E-Prix 2023: António Félix da Costa vence na Cidade do Cabo

Diogo SoaresFevereiro 26, 20233min0

E-Prix 2023: António Félix da Costa vence na Cidade do Cabo

Diogo SoaresFevereiro 26, 20233min0
Vitória memorável para António Félix da Costa, com o piloto português a terminar em 1º na capital da África do Sul como conta Diogo Soares

Realizou-se este sábado a quinta ronda do ABB FIA Formula E World Championship com o E-Prix da Cidade do Cabo, na África do Sul. Numa corrida impressionante, o português António Félix da Costa venceu após uma ultrapassagem espetacular na penúltima volta.

O início do dia de sábado ficou marcado pela desistência dos carros da Mahindra e da ABT das sessões de qualificação e de corrida devido à descoberta de falhas de segurança na suspensão traseira nos M9Electro que serve as duas equipas.

O “rookie” Sacha Fenestraz partia da “pole position” depois de na qualificação ter levado a melhor sobre Max Gunther na final dos duelos, em terceiro lugar partia Nick Cassidy. Da Costa partiu da 11ª posição.

A partida ocorreu sem grandes incidentes, Gunther não conseguiu acompanhar Fenestraz, mas a zona sinuosa logo no início permitiu a recuperação e o ataque do alemão ao suíço na travagem para a curva 1. O piloto da Maserati assumia assim a liderança da corrida. Na travagem para a curva 7, Pascal Wehrlein bloqueou a travagem e embateu na traseira do Envision de Sebastian Buemi. Buemi seguiu na corrida, Wehrlein viu-se obrigado a abandonar com os danos no seu monolugar, atribuindo a culpa a uma falha nos travões. Foi o primeiro abandono na temporada para o líder do campeonato.

Ainda na primeira volta, Edoardo Mortara abandonou a corrida após ser detetado um problema técnico no seu Maserati.

A corrida seguiu a partir da volta 6 e manteve-se sem incidentes durante algumas voltas. Pelo meio, Mitch Evans foi penalizado com uma “drive-through penalty” por excesso de potência durante o período de “safety car”. Também Jake Dennis recebeu a mesma penalização que o neozelandês, mas este por ter a pressão dos pneus abaixo do permitido pelo regulamento.

Na volta 21, Max Gunther deu um toque na barreira de proteção na travagem para a curva 1, partindo a suspensão traseira do lado direito e obrigando-o a abandonar. Félix da Costa aproveitou para ascender a lugares de pódio e entrava assim na luta pela vitória. Com isto, a Maserati terminava o E-Prix com o abandono dos dois monolugares.

Na mesma volta, Da Costa aproveitou a ida de Fenestraz à ativação do “attack mode” para subir ao segundo lugar da prova. Restava apenas Cassidy pela frente para Félix da Costa poder vencer a corrida e conseguiu a ultrapassagem na volta 24 com uma manobra incrível tendo apanhado desprevenido o piloto da Envision que tentava regenerar ao máximo a sua energia.

Mas ainda havia muita emoção pela frente. Na 28ª volta, António ia à segunda ativação do “attack mode” e perdia a primeira posição para o francês Jean-Eric Vergne.

Foram adicionadas 2 voltas às 30 inicialmente previstas, tal como ditam os regulamentos e na volta 31, o piloto luso realizou uma manobra fantástica para cima do francês e voltou à liderança, acabando por vencer. Vergne terminou logo a seguir e Cassidy terminou em terceiro, também aproveitando o acidente de Fenestraz.

Foi a primeira vitória da época e a oitava na carreira do piloto de Cascais no Campeonato do Mundo de Fórmula E

Classificação final da corrida:

Na classificação do campeonato, Pascal Wehrlwin mantém-se na liderança com 80 pontos, seguido de Jake Dennis com 62 e Jean-Eric Vergne em terceiro com 50 pontos. António Félix da Costa aparece em quarto com 43 pontos.

A próxima corrida de Fórmula E realiza-se a 25 de março em São Paulo, no Brasil.


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