Curso de treinador de futebol praia: uma experiência contar
Após bastante luta, finalmente, o coordenador do futebol praia da FPF, Madjer Saraiva e a sua equipa, conseguiram junto do IPDJ, formular o curso de treinador de futebol praia, estreando dois níveis. Esta formação foi conseguida junto do IPDJ e homologada pela Portugal Sports School, plataforma que rege os cursos da FPF. O Grau II, foi direcionado para treinadores inscritos, nas competições nacionais, como tal, com TPTD (Título Profissional de Treinador de Desporto) de futebol ou futsal e foi lecionado de 10 a 12 de Janeiro.
Esta formação contou com cerca de 30 treinadores, que saíram formados e com TPTD de Grau II em futebol praia. A formação de Grau I, contou com cerca de 50 formandos, divididos em duas turmas e foi lecionado em dois módulos, um primeiro módulo teórico e online para ambas as turmas, que começou a 3 de Fevereiro e terminou a 11, com interregno de 6 a 9. O segundo módulo foi lecionado, para a primeira turma, em formato presencial e em regime de internato, no fim de semana de 21 a 23 de Fevereiro, no centro de estágio de alto rendimento de Rio Maior, tendo a componente prática sido realizada em conjunto com a restante componente teórica que faltava.
A segunda turma irá ainda ter o seu segundo módulo em Março que funcionará no mesmo formato.
A formação contou com a participação dos formadores, Mário Narciso e Tiago Reis, o selecionador e treinador-adjunto de Portugal, ficaram encarregues da componente especifica e prática do curso, juntamente com o ex-árbitro internacional António Almeida que lecionou a gestão e organização e as leis de jogo da modalidade, entre outros.
É um passo importantíssimo na modalidade, de forma a cada vez mais se poder dar passos na evolução da modalidade, dando ferramentas a quem lidera de forma a melhorar o rendimento das suas equipas e começando a olhar também para o futuro, neste caso para a formação de jovens para a modalidade.
Ao longo deste ano civil irão existir mais formações de Grau I e II, para os interessados basta estar atento ao site da FPF e à plataforma Portugal Sports School, para efetuar a sua candidatura ao curso.
Somos um pais “pequeno” que nos fazemos GRANDES e para isso há que continuar a evolução e a dar passos em frente na modalidade em que somos Reis, olhar para o passado com orgulho e avistar o futuro com ambição, a modalidade tem sofrido com a saída dos grandes clubes nacionais, mas tem andado para a frente nestes pormenores e acredito que para breve começaremos a ver cada vez mais investimentos na área da formação, quer de treinadores como de jogadores.