F1 Academy 2023: o resumo da temporada até agora

Diogo SoaresMaio 24, 20239min0

F1 Academy 2023: o resumo da temporada até agora

Diogo SoaresMaio 24, 20239min0
A F1 Academy está aí em todo o seu fulgor máximo e Diogo Soares explica-nos quem são as equipas e quem está na frente deste campeonato

2023 marcou a estreia de uma nova categoria feminina no desporto motorizado: a F1 Academy. A F1 Academy surgiu para substituir a WSeries, que não conseguiu garantir a sua continuidade ainda em 2022 devido a graves dificuldades financeiras.

Cinco equipas participam no campeonato e, cada equipa, é composta por 3 pilotos. Vamos, por isso, conhecê-las:

Prema Racing

A histórica escuderia italiana reforçou o seu trio com Marta García, Bianca Bustamante e Chloe Chong. Marta é a mais experiente. Aos 22 anos, a espanhola traz uma bagagem de 7 anos em monopostos, desde a sua estreia na F4 Espanhola. Antes, nos karts, a piloto de Valência conquistou o CIK-FIA Karting Academy Trophy e o Tropheo delle Industrie, ambos em 2015.

Bianca Bustamante, filipina de 18 anos, faz a sua terceira experiência em monopostos, depois de ter pilotado na WSeries em 2022 e na F4 UAE no início de 2023.

Chong é a piloto mais nova da escuderia italiana. Com apenas 16 anos, a britânica faz a sua estreia nos monopostos esta temporada. Até ao último ano, a jovem piloto apenas tinha pilotado karts, vencendo o British Kart Championship X30 Junior no ano anterior.

MP Motorsport

Emely De Heus e as irmãs Amna e Hamda Al-Qubaisi foram as escolhidas pela equipa neerlandesa para representar as suas cores esta temporada.

De Heus iniciou a sua carreira no automobilismo há 4 anos, nos karts. Hoje, aos 20 anos, a neerlandesa segue para a sua quarta experiência em monopostos, depois de em 2021 ter competido na F4 Espanhola, WSeries em 2022 e na F4 UAE já no presente ano.

Hamda deu os primeiros passos no karting em 2015. Em 2019, fez a sua primeira temporada nos monopostos, na F4 Italiana. Tornou-se a primeira mulher a subir ao pódio na mesma categoria em Misano, no ano seguinte. Em 2021 conseguiu uma brilhante campanha na F4 UAE ao conquistar três vitórias e seis pódios e terminar em quarto lugar. No último ano competiu no FRECA e terminou em 38º lugar, não tendo conquistado qualquer ponto.

Amna é a mais experiente do trio. Aos 23 anos, a emirati conta com passagens pelas F4 UAE e Italiana, F3 Asiática e FRECA. Foi, também, piloto de testes da Envision Racing, equipa da Fórmula E, em 2019.

Campos Racing

Nerea Martí, Lola Lovinfosse e Maite Cáceres foram as escolhidas pela equipa fundada pelo falecido Adrian Campos para representar as suas cores em 2023.

Martí começou a sua carreira nos karts aos nove anos. Em 2019 ascendeu à F4 Espanhola, conquistando um pódio na estreia. Em 2021 estreou-se na WSeries e nos dois anos em que lá competiu, conquistou três pódios e uma ”pole position”.

Lovinfosse corre a apenas 5 anos. Aos 18 anos, a francesa leva a sua terceira época nos monopostos, depois de ter competido na F4 Espanhola em 2021 e 2022.

Cáceres conta com bagagem de F4 no Uruguai e nos EUA. Em 2022, a uruguaia competiu na US F4 e no USF Junior. Além disso, a piloto de 20 anos teve a sua primeira experiência na Europa a bordo da Campos, na Formula Winter Series.

ART Grand Prix

A equipa francesa contratou Lena Bülher, Carrie Schreiner e Chloe Grant para a temporada de estreia da F1 Academy. Lena deu os primeiros passos no karting já muito tarde, aos 17 anos. Aos 22, fez a sua estreia na F4 Espanhola. Ainda passou pelo FRECA antes de chegar à F1 Academy.

Schreiner leva uma carreira de 12 anos. Andou pelos karts entre 2011 e 2014, em 2015 subiu à ADAC F4 e em 2017 trocou os monopostos pelos GT´s, onde alcançou o pontio mais alto da sua carreira ao vencer as 24 horas de Nürburgring na categoria SP8, em 2021.

Grant é a integrante mais nova da equipa. Aos 17 anos, a britânica segue na sua segunda época nos monopostos depois de se estrear no GB4 em 2022, terminando em nono.

Rodin Carlin

A equipa britânica confiou os seus resultados nos dotes de Abbi Pulling, Jessica Edgar e Megan Gilkes. Pulling é dada como a principal piloto da equipa de Surrey. A piloto, que é membro da academia da Alpine, conquistou sete pódios na F4 Britânica entre 2020 e 2021. Em 2022, fez a sua estreia na WSeries conquistando 2 pódios.

Jessica Edgar é um caso especial. A piloto de 18 anos iniciou a sua carreira aos 5 anos no karting. Apesar de ter dado os primeiros passos muito cedo, a britânica demorou a chegar aos monopostos, tendo feito a sua estreia nos mesmos em 2022, na F4 Britânica. Pontou em todas as corridas, obteve um segundo lugar e terminou o campeonato em sétimo lugar.

Gilkes deu início à sua carreira nos karts em Barbados. Em 2017, a canadiana teve a sua primeira experiência em monopostos na Fórmula 1200 Canadiana. Em 2022, emigrou para a Europa para competir na GB4, conquistando duas vitórias e três pódios e terminando o campeonato no sexto posto.

Formato do fim-de-semana

O formato está dividido em duas sessões de treinos de 40 minutos. Após, são realizadas duas sessões de qualificação que ditam a grelha de partida das 3 corridas: a Qualificação 1 (Q1) e a Qualificação 2 (Q2). A Q1 dita a grelha de partida para a Corrida 1 e para a Corrida 2 e a Q2 dita para a Corrida 3. No entanto, as 8 primeiras da Q1 são invertidas para a Corrida 2.

Já foram realizados três fins de semana de corridas no Red Bull Ring, no Circuito Ricardo Tormo e no Circuito da Catalunha.

Red Bull Ring

Abbi Pulling foi a piloto mais rápida no Treino Livre 1 (TL1) registando, no cronómetro, o tempo de 1:31.315. No Treino Livre 2 (TL2) foi a vez de Hamda Al-Qubaisi ir ao topo da sessão. A emirati marcou 1:31.862 na tabela de tempos.

Nas qualificações, ninguém superou Pulling. A piloto da Carlin dominou e conquistou o topo do Q1 e do Q2 com as marcas de 1:42.963 e 1:43.704. No entanto, uma irregularidade técnica nos carros da equipa levaram à desqualificação das três pilotos da sessão. Por isso, Marta García ascendeu à “pole position”.

A partir da primeira posição, a espanhola dominou a Corrida 1 e tornou-se a primeira vencedora da história da F1 Academy. Nerea Martí cruzou em segundo, confirmando a dobradinha espanhola. Bianca Bustamante fechou o pódio e deu à Prema o primeiro duplo pódio na categoria.

Na Corrida 2, com os oito primeiros invertidos, era a vez de Amna Al-Qubaisi partir do lugar mais adiantado do “grid”. Atrás da piloto da MP, partiam Lovinfosse e Bülher, respetivamente. E Amna não desiludiu. A piloto venceu de “ponta a ponta”, não dando hipóteses à concorrência. Bülher e Lovinfosse fecharam o pódio.

Chegando à última corrida do fim de semana, com Marta de novo como “pole-sitter”, seguida da sua companheira Bustamante e a compatriota Martí. E, mais uma vez, a vitória tendeu para a piloto de Valência. A completar o pódio, Hamda Al-Qubaisi cruzou em segundo, a menos de meio segundo da espanhola e em terceiro, mas mais distante, ficou a irmã de Hamda, Amna.

Terminava o primeiro fim de semana da mais recente categoria feminina do desporto motorizado e Marta García saía na liderança do campeonato com 58 pontos.

Circuito Ricardo Tormo

Na segunda ronda, a F1 Academy viajava até ao leste espanhol, mais precisamente, a Valência e ao Circuito Ricardo Tormo.

Nos treinos, reinaram as pilotos da casa. No TL1 foi Nerea Martí que liderou a sessão com um tempo de 1:34.416. Já no TL2 foi a vez de Marta García fazer o topo da sessão com um tempo de 1:34.539.

Passando para as qualificações, García fez o tempo mais rápido em ambas. Porém, a piloto da casa foi desqualificada da Q1 por exceder os limites de pista. Portanto, a “pole-sitter” referente à Q1 foi Nerea Martí, a outra espanhola presente. Para a Corrida 2, Bianca Bustamante foi a piloto da ponta.

Na Corrida 1, Nerea Martí não conseguiu capitalizar a vantagem da “pole” e Hamda Al-Qubaisi venceu a corrida. Foi a primeira vitória da irmã mais nova do clã Al-Qubaisi. Martí cruzou a meta em segundo e Lena Bülher fechou o pódio.

Passando para a corrida intermediária, Bianca partiu da pole e capitalizou a vantagem, vencendo com muita luta. Bülher terminou em segundo e Hamda Al-Qubaisi voltou ao pódio, desta vez, para levar o bronze.

A fechar o fim de semana, Marta García venceu a última corrida. A piloto de Valencia vencia, assim, em casa, na sua casa. A sua compatriota, Martí terminava no segundo posto e fechava a dobradinha castelhana. Abbi Pulling cruzou em terceiro e consquistava o primeiro pódio da temporada.

Circuito da Catalunha

Hamda Al-Qubaisi iniciou o fim de semana em grande forma nos Treinos Livres, uma vez que liderou ambas as sessões.

Na Q1 foi a vez de Emely De Heus conquistar a “pole position”. Foi a primeira pole da neerlandesa na F1 Academy. Já no Q2, foi Lena Bülher a fazer o tempo mais rápido e a conquistar o feito. Para a Corrida 2, a pole pertenceu a Nerea Martí.

Emely De Heus venceu a Corrida 1, para qual conquistou a “pole position”. Abbi Pulling voltava ao pódio e terminou em segundo, o seu segundo pódio consecutivo. Marta fechava no último lugar do pódio.

Na Corrida 2, foi a vez de Amna Al-Qubaisi vencer. A emirati voltava a conhecer o sabor da vitória que já não tinha desde a Áustria. Marta e Abbi completaram o pódio, respetivamente.

Para fechar o fim de semana, Bulher vencia, a primeira vitória da época da suíça. Hamda Al-Qubaisi voltava ao pódio com a segunda posição conquistada. Marta García terminava em terceiro e fazia história ao ser a primeira mulher a completar todo o fim de semana em posições de pódio.

Classificação do Campeonato de Pilotos

A próxima ronda da F1 Academy realizar-se-á em Zandvoort entre 23 e 25 de junho.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS