F1 Academy 2023: o resumo da temporada até agora
2023 marcou a estreia de uma nova categoria feminina no desporto motorizado: a F1 Academy. A F1 Academy surgiu para substituir a WSeries, que não conseguiu garantir a sua continuidade ainda em 2022 devido a graves dificuldades financeiras.
Cinco equipas participam no campeonato e, cada equipa, é composta por 3 pilotos. Vamos, por isso, conhecê-las:
Prema Racing
A histórica escuderia italiana reforçou o seu trio com Marta García, Bianca Bustamante e Chloe Chong. Marta é a mais experiente. Aos 22 anos, a espanhola traz uma bagagem de 7 anos em monopostos, desde a sua estreia na F4 Espanhola. Antes, nos karts, a piloto de Valência conquistou o CIK-FIA Karting Academy Trophy e o Tropheo delle Industrie, ambos em 2015.
Bianca Bustamante, filipina de 18 anos, faz a sua terceira experiência em monopostos, depois de ter pilotado na WSeries em 2022 e na F4 UAE no início de 2023.
Chong é a piloto mais nova da escuderia italiana. Com apenas 16 anos, a britânica faz a sua estreia nos monopostos esta temporada. Até ao último ano, a jovem piloto apenas tinha pilotado karts, vencendo o British Kart Championship X30 Junior no ano anterior.
MP Motorsport
Emely De Heus e as irmãs Amna e Hamda Al-Qubaisi foram as escolhidas pela equipa neerlandesa para representar as suas cores esta temporada.
De Heus iniciou a sua carreira no automobilismo há 4 anos, nos karts. Hoje, aos 20 anos, a neerlandesa segue para a sua quarta experiência em monopostos, depois de em 2021 ter competido na F4 Espanhola, WSeries em 2022 e na F4 UAE já no presente ano.
Hamda deu os primeiros passos no karting em 2015. Em 2019, fez a sua primeira temporada nos monopostos, na F4 Italiana. Tornou-se a primeira mulher a subir ao pódio na mesma categoria em Misano, no ano seguinte. Em 2021 conseguiu uma brilhante campanha na F4 UAE ao conquistar três vitórias e seis pódios e terminar em quarto lugar. No último ano competiu no FRECA e terminou em 38º lugar, não tendo conquistado qualquer ponto.
Amna é a mais experiente do trio. Aos 23 anos, a emirati conta com passagens pelas F4 UAE e Italiana, F3 Asiática e FRECA. Foi, também, piloto de testes da Envision Racing, equipa da Fórmula E, em 2019.
Campos Racing
Nerea Martí, Lola Lovinfosse e Maite Cáceres foram as escolhidas pela equipa fundada pelo falecido Adrian Campos para representar as suas cores em 2023.
Martí começou a sua carreira nos karts aos nove anos. Em 2019 ascendeu à F4 Espanhola, conquistando um pódio na estreia. Em 2021 estreou-se na WSeries e nos dois anos em que lá competiu, conquistou três pódios e uma ”pole position”.
Lovinfosse corre a apenas 5 anos. Aos 18 anos, a francesa leva a sua terceira época nos monopostos, depois de ter competido na F4 Espanhola em 2021 e 2022.
Cáceres conta com bagagem de F4 no Uruguai e nos EUA. Em 2022, a uruguaia competiu na US F4 e no USF Junior. Além disso, a piloto de 20 anos teve a sua primeira experiência na Europa a bordo da Campos, na Formula Winter Series.
ART Grand Prix
A equipa francesa contratou Lena Bülher, Carrie Schreiner e Chloe Grant para a temporada de estreia da F1 Academy. Lena deu os primeiros passos no karting já muito tarde, aos 17 anos. Aos 22, fez a sua estreia na F4 Espanhola. Ainda passou pelo FRECA antes de chegar à F1 Academy.
Schreiner leva uma carreira de 12 anos. Andou pelos karts entre 2011 e 2014, em 2015 subiu à ADAC F4 e em 2017 trocou os monopostos pelos GT´s, onde alcançou o pontio mais alto da sua carreira ao vencer as 24 horas de Nürburgring na categoria SP8, em 2021.
Grant é a integrante mais nova da equipa. Aos 17 anos, a britânica segue na sua segunda época nos monopostos depois de se estrear no GB4 em 2022, terminando em nono.
Rodin Carlin
A equipa britânica confiou os seus resultados nos dotes de Abbi Pulling, Jessica Edgar e Megan Gilkes. Pulling é dada como a principal piloto da equipa de Surrey. A piloto, que é membro da academia da Alpine, conquistou sete pódios na F4 Britânica entre 2020 e 2021. Em 2022, fez a sua estreia na WSeries conquistando 2 pódios.
Jessica Edgar é um caso especial. A piloto de 18 anos iniciou a sua carreira aos 5 anos no karting. Apesar de ter dado os primeiros passos muito cedo, a britânica demorou a chegar aos monopostos, tendo feito a sua estreia nos mesmos em 2022, na F4 Britânica. Pontou em todas as corridas, obteve um segundo lugar e terminou o campeonato em sétimo lugar.
Gilkes deu início à sua carreira nos karts em Barbados. Em 2017, a canadiana teve a sua primeira experiência em monopostos na Fórmula 1200 Canadiana. Em 2022, emigrou para a Europa para competir na GB4, conquistando duas vitórias e três pódios e terminando o campeonato no sexto posto.
Formato do fim-de-semana
O formato está dividido em duas sessões de treinos de 40 minutos. Após, são realizadas duas sessões de qualificação que ditam a grelha de partida das 3 corridas: a Qualificação 1 (Q1) e a Qualificação 2 (Q2). A Q1 dita a grelha de partida para a Corrida 1 e para a Corrida 2 e a Q2 dita para a Corrida 3. No entanto, as 8 primeiras da Q1 são invertidas para a Corrida 2.
Já foram realizados três fins de semana de corridas no Red Bull Ring, no Circuito Ricardo Tormo e no Circuito da Catalunha.
Red Bull Ring
Abbi Pulling foi a piloto mais rápida no Treino Livre 1 (TL1) registando, no cronómetro, o tempo de 1:31.315. No Treino Livre 2 (TL2) foi a vez de Hamda Al-Qubaisi ir ao topo da sessão. A emirati marcou 1:31.862 na tabela de tempos.
Nas qualificações, ninguém superou Pulling. A piloto da Carlin dominou e conquistou o topo do Q1 e do Q2 com as marcas de 1:42.963 e 1:43.704. No entanto, uma irregularidade técnica nos carros da equipa levaram à desqualificação das três pilotos da sessão. Por isso, Marta García ascendeu à “pole position”.
Marta García inherits the Spielberg double pole position.
The Spaniard will start Race 1 and 3 from P1. #F1Academy pic.twitter.com/6bs3HPjlyS
— F1 Academy (@f1academy) April 28, 2023
A partir da primeira posição, a espanhola dominou a Corrida 1 e tornou-se a primeira vencedora da história da F1 Academy. Nerea Martí cruzou em segundo, confirmando a dobradinha espanhola. Bianca Bustamante fechou o pódio e deu à Prema o primeiro duplo pódio na categoria.
? RACE 1 TOP 10 ?
It was a strong first race for @PREMA_Team and an impressive recovery drive from the @RodinCarlin drivers! ? #F1Academy pic.twitter.com/yfAb0TTV7J
— F1 Academy (@f1academy) April 29, 2023
Na Corrida 2, com os oito primeiros invertidos, era a vez de Amna Al-Qubaisi partir do lugar mais adiantado do “grid”. Atrás da piloto da MP, partiam Lovinfosse e Bülher, respetivamente. E Amna não desiludiu. A piloto venceu de “ponta a ponta”, não dando hipóteses à concorrência. Bülher e Lovinfosse fecharam o pódio.
? RACE 2 TOP 10 ?
Two races, six different podium finishers at the Red Bull Ring so far!
Let's see what our third and final race of the weekend brings…#F1Academy pic.twitter.com/yXYAIqKJJD
— F1 Academy (@f1academy) April 29, 2023
Chegando à última corrida do fim de semana, com Marta de novo como “pole-sitter”, seguida da sua companheira Bustamante e a compatriota Martí. E, mais uma vez, a vitória tendeu para a piloto de Valência. A completar o pódio, Hamda Al-Qubaisi cruzou em segundo, a menos de meio segundo da espanhola e em terceiro, mas mais distante, ficou a irmã de Hamda, Amna.
? RACE 3 TOP 10 ?
Marta García doubles her win tally for the weekend, with the Al Qubaisi sisters completing the podium.#F1Academy pic.twitter.com/yCJsUuj2Fe
— F1 Academy (@f1academy) April 29, 2023
Terminava o primeiro fim de semana da mais recente categoria feminina do desporto motorizado e Marta García saía na liderança do campeonato com 58 pontos.
Round 1 complete. ✅
Here's how things stand after our first three races. ⬇️#F1Academy pic.twitter.com/dODCTIWNOf
— F1 Academy (@f1academy) April 29, 2023
Circuito Ricardo Tormo
Na segunda ronda, a F1 Academy viajava até ao leste espanhol, mais precisamente, a Valência e ao Circuito Ricardo Tormo.
Nos treinos, reinaram as pilotos da casa. No TL1 foi Nerea Martí que liderou a sessão com um tempo de 1:34.416. Já no TL2 foi a vez de Marta García fazer o topo da sessão com um tempo de 1:34.539.
Passando para as qualificações, García fez o tempo mais rápido em ambas. Porém, a piloto da casa foi desqualificada da Q1 por exceder os limites de pista. Portanto, a “pole-sitter” referente à Q1 foi Nerea Martí, a outra espanhola presente. Para a Corrida 2, Bianca Bustamante foi a piloto da ponta.
Na Corrida 1, Nerea Martí não conseguiu capitalizar a vantagem da “pole” e Hamda Al-Qubaisi venceu a corrida. Foi a primeira vitória da irmã mais nova do clã Al-Qubaisi. Martí cruzou a meta em segundo e Lena Bülher fechou o pódio.
? RACE 1 TOP 10 ?
Domination from Hamda Al Qubaisi in the first race of the weekend.#F1Academy pic.twitter.com/9wm9nncjsx
— F1 Academy (@f1academy) May 6, 2023
Passando para a corrida intermediária, Bianca partiu da pole e capitalizou a vantagem, vencendo com muita luta. Bülher terminou em segundo e Hamda Al-Qubaisi voltou ao pódio, desta vez, para levar o bronze.
? RACE 2 TOP 8 ?
An action packed 20 minutes and some awesome racing from all. ⬇️#F1Academy pic.twitter.com/6TrIlFV4HG
— F1 Academy (@f1academy) May 6, 2023
A fechar o fim de semana, Marta García venceu a última corrida. A piloto de Valencia vencia, assim, em casa, na sua casa. A sua compatriota, Martí terminava no segundo posto e fechava a dobradinha castelhana. Abbi Pulling cruzou em terceiro e consquistava o primeiro pódio da temporada.
? RACE 3 TOP 10 ?
The final race in Valencia definitely brought the action, here's how the top 10 finished ⬇️#F1Academy pic.twitter.com/t9CZeQeyG4
— F1 Academy (@f1academy) May 7, 2023
Circuito da Catalunha
Hamda Al-Qubaisi iniciou o fim de semana em grande forma nos Treinos Livres, uma vez que liderou ambas as sessões.
Na Q1 foi a vez de Emely De Heus conquistar a “pole position”. Foi a primeira pole da neerlandesa na F1 Academy. Já no Q2, foi Lena Bülher a fazer o tempo mais rápido e a conquistar o feito. Para a Corrida 2, a pole pertenceu a Nerea Martí.
Emely De Heus venceu a Corrida 1, para qual conquistou a “pole position”. Abbi Pulling voltava ao pódio e terminou em segundo, o seu segundo pódio consecutivo. Marta fechava no último lugar do pódio.
? RACE 1 TOP 10 ?
Converting her first pole position into her first series win, Emely De Heus wins Race 1!#F1Academy pic.twitter.com/KLv3XElZvk
— F1 Academy (@f1academy) May 20, 2023
Na Corrida 2, foi a vez de Amna Al-Qubaisi vencer. A emirati voltava a conhecer o sabor da vitória que já não tinha desde a Áustria. Marta e Abbi completaram o pódio, respetivamente.
? RACE 2 CLASSIFICATIONS ?@Amna_Alqubaisii led every lap to bring home her second victory of the season ?#F1Academy pic.twitter.com/tTYk9dwa2b
— F1 Academy (@f1academy) May 20, 2023
Para fechar o fim de semana, Bulher vencia, a primeira vitória da época da suíça. Hamda Al-Qubaisi voltava ao pódio com a segunda posição conquistada. Marta García terminava em terceiro e fazia história ao ser a primeira mulher a completar todo o fim de semana em posições de pódio.
? RACE 3 CLASSIFICATIONS ?#F1Academy pic.twitter.com/EpFzaAQfdn
— F1 Academy (@f1academy) May 21, 2023
Classificação do Campeonato de Pilotos
Round 3 ✅
Here’s how the drivers rank after this weekend’s action, with @martaracing still leading the Drivers’ Standings.#F1Academy pic.twitter.com/DJpPuZ7DyL
— F1 Academy (@f1academy) May 21, 2023
A próxima ronda da F1 Academy realizar-se-á em Zandvoort entre 23 e 25 de junho.