NBA 24/25: surpresas e desilusões do arranque da época

Cyrille AloisioNovembro 6, 20247min0
Cyrille Aloísio olha para as duas primeiras semanas da NBA 24 e escolheu as principais surpresas e desilusões

Estamos na 2º semana da NBA e por isso acho que já dá para fazer uma certa analise sobres este arranque de época e venho falar de algumas equipas que estão a surpreender ou a desiludir.

DESILUSÕES

Milwaukee Bucks: Para mim tem sido a maior desilusão da época. Equipa que basicamente não tem defesa de perímetro ou zona exterior onde não percebo a maior aposta em Delon Wright para contribuir isso em vez de dar muitos minutos no Gary Trent Jr (que para além disso tem estado bem ineficaz no lançamento). Já na parte ofensiva as coisas não andam famosas onde Dame Lillard não tem sido regular e também há a ausência do Middleton embora essa ausência não é desculpa para o ataque que devia estar em melhor nível também acho que vamos notar que a cadeira do Doc Rivers possa ficar quente.

Philadelphia 76ers: Esta equipa não entra bem na secção das desilusões porque não tivemos a grande estrela da equipa Joel Embiid e a maior contratação desta offseason Paul George a jogar nesta época. Mesmo assim fica a sensação que podiam estar com melhor recorde em que a única vitória desta época foi no prolongamento. Já a nível individual destacar Maxey que tenta carregar a equipa e tem sofrido com isso porque também o seu desempenho não tem sido consistente.

Indiana Pacers: Já era expectável que a defesa da equipa seria das piores da NBA agora o ataque que se esperava que seria das melhores, não está a acontecer isso. Muito por culpa da dupla de bases Haliburton e Nembhard que estão a desiludir e com isso a equipa ressente, porque são os 2 principais construtores do jogo ofensivo da equipa.

New Orleans Pelicans: Tiveram o azar da lesão do Dejounte Murray e com isso notasse a falta de playmaking e também certa defesa de perímetro ou zona exterior na equipa. O próprio espaçamento de campo não existe, já que no 5 que o treinador tem apostado só tem 1 ou 2 lançadores credíveis na equipa e por fim (a meu ver) o pior problema de todos na equipa que é a posição de poste onde tem sido ocupado pelo Daniel Theis (que para mim não tem qualidade para esse papel) e pelo Yves Missi (que é rookie e ainda não está pronto para esse papel de poste titular). Por fim falar do mau arranque do Zion que tarda em afirmar como grande estrela da liga.

Denver Nuggets: Se não tivessem um certo Nikola Jokic na equipa muito provavelmente não teriam 1 vitória neste arranque de época. Notasse claramente a falta de profundidade no plantel onde os suplentes não são de total confiança (incluindo Westbrook). Para além disso os principais lançadores da equipa não estão a corresponder que é o caso do Jamal Murray e Michael Porter Jr, sendo que no caso do Jamal Murray continua a estar em baixo de forma.

Minnesota Timberwolves: Equipa que está a sofrer na adaptação da tal troca que tiveram. A vinda do Randle teve que mudar algumas coisas na equipa, e uma delas foi o Anthony Edwards que passou a ser mais lançador de triplo, porque o Randle não é o mesmo tipo de jogador que era o Karl Anthony Towns. Já no aspeto defensivo também está a sofrer com essas mudanças e por isso que este arranque de época dos Timberwolves não tem sido tão bom que muita gente esperava.

SURPRESAS

Cleveland Cavaliers: Na altura que estou a escrever são a única equipa invicta do Este que por aí já é algo surpreendente. O novo treinador Kenny Aktinson está a rodar bem a equipa em que inicia os jogos com a dupla de bases Garland e Donovan Mitchell e a dupla de postes Evan Mobley e Jarrett Allen e depois um da dupla ia para o banco e ficava o outro em campo em que resultava e até em alguns jogos a melhor fase da equipa era a jogar assim e a defesa de modo geral continua no excelente registo.

Phoenix Suns: Com a mudança de treinador tivemos melhorias na defesa da equipa e também com as contratações também houve melhorias no ataque principalmente com a vinda dos bases Tyus Jones e Monte Morris que com eles a equipa tem os seus bases construtores e transportadores de bola em que facilita a tal construção do jogo e que a bola não fica sempre nas mãos das estrelas da equipa que são Booker e Kevin Durant que não são bases de construção ou playmaking. Menção para o rookie Ryan Dunn que está a ser o Rookie com maior impacto neste arranque e está a ser bem importante nesta equipa no papel de 3 & D player, ou seja um jogador bom no lado da defesa e também no triplo.

Golden State Warriors: Mesmo sem Curry (que se lesionou no 3º jogo) a equipa está num belo registo onde Buddy Hield e Andrew Wiggins tem estado com mão quente a marcar triplos de todo lado, mas o que me está a surpreender é a defesa onde temos o Draymond Green a ser o patrão desse sector e com ele o resto da equipa tem estado bem nesse capítulo principalmente nas entre ajudas e transições defensivas.

Los Angeles Lakers: Antes da época começar muita gente andava pessimista com os Lakers mas neste arranque está a mostrar o contrario. Continua a haver problemas na defesa de perímetro ou defesa exterior, mas a defesa interior temos o Anthony Davis que está num momento monstruoso tanto no lado defensivo como ofensivo e assumir como principal jogador da equipa ficando á frente de LeBron James que também tem estado bem neste arranque e que foi crucial na vitória de alguns jogos da equipa. Por fim destacar novo treinador JJ Redick em que por agora está a portar-se bem nesta sua época de estreia como treinador em que no capítulo do ataque tornou a equipa mais dinâmica e versátil a jogar.

Brooklyn Nets: Não estava a espera que a equipa fosse algo competitiva e estivesse a jogar bem a nível ofensivo. Claro que o objetivo da equipa nesta época é ganhar os menos jogos possíveis para a questão do tanking para o draft do próximo ano. Mas por agora estão a jogar um basquetebol algo entretido principalmente com o Schroder a comandar as tropas no ataque e com o Cam Thomas a ser o principal marcador dos pontos da equipa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



NBA 24/25: surpresas e desilusões do arranque da época

Cyrille AloisioNovembro 6, 20247min0