As contas da NBA Cup 2024

Nuno CanossaNovembro 29, 20243min0

As contas da NBA Cup 2024

Nuno CanossaNovembro 29, 20243min0
Nuno Canossa avalia a situação das várias franquias nesta NBA Cup 2024, com os Rockets e Bucks já na fase seguinte

Está prestes a fechar a fase de grupos da 2ª edição da taça da NBA, com apenas Houston Rockets e Golden State Warriors apurados para a fase a eliminar. Em sentido inverso, New Orleans Pelicans, Utah Jazz, Washington Wizards e Toronto Raptors estão oficialmente eliminados da competição. Mas e o resto?

ESTE – GRUPO A

A conquista do primeiro grupo da conferência Este discutir-se-á entre Knicks e Magic no próximo dia 3 de dezembro, com o derrotado a poder sonhar ainda com o apuramento através do wildcard de 2º melhor classificado. As duas equipas poderão chegar ao confronto derradeiro com registos de 3-0, caindo por terra quaisquer ambições já ínfimas de 76ers, Nets ou Hornets agarrarem o wildcard com um best-case scenario de duas vitórias e duas derrotas.

ESTE – GRUPO B

Tal como no Grupo A, Bucks e Pistons têm confronto marcado para 3 de dezembro, um jogo que poderá definir o vencedor do grupo. No entanto, caso os Pistons não vençam o próximo jogo contra os Pacers (0-2), os Bucks dificilmente perderão o 1º lugar, apenas ao alcance com uma derrota histórica frente aos Pistons. Com um registo de 3-0 e um diferencial de +29 pontos, um dos tiebreakers para o acesso à fase final, a equipa de Milwaukee está com uma perna e meia na próxima fase.

ESTE – GRUPO C

Por último, mas o mais importante, o grupo C promete entretenimento até ao último período do último jogo da última jornada. Com Wizards oficialmente eliminados após perderem os três primeiros jogos, Bulls, Hawks e Celtics seguem empatados na liderança com registos de 2-1, e os Cavaliers, com dois jogos por disputar, uma vitória e uma derrota nos outros dois disputados. Assim qualquer uma das quatro equipas pode sair como vencedora do grupo, com o 2º melhor classificado a surgir como forte candidato à vaga de wildcard.

Além do diferencial de pontos, o próprio confronto direto será fundamental para definir o formato final do grupo. Na última jornada, os Celtics visitam os Bulls, os Cavaliers os Wizards, com os Hawks a disputarem o último jogo frente aos Cavaliers.

OESTE – GRUPO A

Com os Houston Rockets já apurados, Clippers, Blazers (ambos com registos de 1-1), Timberwolves (1-2) e Kings (0-2) disputarão o resto da fase de grupos na luta pelo único wildcard disponível a Oeste. Blazers e Clippers partem na frente com a possibilidade de uma das equipas terminar com um registo de 3-1. Para isso, o plantel de Portland terá de vencer a partida com os Kings em casa e a última em Los Angeles frente aos Clippers. Os de LA, além da última jornada, têm viagem marcada a Minnesota,

OESTE – GRUPO B

Espelhando o grupo C da conferência este, o segundo grupo do oeste só será decidido na última jornada. Os Suns de Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal (2-1) recebem os Spurs de Victor Wembanyama (2-1) e os Lakers de LeBron e AD (2-1) os Thunder de Shai, ainda sem Chet Holmgren, (1-1) que têm outro jogo para disputar com os já eliminados Jazz (0-3). Além do vencedor do grupo, as restantes três equipas seguem e pole position para assegurar o wildcard.

OESTE – GRUPO C

Os Warriors dominaram aquele que era, à partida e em teoria, o grupo mais competitivo de todos. Com os lesionados New Orleans Pelicans já eliminados (1-2), as perspetivas de Grizzlies (0-2) e de Nuggets (1-2) conseguirem apurar-se em 2º lugar são extramente escassas. Restam os Mavericks de Luka e Kyrie que, com um registo de 2-1 e um diferencial de +41 pontos, serão favoritos a conquistar o wilcard caso vençam a equipa de Memphis em Dallas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS