ELF 2023: Istanbul Rams fora da liga europeia em 2023
Depois de meses sem atividade nas redes sociais, os Istanbul Rams anunciaram que não irão competir na ELF em 2023. Segundo o comunicado da liga, o franchise turco irá abandonar a competição em 2023 devido a uma “situação desportiva e económica difícil”. Istanbul irá continuar a competir na liga turca TKFL e na liga universitária Ünilig. A equipa irá voltar a utilizar apenas o nome Koç Rams para todas as suas atividades.
A primeira temporada dos Istanbul Rams foi desastrosa. Os Rams acabaram a época como a 2ª pior equipa da ELF, vencendo apenas 1 jogo. A equipa de Istambul começou a temporada com 6 derrotas consecutivas. No entanto, apenas várias alterações no plantel e equipa técnica durante a sua bye week, os Rams voltaram revigorados.
Istanbul conquistou a sua primeira e única vitória na temporada de 2022 contra os eventuais campeões da Conferência Sul, Barcelona Dragons. Mesmo com apenas 1 vitória, os Istanbul Rams tornaram-se numa equipa verdadeiramente competitiva na 2ª metade da época de 2022.
Os Istanbul Rams encontraram também dificuldades fora do campo. Os Rams tiveram a pior média de espectadores nos seus jogos em casa, com uma média de 435 espectadores por jogo. A equipa da capital turca ficou atrás dos Barcelona Dragons, que tiveram uma média de 1025 espectadores por jogo.
Com a economia turca num momento crítico, tornou-se inevitável que a direção dos Rams tentasse reduzir os custos da sua administração. Sem grandes patrocínios (com a exceção da família Koç) e uma grande dificuldade em criar rendimentos através da venda de bilhetes e merchandise, a solução tornou-se óbvia.
Os Istanbul Rams tornaram-se assim a 1ª equipa a abandonar a liga europeia de futebol americano. No entanto, os comunicados da ELF e dos Rams falam apenas da situação da equipa para a temporada de 2023. O futuro dos Istanbul Rams é incerto, mas o valor da presença do franchise turco na ELF é incalculável. É difícil negar que os Rams devem fazer parte do futuro de uma liga verdadeiramente continental com ELF deseja ser.