Campeonato Placard Andebol 1: As 4 grandes figuras fora do top-3
O Campeonato Placard Andebol1 terminou e apresentamos-lhe as cinco grandes revelações que atuaram em emblemas fora do top-3.
Com o término do Campeonato Placard Andebol1, decidimos destacar quatro nomes fora dos três que realizaram uma excelente prova, sendo que alguns deles são nomes sonantes neste mercado de verão… fique a conhecer estes nomes neste artigo!
Afonso Lima, Central (AA Águas Santas)
Com o quinto lugar conquistado no Campeonato Nacional e com a presença na Fase de Grupos da Liga Europeia da EHF, o central de 26 anos, Afonso Lima, foi um dos destaques da Associação Atlética de Águas Santas.
Contratado no início da temporada ao ADA Maia / ISMAI, o ‘pequeno grande’ central oriundo da cidade de Guimarães, chegou à turma de Ricardo Moreira para orquestrar o ataque da mesma. Ao passo de 39 encontros, anotou 101 golos e, na próxima época, está garantido no Atlético Valladolid – décimo classificado da presente edição da Liga Plenitude ASOBAL e semi-finalistas da Copa del Rey.
Formado no Clube Desportivo Xico Andebol, Afonso Lima apenas precisou de uma temporada num emblema que lutasse por objetivos mais ambiciosos para saltar à vista de nuestos hermanos, no entanto, a Associação Atlética de Águas Santas já preparou a sua saída… e é lhe bastante familiar!
Manuel Lima, Central (ABC de Braga)
Se um é Afonso Lima, o outro é Manuel Lima… sim, Lima. Não é apenas coincidência. São irmãos, ambos centrais e jogaram juntos na época 2022/23 ao serviço do ADA Maia / ISMAI. Separaram-se, Afonso vai para Espanha e, ao que tudo indica, Manuel vai colmatar a vaga de Afonso na AA Águas Santas, a título de empréstimo… do Sporting Clube de Portugal, após uma época fantástica nos brancarenses.
27 encontros e 163 golos apontados. Manuel foi a figura máxima de um ABC que regressou aos lugares europeus, tendo terminado na quarta posição com mais um ponto que a AA Águas Santas. De volta às competições europeias – neste caso, à Liga Europeia da EHF – e à projeção de talentos para o andebol nacional.
Segundo os meios especializados, Manuel Lima será apresentado como reforço do Sporting Clube de Portugal, no entanto, em 2023/24 irá representar a Associação Atlética de Águas Santas, a título de empréstimo.
Pedro Oliveira, Ponta Esquerda (FC Gaia)
4 internacionalizações A e 9 golos. Atualmente a representar a seleção sub-21 no Mundial, após mais uma temporada em que as redes adversárias tremeram bastante, devido ao seu poder de concretização da ponta esquerda, ao serviço do Futebol Clube de Gaia.
Com um oitavo lugar conquistado no Campeonato Placard Andebol1, pode-se afirmar que Pedro Oliveira foi um dos destaques da turma comandada por Carlos Resende. Foram 118 golos ao longo de 26 partidas.
O ‘miúdo’ de apenas 20 anos de idade, competiu a título de empréstimo por parte do Futebol Clube do Porto e resta agora saber qual será o seu destino. Na Invicta, Diogo Branquinho e Leonel Fernandes são donos da posição, no entanto, talento não falta a Pedro Oliveira…
João Gomes, Lateral Direito (AA Águas Santas)
Um daqueles laterais de ‘roda baixa’, mas que promete fazer estragos a qualquer defesa adversária. A par do já mencionado Afonso Lima, João Gomes foi também um dos grandes destaques da Associação Atlética de Águas Santas esta temporada, ao anotar 147 golos em 41 encontros disputados. Podemos mencionar que foram mais 67 ao nível das seleções, desde a última metade de 2022… para João, houve Europeu de Sub-20, Amigáveis da Seleção A, Torneio 4 Nações ou agora o Mundial de Sub-21, entre outros…
Os meios especializados dão João Gomes certo no Sporting Clube de Portugal – sendo que a AA Águas Santas já anunciou que o jogador não continuará no clube -, emblema cujo qual ainda não é certa a continuidade de Francisco Costa. No entanto, uma opção não invalida a outra e, apesar de ‘Kiko’ ser visto como um dos futuros melhores jogadores do mundo, a João Gomes também se projeta ‘altos voos’ e este poderá ser o primeiro passo…