As últimas da NBA 2023/2024 em números

Nuno CanossaDezembro 18, 20233min0

As últimas da NBA 2023/2024 em números

Nuno CanossaDezembro 18, 20233min0
Nuno Canossa traz uns números especiais desta NBA 2023/2024 que mostram como está a se desenvolver a temporada actual

Num momento pós estreia de torneio de meio de temporada e antes daquele que é considerado o arranque oficial da temporada, o matiné de Natal, ficam alguns dos números mais relevantes nos últimos dias da NBA 2023/2024.

23

E o primeiro: o número de derrotas consecutivas dos Detroit Pistons. Abriram a temporada com um desaire por 1 ponto em Miami, venceram os dois confrontos seguintes frente a Hornets e Bulls e, desde então (29 de outubro), não voltaram a recuperar o sabor da vitória.

Uma margem de derrota de 14.5 pontos e uma média de 123 sofridos ao longo de 23 fatídicas noites. Praticamente concluído o primeiro terço da temporada, os Detroit Pistons treinados pelo recém-chegado Monty Williams têm nos próximos 5 jogos a dura tarefa de não bater dois recordes da história da NBA pertencentes aos 76ers dos anos civis 2013 e 2014: as 26 derrotas consecutivas numa só temporada e as 28 totais que se acumularam entre épocas. Os 76ers que curiosamente também detém os piores registos da história em épocas de 82 jogos, com apenas 9 vitórias conquistas em 1973 e 10 em 2016.

À data, a percentagem de triunfos dos Pistons (.077) de 2023 colocaria a equipa até atrás dos Charlotte Bobcats de 2012: a equipa com o pior registo percentual da história, com apenas 7 vitórias em 66 partidas (.106).

268

E por falar em recordes de números consecutivos, o que dizer das 268 partidas consecutivas de Stephen Curry com pelo menos um triplo concretizado? Um registo que terminou no último domingo, com o base dos Golden State Warriors a terminar um jogo sem qualquer triplo pela primeira vez desde Novembro de 2018 (!!).

Um feito alcançado ao longo de 5 anos que, em tempo de NBA, é uma eternidade. Basta olhar para a lista de jogadores votados para MVP desse ano, conquistado por Giannis Antetokoumpo: James Harden dos Houston Rockets, Paul George dos Oklahoma City Thunder ou Kevin Durant dos Golden State Warriors.

19 de Dezembro

E por faltar em votações, relembrar que a partir de terça-feira a comunidade da NBA já poderá eleger as principais estrelas para o famoso jogo de All-Star.

25 000

O número de pontos que permite James Harden entrar numa restrita lista de 24 jogadores na história da liga norte-americana, apenas o 3º em ativo (LeBron James em 1º lugar, Kevin Durant em 10º). Num bom momento dos Clippers, 12 vitórias em 15 jogos desde que Russell Westbrook se sacrificou ao papel de 6º homem, Harden voltou a assumir o papel de distribuidor de jogo, ainda que fique na memória da maior parte dos adeptos como um dos melhores marcadores de pontos da sua geração.

18ª

E o menos interessante de todos: o número de expulsões na carreira de Draymond Green (o jogador ativo com mais ejections, suspenso pela própria liga por tempo indefinido após golpe desferido na cara de Jusuf Nurkic. Ainda no início da temporada Draymond havia protagonizado uma lamentável altercação física com Rudy Gobert, valendo-lhe uma ausência de 5 jogos.

Por enquanto, não se sabe quando é que o extremo dos Golden State Warriors voltará a pisar os courts, com a NBA a tomar medidas mais severas dado o seu historial conflituoso. Por uma data definitiva e por uma mudança de atitude do futuro Hall of Famer.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS