Josef Newgarden vence as míticas 500 milhas de Indianápolis

Diogo SoaresMaio 29, 20235min0

Josef Newgarden vence as míticas 500 milhas de Indianápolis

Diogo SoaresMaio 29, 20235min0
Uma das corridas mais históricas de sempre, as míticas 500 milhas de Indianápolis decorreram no dia 28 de Maio e Diogo Soares relata os acontecimentos

Realizou-se neste domingo a maior prova do desporto motorizado: as 500 milhas de Indianápolis. Josef Newgarden venceu pela primeira vez numa corrida que contou com incidentes graves e com a despedida do lendário Tony Kanaan das 500 milhas.

Qualificação

Nos circuitos ovais, as qualificações não são baseadas no tempo. No caso da IndyCar, baseiam-se na velocidade média em 4 voltas.

Alex Palou conquistou a “pole position” com uma velocidade média de 234,217mph (milhas por hora), o equivalente a cerca de 377km/h. Velocidade, esta, que estabeleceu um recorde absoluto de “pole position” mais veloz da história das 500 milhas de Indianápolis.

Rinus VeeKay ficou logo atrás a apenas 0,006mph do tempo do piloto espanhol. A completar os tempos dos “Fast 6”, ficaram Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci, Pato O´Ward e Scott Dixon, respetivamente.

Corrida

Alex Palou com um arranque canhão ganhou vantagem sobre VeeKay e completou a primeira volta na liderança, mas, na segunda volta, o neerlandês ultrapassou o espanhol e ascendeu à liderança. Na volta 5, os pilotos voltaram a trocar as posições. Mais uma troca de posição entre os pilotos acontecia na volta 11.

Scott Dixon foi o primeiro a ir às boxes, na volta 27, ainda antes da janela ideal, devido às extremas vibrações causadas pelo desgaste dos pneus. Nas duas voltas seguintes, também Grosjean e Castroneves foram obrigados a ir às boxes devido ao altíssimo desgaste de pneus.

Catherine Legge viu-se envolvida num incidente na sua paragem quando deu um toque no muro após perder o controlo do carro durante um “burnout” dos pneus. Com este incidente, a piloto foi forçada a abandonar a corrida.

RC Enerson abandonou a corrida à volta 85. Na volta 92, Sting Ray Robb perdeu o controlo do carro ao tentar defender a posição no ataque de Graham Rahal.

Em sequência, durante as paragens das boxes, uma série de incidentes aconteceram, inclusive o toque entre VeeKay e Palou.

Como em todas as corridas de resistência, esta também entrou numa fase de gestão com os pilotos a não arriscarem em demasia. No entanto, a partir da volta 150, o caos instaurou-se. Começou com o acidente de Romain Grosjean. O francês perdeu a traseira na curva dois e embateu nas barreiras, obrigando ao abandono e à entrada do “pace car”.

Depois, a 16 voltas do fim, acontecia um acidente arrepiante entre Felix Rosenqvist e Kyle Kirkwood. Rosenqvist foi ao muro na curva um. Um ligeiro toque, mas o suficiente para “descompensar” o monoposto. Rosenqvist lutou para segurar o carro, mas acabou por perder o controlo na curva dois. Aí Kirkwood bateu no piloto sueco e seguiu descontroladamente em direção ao muro embatendo com grande violência nas barreiras.

O embate levou ao capotamento do carro da Andretti e ao deslizamento, inicialmente, pelo muro e, de seguida, pela pista, até parar no meio da mesma. Pelo meio, a roda esquerda traseira do carro de Kirkwood voou em para a zona do público, mas, felizmente, o destino final foi um parque de estacionamento, acertando num automóvel e sem registar vítimas humanas. O acidente levou à interrupção por bandeira vermelha e ambos os pilotos saíram dos carros pelo próprio pé sem lesões a registar.

Quando foi dado o recomeço, a 9 voltas do fim com Pato O´Ward a liderar o pilotão e Newgarden procedeu a uma ultrapassagem dupla a Ericsson e O´Ward. O´Ward perdia duas posições visto que também perdia o segundo posto para Ericsson, mas rapidamente, mais um acidente deu-se. Quando O´Ward tentava contra-atacar Ericsson, o sueco “apertou” o mexicano, levando a que o piloto da Arrow McLaren perdesse o controlo e embatesse no muro, terminando aí aspirações de escrever o seu nome na história. Na mesma curva, Pagenaud e Canapino também se envolveram em batidas e levou a interrupção por bandeira vermelha

Mais um “restart” foi dado a 4 voltas do fim e imediatamente deu-se um acidente na linha de meta a envolver Pederson e Carpenter levou a a mais uma bandeira vermelha, visto que não havia tempo de limpar a pista antes da bandeirada de xadrez.

O último “reinício” foi dado na última volta com Newgarden atrás de Ericsson a arrancar com tudo, no entanto, Newgarden não se deixou ficar e ultrapassou o piloto da Chip Ganassi quando faltava apenas meia-volta para terminar a corrida. Por fim, Josef Newgarden venceu, finalmente, as 500 milhas de Indianápolis. À 13ª tentativa o piloto da Penske conseguiu um dos mais desejados troféus do desporto automóvel.

Ericsson e Santino Ferruci completavam o pódio, respetivamente. Quanto às contas do campeonato, Alex Palou, que terminou em quarto, mantém-se na liderança com 219 pontos, Ericsson chegou ao segundo lugar com 199 pontos e O´Ward em terceiro com 185 pontos.

Classificação do campeonato


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