As três jogadoras livres que prometem agitar o mercado
O período de transferências é para muitos seguidores de futebol, um dos momentos mais excitantes da temporada: rumores, reviravoltas de última hora e incerteza em relação ao futuro de algumas das melhores jogadoras do mundo. Se houve algumas jogadoras de elite, em fim de contrato, que já resolveram o seu futuro como a Pernille Harder e a Magda Eriksson que deixaram o Chelsea e assinaram pelo Bayern de Munique; a Ona Batlle que trocou o Manchester United e assinou com o Barcelona ou a Catarina Macário que assinou a custo zero com o Chelsea, após duas temporadas no Lyon; muitas são as jogadoras que ainda tem o seu futuro em suspenso.
Assim, neste artigo vamos falar de três jogadoras que estão em final de contrato e prometem ser alvo de muita disputa entre os melhores clubes do mundo.
Kadidiatou Diani
Kadidiatou Diani é uma das jogadoras “free agentes” mais cobiçadas do mercado, a avançada francesa fez a melhor época da carreira, e aos 28 anos apresenta-se no melhor momento de forma. Apontou 17 golos em 17 partidas da D1 Arkema, tendo sido a artilheira do campeonato e uma das principais responsáveis para que o PSG estivesse a lutar até à última jornada pelo campeonato francês; venceu também o prémio de jogadora do ano da UNFP, dado pelo Sindicato de Jogadores Profissionais.
Em toda a época apontou 23 golos em 27 jogos e ofereceu ainda sete assistências, números extraordinários que demonstram a eficácia da avançada e também a capacidade em gerar oportunidades para as restantes colegas. Velocidade, leitura de jogo e faro de golo são algumas das características da avançada francesa, e que a colocam como uma das jogadoras mais cobiçadas no mercado. Segundo as últimas notícias dadas pela imprensa internacional, o PSG pode estar próximo de chegar à acordo com Diani, para a renovação de contrato, no entanto e dado o interesse de colossos como o FC Barcelona, OL Lyon ou Chelsea FC a missão do clube de Paris não se advinha fácil.
Ashley Lawrence
Internacional pelo Canadá, e vencedora de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, a saída de Ashley Lawrence do PSG já é oficial. Depois de seis temporadas em Paris, Lawrence de 28 anos vai mudar de ares; e o Chelsea parece ser o destino mais provável para a lateral, no entanto o Lyon, Bayern de Munique e o Real Madrid também já demonstraram interesse em contar com os serviços da experiente defesa direita. Finalista do prémio BBC Women’s Footballer of the Year, em 2021, Lawrence é uma das laterais direitas mais bem cotadas do mundo, sendo que em 2021 também foi uma das finalistas do Ballon d’Or. Apesar da época conturbada do PSG, Ashley Lawrence era uma das peças confiáveis do conjunto parisino: destacando-se por ser uma jogadora bastante competente tanto a defender como a atacar, e que apesar de ser destra tem qualidade necessária para jogar nos dois corredores. Em Paris, ao longo dos últimos seis anos, ganhou um campeonato e uma Taça de França.
Alessia Russo
Campeã da Europa com a Inglaterra no verão de 2022, e vencedora da Finalíssima em abril deste ano, Alessia Russo é uma das jogadoras livres que mais interesse despertou nos últimos meses. Aos 24 anos, a avançada tem vindo a afirmar-se como uma das melhores jogadoras da sua geração tendo conquistado o seu espaço na seleção inglesa, ao passo que escrevia a sua história na Superliga Inglesa, com o Manchester United. Após longos meses de especulação acerca da sua possível renovação com o clube de Old Trafford, a avançada está de saída. A confirmação foi dada pela avançada nas suas redes sociais com um emocionante anúncio de despedida, e confirmado posteriormente pelo clube de Manchester; nas três temporadas ao serviço do clube, a avançada apontou 27 golos sendo uma das jogadoras mais influentes do ataque da equipa inglesa. Após uma época histórica, onde o Manchester United conseguiu um histórico acesso às eliminatórias da Liga dos Campeões Feminina, o clube perde duas peças essenciais no seu plantel (Alessia Russo e Ona Batlle).
No que diz respeito ao futuro da avançada internacional por Inglaterra, e segundo o que é veiculado pela imprensa inglesa, o seu futuro pode passar pelo Norte de Londres. Após ver uma oferta recorde de 565 mil euros, recusada, no último dia do mercado de Inverno, o Arsenal parece ser o clube mais bem colocado para assegurar a avançada de 24 anos, agora a custo zero. Para além do Arsenal, também o Lyon e vários clubes da NWSL, seguem muito interessados em obter os serviços da internacional inglesa, que vai representar Inglaterra, no Campeonato do Mundo deste verão.
Entre outras jogadoras livres no mercado deste verão, estão também nomes conhecidos do futebol feminino português, como a internacional portuguesa Tatiana Pinto, que vai dar um novo rumo à carreira após duas épocas no Levante ou Ana Vitória, internacional pelo Brasil, e que no passado domingo anúncio que está de saída do Benfica, após cinco temporadas.