Futebol de Praia: resumo das competições nacionais em 2025 pt.2
Depois de falarmos da Supertaça, Taça de Portugal, é altura de olharmos para o Campeonato de Elite de futebol de praia! Passando para a competição seguinte, que encerrou no ultimo fim de semana de Agosto, mais precisamente a 31, olhemos para as duas series antes da fase final.
Na série Norte, 8 equipas participaram, mas nem todas terminaram, com duas desistências durante o campeonato a decorrer, mais uma vez reforçar a reflexão do que se anda a fazer, pois este tipo de acontecimentos só prejudica a modalidade e inclusivamente as equipas que realmente querem andar na modalidade que por vezes, fruto da competição não conseguem os resultados pretendidos, mas depois vêem-se privadas das competições com equipas que nem terminam as épocas e os compromissos que isso acarreta.
As equipas participantes foram, Abambres, uma das equipas que desistiu durante a competição, o ADCR Caxinas Poça Barca, a CB Viseu, o CCD Porto Mendo, CDR Amieira, o GD Ilha, o Lanhelas FC, a outra equipa que desistiu durante a competição e por último o Varzim.
Esta serie viu o Varzim levar a melhor e alcançar o primeiro lugar com 30pts e em segundo lugar o Caxinas com 29pts, classificando-se assim as equipas da serie Norte para a fase final e com as duas desistências de Abambres e Lanhelas, não houve despromoções.
Na serie Sul, participaram 8 equipas e, felizmente, todas completaram o campeonato, foram elas, AD Nazaré, AD Pasteis, CF Chelas, Estoril Praia, GD Alfarim B, São Domingos FC, Sesimbra e Vitória FC.
Nesta serie duas equipas destacaram-se desde cedo, mas foi a partir da segunda jornada da segunda volta que realmente se distanciaram e praticamente selaram a passagem à fase final, foram elas Sesimbra e Chelas, que terminaram em primeiro e segundo respetivamente, ambas com 39pts.
As descidas nesta serie, só forma decididas na última jornada, onde o S. Domingos precisava vencer o seu jogo e esperar depois que Estoril e/ou os Pasteis perdessem os seus jogos, acabou por não conseguir vencer o Chelas e ditou a sua descida juntamente com o Alfarim B que já estava condenado à várias jornadas. O S. Domingos desce com 12pts somados, enquanto que o Alfarim B não foi além de 1pt.
Na fase final, disputada a 30 e 31 Agosto, em Matosinhos, na Matosinhos Beach Sports Arena, tal como no CNF, o 1º classificado da zona Norte defronta o 2º da zona Sul e o 1º da Zona Sul defronta o 2º da zona Norte, ditando assim, um Varzim x Chelas e um Sesimbra x Caxinas.
Na primeira meia-final, o Chelas superiorizou-se ao vencedor da zona Norte e venceu o confronto com o Varzim por 7×5, tornando-se assim no primeiro finalista e promovido à Divisão de Elite e iria encontrar na final o outro vencedor da segunda meia-final, o Sesimbra, que venceu o Caxinas por 4×3, jogos bastante equilibrados, mas que no final ditaram novamente a subida de duas equipas da mesma serie, nos últimos 3 anos foi assim, no ano de 2024, duas equipas da zona Sul também foram promovidas, o Alfarim e o Ericeirense, no ano de 2023 foram duas equipas da zona Norte, AD Nazaré e o Vila Flor.
Na final, o Sesimbra, que na semana anterior e a poucos metros de distância se tinha sagrado campeão da Taça Nacional com a sua equipa B, iria levantar novamente outro trofeu, sagrando-se campeão nacional ao vencer o Chelas por 6×2.
Depois do CN, é a vez da Elite, e que Elite foi este ano, 2025, marcava uma década desta divisão, o formato foi sendo ligeiramente alterado ao longo destes 10 anos, mas foi não só o primeiro ano sem qualquer um dos grandes nomes, Sporting CP e SC Braga, mas também o ano mais competitivo e equilibrado destes 10 anos. Muito se falou, nos “bastidores” que foi muito nivelado mas por baixo em relação a outros anos, mas a verdade é que em outros anos em que abundavam os melhores jogadores do mundo no nosso campeonato, a competição não era tão nivelada, mas sim equilibrada entre duas equipas, Sporting CP e SC Braga, este ano, foi realmente nivelada onde as despromoções e a ida à fase final ficou apenas decidida na ultima jornada e separada por diferença de golos entre as equipas em igualdade pontual, vamos então olhar com mais atenção.
8 equipas participaram, foram elas, ACD Sótão, AD Buarcos, AFD Torre, Ericeirense, GD Alfarim, GRAP/Hallstar, Leixões SC e Vila Flor SC.
A formação de Buarcos venceu a fase regular com 28pts, deixando o Vila Flor e o Sótão empatados em segundo e terceiro lugares, respetivamente, com 22pts e a partir do quarto lugar, instaura-se o caos, do quarto ou sétimo lugar, todos com 18pts, Leixões acaba por conseguir o quarto lugar e a ida à fase final, depois em quinto e sexto, garantindo a manutenção, ficaram o Ericeirense e o GRAP, e em sétimo lugar e no primeiro lugar de despromoção a Torre, tudo isto foi decidido na ultima jornada e por diferença de golos marcados entre as equipas com 18pts e a Torre acaba despromovida por um golo. A outra equipa despromovida foi o Alfarim, com 15pts, que na ultima jornada defrontou o Ericeirense, num jogo quase de mata-mata, onde quem vencesse ficaria com 18pts e tão depressa podia ir à fase final como acabar despromovida, como foi o caso visto.
Se isto não é equilíbrio e competitividade, não sei o que é então.
Nas meias-finais, à semelhança do futsal, os jogos são ditados pela classificação da fase regular, sendo que o 1º joga contra o 4º e o 2º contra o 3º, ditando um Buarcos x Leixões e um Vila Flor x Sótão.
E que meias-finais foram, o Buarcos venceu o Leixões por 10×6 e o jogo entre Sótão e Vila Flor, foi uma excelente promoção da modalidade, o Sótão levou a melhor por 4×3, num jogo recheado de emoções.
Na final, Buarcos x Sótão, fizeram uma final digna, bom futebol praia, bons golos de parte a parte, mas um super Sótão, que já tinha bebido a poção magica de Asterix, conseguiram levar a melhor e sagrar-se campeão nacional, pela primeira vez na sua história, ao vencer o jogo por 6×4.
O Sótão fez uma excelente fase final, onde se sentiu toda a união e força de um grupo que a meio da temporada sem os seus principais reforços e caras, Jordan Santos, que não conseguiu contribuir em nenhum jogo, devido a lesão prolongada e sem Ruben Brilhante, que vinha a ser peça fundamental da formação da Nazaré, que se lesionara ao serviço da seleção.
Por fim e para encerrar a temporada, em Vieira do Minho, no fim de semana de 26 a 28 Setembro, foi disputada a fase final da Taça de Portugal, as 8 equipas que se defrontariam vinham das eliminatórias anteriores, que se dividem por zona norte e sul, até à fase final, que começa nos 1/4 final, os jogos foram os seguintes, Leixões x Sesimbra, 7×4 para o Sesimbra, Vila Flor x GRAP, 4×3 para o Vila Flor, Ericeirense x Porto Mendo, 6×4 para o Ericeirense e Buarcos x Sótão, reedição da final da Elite, onde novamente o Sótão iria levar a melhor, mas desta vez em penaltis, o jogo terminou 3×3, terminando 5×3 para o Sótão nos penaltis.
As meias-finais ditaram o confronto entre o Vila Flor x Sesimbra, a equipa da Elite acabou por vencer por 5×3, numa excelente partida que ditou assim o fim de uma época fantástica para o Sesimbra e o Ericeirense x Sótão, 8×2 para os campeões nacionais.
Na final, o Sótão que já tinha feito uma fantástica fase final do campeonato de Elite, iria continuar a sua excelente fase na fase final da Taça de Portugal e na final não foi diferente, 10×2, os campeões nacionais, não deram qualquer hipótese à formação orientada por Marco Silva, e acabaram por levar o triplete para casa, juntando a Taça de Portugal ao Campeonato de Elite e à Supertaça de Portugal, numa época de sonho para a equipa da Nazaré.
Fechado assim mais uma época de futebol praia, ficamos ansiosos e entusiasmados para que comece a próxima e que os jogos comecem rapidamente, porque mal podemos esperar.


