Kevin Durant e uma defesa sólida para o título de MVP da NBA 22/23

João FerreiraDezembro 21, 20223min0

Kevin Durant e uma defesa sólida para o título de MVP da NBA 22/23

João FerreiraDezembro 21, 20223min0
Kevin Durant está intratável nesta temporada e João Ferreira explica o porquê do atleta dos Brooklyn Nets poder estar a caminho do título de MVP

A era atual dos Nets poderia ser definida por uma palavra: drama. Tem havido questões de vacinação. Tem havido problemas de lesões. Têm havido pedidos comerciais. Têm-se verificado posts nas redes sociais, suspensões e pedidos de desculpas.

No entanto, pelo menos por um breve momento nessa tumultuosa linha temporal, houve vitórias. A caminho do jogo de quarta-feira contra os Warriors, os Nets ganharam 10 dos seus últimos 11 jogos, saltando para o 4º lugar da Conferência Este.

Kevin Durant, que em tempos parecia destinado a deixar Brooklyn, tem sido a força motriz por detrás da senda vitoriosa de Brooklyn. Mas o jogador de 34 anos não é apenas o jogador mais importante da sua equipa. Ele deve ser considerado um dos candidatos principais na primeira corrida do MVP.

Desconstruindo o caso de Kevin Durant

Comecemos pelos números – porque estes são loucos. Durant tem uma média de 30.4 pontos, 6.6 ressaltos, 5.3 assistências e 1.6 blocos nos 30 jogos. Está a estabelecer novos máximos de carreira em percentagem de lançamentos de campo (56.5), percentagem de lançamentos de campo de 2 pontos (63.1) e percentagem de lançamento livre (92.4). Está também a rematar uma respeitável percentagem de 36.2 em tentativas de 3 pontos.

Talvez a parte mais impressionante do jogo ofensivo de Durant é que ele prospera em áreas onde o resto do campeonato se debate. Entre os jogadores que lançam pelo menos três lançamentos de médio alcance por jogo, Durant possui a maior percentagem de golos de campo (56.9). E entre os jogadores que lançam pelo menos cinco lançam por jogo, Kevin Durant é de longe o mais eficiente (55.4).

Ele é o líder da liga no total de pontos e total de lançamentos de campo, no entanto, a tabela de remates deste tipo parece um jardim botânico. Durant enfrenta adversários que criaram planos defensivos específicos para o deter durante a noite, mas ele ainda descobre uma forma de obter os seus pontos sem dominar a bola.

E não esqueçamos a sua defesa. Kevin Durant disputou o segundo lançamento mais forte da sua equipa atrás de Claxton, e os jogadores adversários estão a lançar pior do que o esperado contra ele.

Para além do seu incrível conjunto de habilidades, Durant está a trazer uma liderança fantástica e energia notável aos Nets.

Poderá Durant manter este nível de jogo? O seu número de lançamentos é elevado mesmo pelos seus elevados padrões, mas a maior preocupação pode ser a durabilidade. A partir de 20 de Dezembro, Durant tinha jogado o terceiro maior número de minutos na NBA. (Apenas Anthony Edwards e Mikal Bridges tinham registado mais minutos do que ele).

E esses são minutos pesados. Kevin Durant tem uma percentagem de utilização de 31,8, a terceira maior marca da sua carreira. Só falhou um jogo esta época, pelo que Brooklyn terá de monitorizar a sua saúde e carga de trabalho.

Haverá sempre opiniões para as corridas de prémios. Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Jayson Tatum, e outros atiraram os seus chapéus para o ringue, e um deles poderá eventualmente emergir como um favorito esmagador.

Mas se Kevin Durant conseguir manter-se neste ritmo tórrido e levar as Redes a uma alta semente no Oriente, o seu caso de MVP será impossível de ignorar, e o drama da época baixa não será mais do que uma memória distante.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS