NBA 22/23: Os primeiros (grandes) candidatos a MVP
Foi no dia 18 do último mês de outubro que a NBA reiniciou e, desde então, não voltou a parar. Aliás, até ao final do ano, só voltaremos a ter duas noites sem qualquer jogo da liga norte-americana de basquetebol: dia 8 de novembro (Election Day nos EUA) e no 24 de dezembro (Véspera de Natal). Como tal, torna-se complicado lançar nomes para a candidatura ao prémio individual mais cobiçado da liga, numa altura em que a maior parte das equipas ainda não chegou à primeira dezena de jogos disputados. No entanto, e por essa mesma razão, é ainda mais tentador especular quais seriam os mais fortes candidatos a MVP caso estivéssemos perto do final da temporada e, ao mesmo tempo, quais os que poderão manter-se nessa luta que promete ser, mais uma vez, bem disputada. (nota: os nomes estão apenas organizados por ordem alfabética)
GIANNIS ANTETOKOUNMPO
Não deverá haver qualquer lista de possíveis MVP’s da NBA nos últimos 4 anos que não inclua o nome do grego. E depois de dois anos de seca (após os dois em que venceu o prémio de forma consecutiva), este poderá ser mesmo o regresso do troféu às mãos de Giannis. Ainda sem conhecer o sabor da derrota (7-0), e ainda sem o regresso de Khris Middleton, os Bucks têm sido a equipa mais consistente defensivamente (1º defensive rating).
Com Lopez a ajudar a tornar o pintado impenetrável (no top3 de equipas que menos permite layups e afundanços), Giannis não só é a âncora defensiva da equipa (o jogador com melhor def.rating do plantel), como tem dominado totalmente o ataque. É o jogador com mais and1’s e que mais vezes vai à linha de lance livre, e está apenas atrás de Luka Doncic na lista de melhores marcadores com 33.6 pontos por jogo. Com o tiro exterior a ser cada vez menos uma fragilidade no jogo do grego, Antetokoumpo é, quiçá, o jogador mais imparável da liga e a fadiga dos votantes poderá ter desaparecido com este início perfeito de temporada dos Bucks.
? @Giannis_An34 was DOMINANT on both ends adding 5 STL and 2 BLK to his 32 PTS in the @Bucks win to stay undefeated! #FearTheDeer
32 PTS | 12 REB | 4 AST | 5 STL | 2 BLK pic.twitter.com/44ohBpOeEQ
— NBA (@NBA) November 3, 2022
DEVIN BOOKER
Depois de um duro final de época frente aos Mavericks no ano passado (derrota pesada num jogo 7), os Suns iniciavam a temporada depois de uma offseason atribulada. A situação de Deandre Ayton foi uma das principais manchetes durante o verão e, depois de uma época em que ultrapassaram a marca das 60 vitórias, as expectativas eram de que a equipa do Arizona teria dificuldade em manter o seu lugar no topo do Oeste.
No entanto, tudo não passou de especulação. Com 6 vitórias em 7 jogos, os Suns estão bem e recomendam-se, com Devin Booker a assumir-se definitivamente como a estrela da equipa. Pela primeira vez a lançar acima dos 50% em lançamentos de campo e com uma das percentagem de usage mais elevada da liga, Booker leva 27.7 pontos por jogo (que seria um máximo de carreira) e quase uma assistência a mais por jogo em relação ao ano passado. Com a faceta de marcador de pontos de Chris Paul ainda sem aparecer e com a ausência por lesão de Deandre Ayton, é expectável que Booker continue a demonstrar todo o seu caudal ofensivo (principalmente na área de midrange onde a taxa de concretização ronda os 50%) e, traduzindo-se em vitórias, continue a arrecadar pontos na luta pelo MVP.
Devin Booker in his 4th 30+ point game of the year
30 PTS, 3 REB, 6 AST
The Suns won by 15 ? pic.twitter.com/XvKCAqGM1i
— NBA (@NBA) October 31, 2022
LUKA DONCIC/JA MORANT
As semelhanças são demasiadas para não falar de Doncic e Morant ao mesmo tempo. Usage? Top 5. PER? Top 5. Pontos por jogo? Top 5. Lances livres? Bem, a resposta está à vista. O domínio ofensivo e a dependência das respetivas equipas nos respetivos jogadores é mais do que visível. Para além do mais, são os atletas que vão protagonizando os principais highlights da temporada.
Luka Doncic was SPECTACULAR in the @dallasmavs' OT win, GOING OFF for a 41-point triple-double! #MFFL
? @luka7doncic: 41 PTS, 11 REB, 14 AST, 3 STL pic.twitter.com/f8IA37xFGQ
— NBA (@NBA) October 28, 2022
Luka já passou Michael Jordan na lista de jogadores com mais jogos de 30 pontos consecutivos no início de uma época (agora apenas atrás de Wilt Chamberlain) e Ja, que leva 30+ pontos por jogo a lançar acima dos 50% de campo e da linha de 3 pontos, é incapaz de terminar uma partida sem um afundanço, abafo ou assistência de levar as mãos à cabeça. Se Mavericks e Grizzlies conseguirem manter, ou idealmente melhorar, os seus registos, Doncic e Morant estarão sempre na conversa.
Ja Morant tonight in the @memgrizz win:
38 PTS
8 REB
7 AST
2 STLHe's on FIRE to start the season. ? #KiaTipOff22 pic.twitter.com/2rZKtySQmF
— NBA (@NBA) October 25, 2022
DONOVAN MITCHELL
Houve quem temesse ou questionasse o encaixe de Mitchell nos Cavaliers. A coexistência com Garland surgia como principal questão, para além do impacto que teria ‘Spida’ na sólida defesa da equipa de Cleveland. No entanto, as dúvidas vão-se dissipando com uma estreia impactante de Donovan num plantel que parece ter qualidade para disputar o Este. Com 2 vitórias impressionantes em prolongamento sobre os Celtics, triunfos (mais ou menos) confortáveis sobre Bulls, Pistons, Magic e Wizards, a única derrota dos Cavs ocorreu mesmo na 1ª partida, por uns escassos 3 pontos, frente aos Raptors.
Nesse período, Mitchell vai registando máximos de carreira em eficiência de lançamento, pontos, assistências, ressaltos, roubos de bola e abafos. Mantendo os seus 30 pontos e 7 assistências acima dos 40% em lançamentos de campo, e assumindo que consegue colocar a sua equipa num dos 2/3 primeiros lugares da conferência, é complicado imaginar um cenário em que Mitchell não seja um dos mais sérios candidatos a MVP. No entanto, é importante notar que Garland e Mitchell só fizeram o 1º jogo em conjunto na última partida frente à equipa de Boston.
Donovan Mitchell TOOK OVER late in Q4 scoring 9 straight points to force OT ?#LetEmKnow pic.twitter.com/ZPSdHKW0TR
— NBA (@NBA) November 3, 2022
Foto de Destaque de Benny Sieu-USA TODAY Sports