10 anos da conquista do Mundial FP 2015 em Portugal

Tiago PelicanoJaneiro 4, 20264min0

10 anos da conquista do Mundial FP 2015 em Portugal

Tiago PelicanoJaneiro 4, 20264min0
Tiago Pelicano recordou a conquista do Mundial de Futebol de Praia de 2025, uma conquista marcante para a modalidade em Portugal

Neste ano de 2025, celebrou-se os 10 anos da conquista do Mundial de futebol praia, na cidade de Espinho, no norte de Portugal. Datava o ano de 2015, quando Portugal venceu finalmente o tão desejado titulo mundial com a chancela da FIFA.

Portugal já tinha sido campeão do mundo no Brasil, no ano de 2001, apenas 10 guerreiros lusitanos, foram a Terras de Vera Cruz, levantar o trofeu numa modalidade que existia à poquissimos anos.

Portugal, na altura comandado por um brasileiro, de seu nome, Alexandre Julião, contava com os guarda redes, Zé Miguel e Pedro Crespo, com os fixos, Nunes e Pedro Jorge e Marinho, os alas, Hernani e Madjer e a pivot, Alan, João António e Barraca.

Nesta altura ainda a modalidade não era reconhecida pela FIFA, até ao ano de 2005, onde Portugal chegou à final do primeiro Mundial FIFA de futebol praia, realizado no Rio de Janeiro, Brasil. Mas desta vez saimos derrotados, ficando vice-campeão do mundo. Portugal neste ano era já comandado por Zé Miguel, ex-guarda redes campeão do mundo em 2001 e contava com Bruno Silva e Sérgio Coelho para defender a baliza, Madjer, Alan, Hernani, Pedro Jorge, Nathan, Jonas, Belchior, Barraca, João António e Marinho para ocupar as posições da frente.

Tivemos de esperar mais 10 anos, até alcançarmos novamente uma final de um Mundial FIFA, o ano era 2015 e Portugal iria ser o organizador do mundial, Espinho foi a casa escolhida e foi ai que Portugal ergueu o primeiro Mundial FIFA da sua história.

Portugal calhou com Japão, Argentina e Senegal no grupo A, onde saimos vencedores do grupo, vencendo o Japão, por 4×2, no primeiro jogo, no segundo jogo, saimos derrotados pela forte seleção do Senegal, por 6×5 e no derradeiro jogo da fase de grupos vencemos a Argentina, por 7×2, terminando então em 1º lugar com 6pts.

Indo para o mata-mata, Portugal defrontou a Suiça, vencendo por 7×3, na meia final, defrontou a Russia, vencendo por 4×2 e na final venceu o Taiti por 5×3, vencendo assim a competição e erguendo o trofeu em casa.

Portugal além de arrecadar o trofeu de campeão, arrecadou também o prémio de melhor marcador, Madjer (8g) e os prémios de bola de prata do mundial, (Alan Cavalcanti) e bola de bronze (Madjer). Como fazem 10 anos desse Mundial epopeico, vamos olhar para os 12 nomes da armada portuguesa que conquistou a primeira estrelinha na camisola e ver onde estão e que fazem essas 12 personalidades mais o treinador dessa mesma seleção.

  • Coach: Mario Narciso – Atualmente selecionador nacional de futebol praia da FPF
  • Elinton Andrade (GR) – Retirado, sem informação sobre o que faz atualmente
  • Tiago Petrony (GR) – Retirado, sem informação sobre o que faz atualmente
  • Bruno Torres (F) – Retirado, atulamente selecionador nacional de futebol praia FPF
  • Rui Coimbra (F) – No ativo, capitão da seleção nacional de futebol praia FPF e representa a ACD Sótão da Nazaré
  • Madjer (A) – Retirado, atualmente coordenador técnico de futebol praia FPF
  • Alan Cavalcanti (A) – Retirado, atualmente selecionador nacional de futebol praia feminino FPF
  • Jordan Santos (A) – No ativo, representa a seleção nacional de futebol praia FPF e a ACD Sótão da Nazaré
  • Bê Martins (A) – No ativo, representa a seleção nacional futebol praia FPF e a AD Buarcos 2017 da Figueira da Foz
  • Bruno Novo (A) – Retirado, a viver nos EUA
  • Nuno Belchior (P) – Retirado, sem informação sobre o que faz atualmente
  • Zé Maria (P) – Retirado, sem informação sobre o que faz atualmente
  • Leo Martins (P) – No ativo, representa a seleção nacional de futebol praia FPF e a AD Buarcos 2017 da Figueira da Foz

Deste 12 brilhantes jogadores apenas 4 se mantém no ativo e que ainda representam a seleção lusa.

Em 2019, no Paraguai, Portugal iria novamente sagrar-se campeão do mundo, o segundo FIFA e o terceiro na sua história.

De 2015 para 2019, a base manteve-se, saiu o iconico Alan Cavalcanti, Bruno Novo e Zé Maria, entrando André Lourenço, João Gonçalves Von e Ruben Brilhante.

Passaram-se 10 anos e Portugal continua a ser uma das maiores potencias do mundo do futebol praia e continuamos a disfrutar de uma seleção cheia de talento, qualidade e capacidade para nos elevar ao topo, mas olhando para o passado, a saudade que deixa uma seleção campeã do mundo em casa com jogadores que fizeram as bases para o futebol praia que conhecemos hoje em dia.

Foto da Federação Portuguesa de Futebol.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS