ELF 2024: Helvetic Guards serão substituídos por novo franchise suíço
Os Helvetic Guards juntaram-se à ELF em 2023, expandindo a liga europeia pela primeira vez para a Suíça. Os Guards tornaram-se de imediato numa das equipas mais faladas após a contratação de Silas Nacita, um jogador lendário da modalidade na Europa. No entanto, os Helvetic Guards acabaram por desapontar, acabando a temporada em 12º lugar de 17.
Com a chegada da offseason, nada indicava que os Helvetic Guards iriam abandonar a liga. O franchise continuou operações como normal, fazendo contratações de peso para tentar revitalizar o plantel em 2024. No entanto, no passado dia 4 de Abril, a ELF anunciou a dissolução dos Helvetic Guards, não sendo público os motivos da saída do franchise. Por outro lado, a notícia da dissolução veio acompanhada de outro anúncio: um novo franchise na Suíça está pronto para ocupar o lugar.
Um Novo Começo
Com a dissolução dos Helvetic Guards, abriu-se o caminho para um novo grupo proprietário repleto de entusiasmo e ambição. Chris Rummel, um veterano nos círculos do futebol americano na Europa e ex-Head of Finance na Swiss American Football Association (SAFV), assume o cargo de Diretor Executivo. Ao seu lado contará com Matt Hammer, que traz sua experiência como Diretor Desportivo.
Sob a liderança de um novo grupo proprietário, o novo franchise suíço tem pouco tempo para se preparar para a nova temporada. Com menos de 2 meses para o início da época, a direção comprometeu-se a cumprir os contratos assinados pelos jogadores, treinadores e staff dos Helvetic Guards. No entanto, já se sabe que o treinador Norm Chow não irá voltar para ocupar essa função, passando a ser um Athletic Advisor.
Nova Identidade
Um novo começo pede uma nova identidade. Segundo Chris Rummel, a revelação da nova identidade deverá ser apresentada nas próximas semanas. Pelo que sabemos, o logotipo e cores do novo franchise farão homenagem aos Helvetic Guards, sendo que a equipa não poderá utilizar nem o nome nem o logo anterior por questões legais. À semelhança dos Guards, o nome terá uma referência à Suíça em vez da cidade onde a equipa jogará.
Quanto à localização, tudo indica que a equipa continuará a estar sediada nos arredores de Zurique. Todavia o contrato dos Helvetic Guards com o estádio de 2023, Lidl Arena Wil, não foi transferido para o novo grupo. Segundo Chris Rummel, o novo franchise ainda está em negociações com os proprietários do Lidl Arena Wil, assim como outras opções.