ELF 2023: Paris e Praga juntam-se à liga europeia de futebol americano
Paris Football Team (Paris Musketeers)
O novo franchise da capital francesa foi anunciado apenas com o nome “Paris Football Team”. No entanto, o nome “Paris Musketeers” foi registado por executivos da nova equipa. Podemos assumir que este será o nome oficial do franchise, especialmente com a utilização do lema “All for One” na sua campanha.
Esta é uma referência direta ao lema icónico “Um por todos, todos por um”, mais conhecido pelo seu uso na obra “Três Mosqueteiros”. Ainda não existem mais informações sobre o franchise parisiense (como o seu estádio ou treinador).
No entanto, sabemos que Marc-Angelo Soumah será o seu General Manager. Soumah começou a sua carreira jogando futebol americano amador com os Meteors of Nogent (França) em 1993. Marc-Angelo Soumah atraiu a atenção da NFL Europe em 2001, tornando-se um dos jogadores europeus mais celebrados da liga.
Em 2003, tornou-se o segundo jogador francês a assinar contrato na NFL (Cleveland Browns), sendo o primeiro sem experiência anterior nos EUA. Soumah é um dos acionistas fundadores do novo franchise, ao lado de Frantzy Dorlean, Patrick Butler, Jason Johnson e John McKeon.
??? ? ??
HELLO @ELF_Official pic.twitter.com/F8tO6UC82k— Prague Lions (@praguelions) September 23, 2022
Prague Lions
A inclusão de Praga na temporada de 2023 da ELF foi uma surpresa para todos. Ao contrário do franchise de Paris, o projeto checo foi um segredo bem guardado que apenas foi revelado no momento do anúncio oficial. O novo franchise terá o clube mais antigo da Chéquia como base e identidade, os Prague Lions.
Apesar da sua longa história, os Lions não são o maior clube de futebol americano de Praga, pelo menos até agora. Os Prague Black Panthers são o clube com mais campeonatos conquistados na história da liga checa. O clube acabou por sair da liga para jogar na AFL, a liga austríaca, uma das melhores ligas da Europa. Se anteriormente os Black Panthers eram o clube mais atrativo de Praga, agora o foco passa novamente para os Lions.
Os Prague Lions têm dominado a liga checa, mas agora terão o desafio de competir no mais alto nível europeu, algo que deverá atrair o melhor talento nacional. Quanto ao local onde os Lions vão jogar, segundo o treinador Zach Harrod, a equipa pretende continuar no FK Viktoria Stadion. O estádio tem capacidade para receber 5,037 adeptos e, segundo Harrod, tem um charme especial conectado inerentemente à história do clube.
Destacamos também que os Prague Lions poderão já ter um rival na ELF. Em Julho, os Lions perderam na final da Central European Football League Cup contra os Fehervar Enthroners (24-20). O clube de Fehervar também estará presente na próxima temporada da liga europeia.