A que horas treinas?
Abre o Google e escreve apenas «qual a melhor…». E conta em que resultado te aparece a sugestão «qual a melhor hora para treinar». Independentemente do que a ciência, estudos ou opiniões dizem, há uma espécie rara de pessoas que se levanta às 6 da manhã para entrar numa aula de CrossFit e passar pela montanha russa de: está frio, o que estou aqui a fazer? Correr para aquecimento?! Isto pesa. Estou impaciente que comece o Wod, dá para ir à casa-de-banho fazer o xixi nervoso? Estou completamente ofegante vou só ficar aqui deitadinho em posição fetal um pouco. Ok, amanhã à mesma hora?
Se és uma dessas pessoas, bem vindo ao louco mundo das pessoas que fazem CrossFit de madrugada. Se não és, bem, existe salvação para ti, mas à tarde também há aulas. Pick your poison, pick your weapon, choose your hour.
A escolha de treinar de madrugada pode ter muitas razões. Tantas quantas as pessoas que estão lá. Ensonadas. Rabugentas. Ansiosas. Isto até ouvirem o 3,2,1. Mas e porquê? Não sei. Mas posso dizer a minha razão.
Fazer CrossFit é uma escolha e um gosto. É colocar-me à prova todos os dias. Testar-me. Juntar-me com pessoas iguais a mim e diferentes de mim. Rir e socializar no final. É saber que os anos passam mas a criança que existe ainda está viva e gosta de andar em pino e pendurar-se em barras. Correr, nem tanto, isso ficou mesmo na infância. O elo daquelas pessoas é forte e cómico. Recentemente fizemos um t-shirt para cada um de nós com o hashtag #7am`rs e na parte de trás «CrossFit é às 7 da manhã, o resto é zumba» (provocações à parte cada um mexe-se da forma que quiser). Logo o meu dia começa da forma que eu quero e a fazer uma coisa que eu gosto.
Esse é o segredo!
Tu escolhes a direção do teu dia. E o CrossFit é a minha direção. Levanto-me para ir fazer uma coisa que quero e gosto. Não me levanto para enfiar no carro a ouvir a Comercial até ao trabalho. Ou enfiar no metro com desconhecidos que não fazem burpees. Ali naquela aula estão conhecidos, colegas e amigos. Com um gosto comum: tornar os nossos dias melhores logo pela manhã.
Mas, conversas à parte, CrossFit são WODS, por isso a cada 5 minutos por 20 minutos:
– 30 agachamentos (em pé desce até quebrares a paralela e volta à posição de pé);
– 20 agachamentos com salto (em pé desce até quebrares a paralela e volta à posição de pé mas na extensão dá um salto vertical salta com os dois pé);
– 10 burpees (em pé deita, e volta à posição de pé).
Objetivo: o mais rápido possível para permitir no tempo restante de cada período de 5 minutos recuperares por completo.