NBA Factor X 2025/2026: divisão atlântica pt.1
Último par de textos deste artigo onde vamos para a divisão que faltava mencionar que é a divisão Atlântica para definir os factores x destas equipas da NBA para a próxima época
GOLDEN STATE WARRIORS – Jovem que pod(z) sobressair no meio da veterania
A equipa dos Warriors que está projetada em ter o 5 titular mais idoso da liga mas á partida terá o jovem de 22 anos Podziemski no meio dessa veterania que a meu ver terá um papel algo importante nesta equipa em ser a peça terciária no ataque da equipa. Acredito que será secundária porque o Jimmy Butler fará a sua típica época regular acautelada e sem grande fulgor em que os seus 36 anos também não ajuda em desligar esse “modo poupança” para esta época regular. Por isso o Podziemski terá que se evidenciar mais na equipa e dar outro salto no seu desenvolvimento como jogador e ser mais catalisador nesta equipa que será bem necessário nesta próxima época.
LOS ANGELES CLIPPERS – “Aspiração” do Kawhi
Novela bem quente do verão que nem têm haver com questões de offseason ou do plantel em si mas sim especulações e rumores que os Clippers fizeram uma manobra para fugir ao cap space da equipa na renovação que fizeram ao Kawhi e essa nuvem negra deve pairar sobre a equipa durante a época. Esta situação já meteu uma equipa de investigação para averiguar esse caso que caso seja comprovado essa violação de regras o comissário Adam Silver pode aplicar um forte castigo á equipa e ao jogador e até o dono da equipa Steve Ballmer nas piores das hipóteses até pode sofrer pressão dos outros donos e do Adam Silver para abdicar da equipa.
Mas pegando na questão do jogo em si o Kawhi tal como os outros anos continuará a ser um factor x nesta equipa pela razão habitual do seu estado físico que impacta sempre as projeções e expectativas das épocas dos Clippers onde nesta época até apresenta um plantel bem profundo, opções variáveis e com boas soluções em todas posições da equipa para o Tye Lue comandar e até ajustar durante os próprios jogos.
LOS ANGELES LAKERS – Última oportunidade do “DominAyton”
Em Los Angeles poderá haver outra nuvem negra mas para os Lakers que pode ser no caso do LeBron James mas não acredito que haja drama nesse assunto porque acredito que o próprio queira ser um problema e criar novelas para a equipa. Por isso a minha escolha vai recair para o reforço Deandre Ayton que esta época acho que é mesmo decisiva para o resto da sua carreira já que a ultima temporada em Phoenix e a sua passagem em Portland não foram nada convincentes e satisfatórias para um jogador que foi escolha nº1 no draft.
Em tempos houve uma perspetiva de bom potencial neste jogador na altura que os Phoenix Suns foram ás finais em 2021 onde o Ayton esteve em bom nível mas a partir daí o seu nível de jogo em vez de evoluir foi decaindo e agora que se com 27 anos não está melhor que estava nessa fase que foi em 2020.
Agora, nos Lakers, terá ajuda do Luka Doncic que o vai alimentar muitos pontos para o Ayton marcar mas depois falta o resto principalmente no lado defensivo onde Deandre Ayton têm mostrado que têm estado bem passivo e desligado o que pode ser um belo problema na equipa californiana. Acho que Ayton não vai resolver esse prboelma, mas vamos ver se o JJ Reddick consiga ligar o Ayton para ser algo ativo nesse capitulo como também no ataque voltar a mostrar as coisas interessantes que tinha mostrado quando jogava nos Phoenix Suns.



