou estar a jogar muitos jogos e regressar com alguma cautela e por isso não teve uma época muito vigorosa e firme onde até teve momentos de certa desilusão onde não conseguia se impor regularmente como uma das estrelas da equipa, aliás o Chet era apontado como a 2ª figura desta equipa coisa que não aconteceu de todo e o Jalen Williams assumiu essa posição.

Agora nesta próxima época que espero que não haja mais a nuvem negra das lesões a pairar encima dele que consiga demonstrar o seu grande potencial que andamos a teorizar e agigantar na liga como um dos melhores “bigs” principalmente na vertente ofensiva onde principalmente nos playoffs teve jogos que não convenceu nesse sentido e estamos á espera que nesta próxima época mostre melhor rendimento e até que se assuma como a 2ª peça mais importante da equipa superando o Jalen Williams que como disse antes era algo que estávamos á espera na altura que foi draftado.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS