O arranque do playoff da Serie A1 em Itália
Em Portugal o sistema de playoff é uma novidade, mas em Itália é utilizado para encontrar o campeão há várias épocas. No próximo fim de semana arranca o playoff da edição 2021/22 da Serie A1, com séries à melhor de 3 nos quartos de final, e já com alguns encontros bem interessantes.
Trissino (1º) vs Vercelli (8º)
O embate teoricamente mais desequilibrado coloca frente-a-frente o vencedor destacado da fase regular, Trissino, frente ao oitavo classificado Vercelli.
A equipa do Trissino dominou a fase regular da prova, liderando-a desde o seu início, terminou com 10 pontos de vantagem para o mais direto perseguidor, com o melhor registo ofensivo (162 golos marcados), e com o melhor registo defensivo (69 golos sofridos).
O Trissino apresenta-se, de forma natural, como o principal candidato ao título de campeão, mas o primeiro obstáculo no caminho até esse título pode ser mais difícil do que alguns esperam.
Com o oitavo lugar na fase regular, o Vercelli viu-se forçado a fazer uma pré-eliminatória frente ao nono classificado, o Montebello, tendo perdido a primeira mão fora por 6-5, mas conseguindo dar a volta em casa vencendo por 7-5, com dois golos já nos últimos minutos da partida.
Frente ao Trissino a equipa de Sergi Punset apresenta-se livre de qualquer responsabilidade, mas se os resultados entre as equipas na fase regular mostram alguma coisa, é que a tarefa do Trissino poderá não ser fácil.
A equipa orientada por Alessandro Bertolucci venceu ambos os jogos frente ao Vercelli, mas por margens bem curtas. Na 2ª jornada o Trissino recebeu e venceu o Vercelli apenas por 2-1, na segunda volta, em casa do Vercelli, a vitória foi por 5-7.
Amatori Lodi (2º) vs Grosseto (7º)
Longe do primeiro lugar do Trissino, a equipa do Amatori Lodi saiu por cima da luta pelo segundo lugar que envolveu até final três formações, que terminaram a fase regular separadas por apenas 2 pontos.
Numa equipa que se destacou também pelos golos marcados, tendo Jordi Mendez liderado a tabela dos goleadores com 51 golos apontados, o adversário nos quartos de final pode ser, na teoria, o melhor para o Lodi.
O Grosseto terminou a fase regular na 7ª posição, mas, das oito formações apuradas para os playoff, foi a que mais golos sofreu (106), e a única que terminou a fase regular com uma diferença de golos negativa (-6).
Para chegar aqui o Grosseto teve igualmente de passar por uma pré-eliminatória diante do 10º classificado, o surpreendente pela negativa, Sarzana. A equipa que recentemente conquistou a Taça de Itália terminou o campeonato com mais golos marcados que o Grosseto e menos sofridos, mas também com 3 pontos a menos.
A pré-eliminatória ficou praticamente decidida na 1ª mão, com uma vitória do Grosseto, em casa do Sarzana por expressivos 3-8. Na segunda mão, o atual semifinalista da Liga Europeia venceu o Grosseto por 2-4, mas foi incapaz de dar a volta à goleada sofrida na 1ª mão.
Apesar do natural favoritismo do Lodi, na fase regular a turma de Pierluigi Bresciani foi incapaz de conquistar os 6 pontos diante do Grosseto, tendo empatado em casa, na 2ª jornada, a três bolas. Na segunda volta o Lodi viajou ao pavilhão do Grosseto, e venceu por 2-5.
Follonica (3º) vs Valdagno (6º)
Num embate em teoria de maior equilíbrio, Follonica e Valdagno irão disputar entre si uma das vagas para as meias finais do campeonato.
Com o 3º lugar na fase regular, alcançado apenas na última jornada, o Follonica parte para o playoff como um outsider na luta pelo título. No entanto o bom desempenho na fase regular, deixa antever um Follonica que pode surpreender, se chegar às fases mais avançadas do playoff.
Por outro lado, o Valdagno terminou na 6ª posição, a 9 pontos do seu adversário no playoff. A formação treinada por Diego Mir chegou a andar pelos lugares de playout na primeira volta, mas foi gradualmente subindo a tabela, terminando então, nesta 6ª posição.
Nos duelos da fase regular foi o Follonica quem levou a melhor, com uma vitória em casa do Valdagno por 1-4, logo na 1ª jornada da prova, e um empate a 1 bola na segunda volta.
Forte Dei Marmi (4º) vs Bassano (5º)
O encontro entre 4º e 5º é, naturalmente, aquele que à partida oferece maior equilíbrio, e que é mais difícil de prever, e este duelo entre Forte e Bassano não foge a essa regra.
Ainda que na temporada regular as equipas tenham ficado separadas por 7 pontos, há razões para acreditar que esta possa ser uma eliminatória decidida na 3ª partida da série.
Se olharmos para os números da fase regular, apenas nos golos sofridos existe uma maior disparidade entre ambos, com Bassano a sofrer 95 golos, contra os 70 do Forte dei Marmi, apenas mais 1 que o melhor registo do Trissino.
Nos golos marcados é o Bassano que leva a melhor, com 113 contra os 111 do Forte, e no plano individual, o goleador do Bassano, Federico Ambrosio, com 33 golos apontados, leva a melhor sobre o veterano Pedro Gil que somou 24.
Nos encontros entre ambas as equipas, esta é a única série em que cada equipa venceu uma partida. Na 10ª jornada o Bassano derrotou o Forte por 5-2, na segunda, e jogando em casa, o Fore venceu por 5-4.
(Foto de capa: Catarina Maria/FPP)