Mexidas e ajustes: algumas movimentações no futebol feminino

Cristiana PinaMaio 2, 20243min0

Mexidas e ajustes: algumas movimentações no futebol feminino

Cristiana PinaMaio 2, 20243min0
Cristiana Pina fala de algumas movimentações no futebol feminino que protegem agitar este Verão... prontos para descobrir quais?

A temporada atual caminha a passos largos para o seu fim, e com isso aumentam a cada dia, os habituais rumores de mercado. Se no futebol masculino o mercado já é um tema sensível, no futebol feminino torna-se ainda mais complexo e delicado: o porquê? Simples, os contratos das jogadoras são mais voláteis e de curta duração; os clubes ainda contratam muitas jogadoras a custo zero, e apesar das transferências estarem a ocorrer cada vez com mais frequência e haver cada vez mais clubes dispostos a pagar pelas jogadoras, ainda são uma pequena minoria. Vivianne Miedema, Alexia Putellas, Mariona Caldentey, Sam Kerr, Teresa Abelleira, Sakina Karchaoui ou Mary Earps são algumas das estrelas mundiais que se encontram em final de contrato.

Ada Hegerberg e Lauren Hemp, duas das free agents muito cobiçadas, saíram desta lista a semana passada. A avançada norueguesa renovou com o Lyon até 2027 e prolongou a ligação de oito temporadas, com o multicampeão francês. Lauren Hemp, avançada inglesa que vinha a ser fortemente associada ao Barcelona, também renovou com o Manchester City, até 2027. Sakina Karchaoui juntou-se a esse leque esta quinta- feira, a lateral polivalente prolongou o seu vínculo com o PSG até 2028, apesar do interesse de vários clubes da elite europeia, entre os quais o Barcelona e o Lyon. Ainda no PSG, Sandy Baltimore, Elise de Almeida ou Constance Picaud são outros nomes cujo contrato expira, em junho de 2024.

Em Espanha, o mercado também promete muita agitação; em Barcelona a estrela Alexia Putellas, duas vezes BDO, ainda não renovou e a sua permanência ainda é uma incógnita; assim como a situação contratual de Lucy Bronze e Mariona Caldentey; três jogadoras habituais titulares do campeão espanhol; Barcelona a quem parece estar prestes a juntar-se a avançada Ewa Pajor e a guarda redes Ellie Roebuck. No rival Real Madrid, o cenário é ainda mais drástico com várias jogadoras em fim de contrato, muitas delas titulares como é o caso de Teresa Abelleira, Misa Rodriguez, Sandie Tolleti ou Athenea Castillo. Por seu lado, a campeã do mundo Alba Redondo e María Méndez ambas do Levante, e Sheila García e Eva Navarro, ambas do rival Atlético de Madrid, são jogadoras já “amarradas” pelo clube.

Viajando até Inglaterra, Vivianne Miedema e Stina Blackstenius, avançadas do Arsenal são dois grandes nomes que estão em fim de contrato com o clube inglês; assim como Mary Earps ou Lúcia Garcia do Manchester United; Filippa Angeldal, do Manchester City e Sam Kerr do Chelsea. Em Portugal, o mercado também ambiciona ser bastante movimentado. Lúcia Alves, Ana Seiça, Andreia Faria ou Valéria Cantuário são alguns nomes do tricampeão nacional que estão em fim de contrato; no Sporting apesar da duração dos contratos nem sempre ser revelada Fátima Dutra, Ana Capeta, Cláudia Neto ou Bruna Lourenço são algumas das jogadoras, cujo contrato finda em junho de 2024. Beatriz Fonseca, Carolina Mendes, Leah Lewis, Caroline Kehrer ou Tânia Rodrigues são algumas jogadoras do Sporting de Braga, cujo contrato termina em junho. Olhando para as internacionais portuguesas a jogar no estrangeiro, a guarda redes do Servette, Inês Pereira já anunciou que está de saída do clube suíço; Diana Gomes, atualmente no Sevilha, também termina contrato e o seu futuro está em aberto.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS