Jogos Europeus 2023: o que esperar dos judocas lusos

João CamachoJunho 28, 20232min0

Jogos Europeus 2023: o que esperar dos judocas lusos

João CamachoJunho 28, 20232min0
João Camacho faz o lançamento da equipa portuguesa de judo nos Jogos Europeus 2023 e diz-nos quem são os representantes nacionais

Os jogos europeus estão de regresso e a decorrer em Cracóvia-Malopolska, na Polônia, entre os dias 20 de junho e 2 de julho. O judo volta a marcar presença, mas desta vez numa versão “light”, muito diferente da importância que estes jogos, nas edições anteriores, tiveram, que tinham o peso de uns campeonatos da Europa individuais e de equipas, como sucede ainda em outras modalidades. Nesta edição dos Jogos Europeus 2023, teremos uma competição de equipas mistas que vale um título europeu de equipas mistas.

Portugal nos Jogos Europeus 2023

A competição decorrerá no dia 1 de julho e contará com a participação de 22 países. A equipa portuguesa será composta por um misto de jovens judocas, que trabalham para dar o salto para a elite deste desporto, e outros mais experientes.

Nenhum atleta da 1ª linha do judo português estará presente, pois está a decorrer a qualificação para os jogos olímpicos de Paris2024, que este fim-de-semana entrou na fase crítica, com os pontos amealhados no circuito mundial a contar a 100%, e, compreensivelmente, esta é a prioridade! A mesma abordagem acontece por parte da maioria das equipas que estará presente nesta competição.

A equipa Portuguesa será composta por Carolina Paiva (Universidade Lusófona), Ana Agulhas (Sporting Clube de Portugal ), Tais Pina (Sport Algés e Dafundo), João Crisóstomo (Universidade Lusófona), Danelia Saba (Sport União Sintrense), Diogo Luis (Sporting Clube de Portugal), Diogo Brites (Sporting Clube de Portugal) e Vasco Rompão (Alta de Lisboa).

Portugal conquistou a prata e o título de vice-campeão da europa de equipas mistas nos jogos europeus/campeonatos da europa de Minsk, em 2019, ano em que esta competição foi introduzida.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS