Josef Newgarden vence as míticas 500 milhas de Indianápolis
Realizou-se neste domingo a maior prova do desporto motorizado: as 500 milhas de Indianápolis. Josef Newgarden venceu pela primeira vez numa corrida que contou com incidentes graves e com a despedida do lendário Tony Kanaan das 500 milhas.
One last time, @TonyKanaan. pic.twitter.com/wpcjd6BoyK
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Qualificação
Nos circuitos ovais, as qualificações não são baseadas no tempo. No caso da IndyCar, baseiam-se na velocidade média em 4 voltas.
Alex Palou conquistou a “pole position” com uma velocidade média de 234,217mph (milhas por hora), o equivalente a cerca de 377km/h. Velocidade, esta, que estabeleceu um recorde absoluto de “pole position” mais veloz da história das 500 milhas de Indianápolis.
Records are meant to be broken. ??@AlexPalou now holds the fastest 4-lap average pole speed in Indianapolis 500 history. pic.twitter.com/E6tFP0LOWT
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 21, 2023
Rinus VeeKay ficou logo atrás a apenas 0,006mph do tempo do piloto espanhol. A completar os tempos dos “Fast 6”, ficaram Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci, Pato O´Ward e Scott Dixon, respetivamente.
LOCKED. IN.
Where did your favorite driver qualify for the 107th Running of the Indianapolis 500?#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/glqpXw4c1F
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 22, 2023
Corrida
Alex Palou com um arranque canhão ganhou vantagem sobre VeeKay e completou a primeira volta na liderança, mas, na segunda volta, o neerlandês ultrapassou o espanhol e ascendeu à liderança. Na volta 5, os pilotos voltaram a trocar as posições. Mais uma troca de posição entre os pilotos acontecia na volta 11.
Scott Dixon foi o primeiro a ir às boxes, na volta 27, ainda antes da janela ideal, devido às extremas vibrações causadas pelo desgaste dos pneus. Nas duas voltas seguintes, também Grosjean e Castroneves foram obrigados a ir às boxes devido ao altíssimo desgaste de pneus.
.@scottdixon9 pits with a heavy vibration issue.
WATCH LIVE: NBC & Peacock#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/FkE0TON6D6
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Catherine Legge viu-se envolvida num incidente na sua paragem quando deu um toque no muro após perder o controlo do carro durante um “burnout” dos pneus. Com este incidente, a piloto foi forçada a abandonar a corrida.
.@katherinelegge with a crazy incident on pit lane.
WATCH LIVE: NBC & Peacock#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/UMpgFzvdNB
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
RC Enerson abandonou a corrida à volta 85. Na volta 92, Sting Ray Robb perdeu o controlo do carro ao tentar defender a posição no ataque de Graham Rahal.
.@StingRayRobb is OUT.
The rookie has been seen and released and will not finish his first #Indy500.
WATCH LIVE: NBC & Peacock pic.twitter.com/xamquDMRnw
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Em sequência, durante as paragens das boxes, uma série de incidentes aconteceram, inclusive o toque entre VeeKay e Palou.
Como em todas as corridas de resistência, esta também entrou numa fase de gestão com os pilotos a não arriscarem em demasia. No entanto, a partir da volta 150, o caos instaurou-se. Começou com o acidente de Romain Grosjean. O francês perdeu a traseira na curva dois e embateu nas barreiras, obrigando ao abandono e à entrada do “pace car”.
Deja vu for @RGrosjean.
Grosjean is OUT of the #Indy500 after this incident in turn 2.
He's been seen and released.#INDYCAR // @FollowAndretti pic.twitter.com/mbrNi6tN3k
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Depois, a 16 voltas do fim, acontecia um acidente arrepiante entre Felix Rosenqvist e Kyle Kirkwood. Rosenqvist foi ao muro na curva um. Um ligeiro toque, mas o suficiente para “descompensar” o monoposto. Rosenqvist lutou para segurar o carro, mas acabou por perder o controlo na curva dois. Aí Kirkwood bateu no piloto sueco e seguiu descontroladamente em direção ao muro embatendo com grande violência nas barreiras.
O embate levou ao capotamento do carro da Andretti e ao deslizamento, inicialmente, pelo muro e, de seguida, pela pista, até parar no meio da mesma. Pelo meio, a roda esquerda traseira do carro de Kirkwood voou em para a zona do público, mas, felizmente, o destino final foi um parque de estacionamento, acertando num automóvel e sem registar vítimas humanas. O acidente levou à interrupção por bandeira vermelha e ambos os pilotos saíram dos carros pelo próprio pé sem lesões a registar.
Kyle Kirkwood was cleared and released after this SCARY crash in the Indy 500! #INDY500
? NBC and @peacockpic.twitter.com/CnDlmxQEzS
— NBC Sports (@NBCSports) May 28, 2023
Quando foi dado o recomeço, a 9 voltas do fim com Pato O´Ward a liderar o pilotão e Newgarden procedeu a uma ultrapassagem dupla a Ericsson e O´Ward. O´Ward perdia duas posições visto que também perdia o segundo posto para Ericsson, mas rapidamente, mais um acidente deu-se. Quando O´Ward tentava contra-atacar Ericsson, o sueco “apertou” o mexicano, levando a que o piloto da Arrow McLaren perdesse o controlo e embatesse no muro, terminando aí aspirações de escrever o seu nome na história. Na mesma curva, Pagenaud e Canapino também se envolveram em batidas e levou a interrupção por bandeira vermelha
On the late-race restart, this incident with @PatricioOWard and @AgustinCanapino brought out another red flag.#INDYCAR // @IMS pic.twitter.com/SL3Si9dpQJ
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Mais um “restart” foi dado a 4 voltas do fim e imediatamente deu-se um acidente na linha de meta a envolver Pederson e Carpenter levou a a mais uma bandeira vermelha, visto que não havia tempo de limpar a pista antes da bandeirada de xadrez.
O último “reinício” foi dado na última volta com Newgarden atrás de Ericsson a arrancar com tudo, no entanto, Newgarden não se deixou ficar e ultrapassou o piloto da Chip Ganassi quando faltava apenas meia-volta para terminar a corrida. Por fim, Josef Newgarden venceu, finalmente, as 500 milhas de Indianápolis. À 13ª tentativa o piloto da Penske conseguiu um dos mais desejados troféus do desporto automóvel.
Fight. To. The. Finish.@josefnewgarden wins on the last lap. #INDYCAR // #indy500 pic.twitter.com/PDMvvp2X77
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Ericsson e Santino Ferruci completavam o pódio, respetivamente. Quanto às contas do campeonato, Alex Palou, que terminou em quarto, mantém-se na liderança com 219 pontos, Ericsson chegou ao segundo lugar com 199 pontos e O´Ward em terceiro com 185 pontos.
WHAT. A. RACE.
“The Greatest Spectacle in Racing” ✔️
Where did your favorite driver finish? pic.twitter.com/21BHZdL2xA
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Classificação do campeonato
A couple new faces in this week's champ standings.
Is your favorite driver in the top 10?#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/oMFQdPnnOJ
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 29, 2023