As novidades na FPF: A seleção de Sub-20 de futebol de praia

Tiago PelicanoAgosto 17, 20253min0

As novidades na FPF: A seleção de Sub-20 de futebol de praia

Tiago PelicanoAgosto 17, 20253min0
A FPF revelou uma super novidade para o futebol de praia, com a selecção sub-20 a ter ganho vida, um passo importante para a modalidade

A FPF, anunciou no passado dia 13 de Agosto, as equipas técnicas das seleções nacionais de futebol praia e com elas a grande novidade, a seleção de sub-20.

Esta nova seleção, vem no seguimento da evolução que a FPF tem vindo a realizar, já tinha formado a seleção feminina de forma oficial, tendo ao longo dos anos de forma a promover a modalidade, terem sido formadas seleções de promoção da modalidade, mas em 2021 foi formada de forma oficial, tendo esta seleção sido comandada desde então por Alan Cavalcanti, ex-jogador da nossa seleção e um dos melhores jogadores de sempre da modalidade.

Com esta novidade, obviamente surge outra, a equipa técnica, os sub-20 lusos irão ser liderados por Tiago Reis, adjunto de Mário Narciso no escalão principal, que para já conta apenas com a ajuda do treinador de GR, Nuno Silva, este conta já com muitos anos de experiencia na modalidade, já tendo pertencido aos quadros da FPF, aquando da equipa técnica liderada por José Miguel Mateus, na seleção principal e ainda com passagens por Sporting CP B e AFD Torre, todas elas com José Miguel Mateus no comando técnico.

Esta seleção à muito que era necessária para dar continuidade à evolução da modalidade e é uma forma de cativar e motivar aos mais jovens de aderir à modalidade, visto que o acesso a uma experiência internacional tem um acesso mais “fácil”.

O futebol praia foi construído pelo telhado desde o seu início em Portugal, tendo sido primeiramente formada a seleção nacional e só posteriormente as equipas e campeonatos, no entanto os clubes vão tentando promover e cada vez mais se vê jogos de promoção dos escalões mais jovens, sendo agora criada esta seleção, será um passo importante, não só para a evolução da modalidade, mas para também preparar melhor os jovens que possam um dia ser chamados à seleção nacional, não indo a um contexto tão diferente dos clubes pela primeira vez.

Existe vários jovens a praticar a modalidade que obviamente podem agora ter ainda mais um espaço para evoluir e acima de tudo competir, algo que por vezes existe pouco, jogos competitivos são escassos e necessários para dar seguimento à evolução.

Na Divisão de Elite, não existindo uma grande base de recrutamento, ainda assim existem alguns jogadores distribuídos pelas equipas, que estão dentro da idade de Sub-20, não querendo destacar nomes, apenas relembrar que o ACD Sótão, GRAP/Hallstar e GD Alfarim, são três equipas da Divisão de Elite, que têm equipas B em competição, as primeiras duas referidas disputam o distrital de Leiria, a outra compete no campeonato nacional. A AD Buarcos 2017 e o GD Ericeirense são também clubes com formação e que dinamizam atividades para os mais novos.

No campeonato nacional e nas divisões distritais, Tiago Reis, irá encontrar uma maior base de recrutamento, não só por existirem mais clubes a competir nessas divisões, mas também por existir maior espaço para os jovens jogarem e os clubes acabam por apostar neles também.

Aguardaremos com entusiasmo e curiosidade o anúncio da primeira convocatória e do anúncio da primeira competição desta nova seleção de sub-20.

Da minha parte e da parte do Fair Play, desejamos as maiores felicidades e conquistas para esta nova seleção nacional.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS