Croácia – Como se formou uma das sensações nas últimas Copas
Em 25 de junho de 1991, após plebiscitos que deram vitória esmagadora aos separatistas, os croatas anunciaram sua separação da Jugoslávia.
Na primeira competição internacional, a Croácia chegou nas quartas de final da EURO de 1996.
E logo na primeira participação no Mundial, a Croácia ficou com o terceiro lugar em 1998, com Suker de artilheiro – feito que repetiu nesta edição, somando mais um bronze. Em 2018, na Copa da Rússia, a seleção croata surpreendeu ao chegar na final, mas ficou com o vice-campeonato.
Ou seja, desde 1998 a Croácia tem mais pódios em Copas do que Brasil e outras cinco campeãs do mundo. Nas palavras de Modric:
” A Croácia não é um milagre que acontece a cada 20 anos, eles deveriam nos ver como uma superpotência no futebol”
Mística da camisa quadriculada
O uniforme da Croácia, xadrez em vermelho e branco, é um dos que sempre chamam atenção entre as seleções que disputam as Copas do Mundo. Na camisa sempre são encontrados detalhes ou o acessório por inteiro apresentando uma estampa de xadrez. O design do manto desta seleção, parte da identidade do país, também estampa o brasão central da bandeira croata e sua origem está ligada à uma lenda do século XIX.
A versão mais conhecida da origem do uniforme está ligada à história de Stephen Drzislav, antigo rei croata. No passado, o monarca teria sido capturado por inimigos originários de Veneza, na Itália. Para se livrar da prisão, segundo a versão, o rei desafiou Pietro Orseolo 2º, que governava Veneza na época, para uma partida de xadrez.
Início da geração de ouro da Seleção Croata
Primeiramente, em 1994, a Seleção Croata foi aceita na Fifa em 125º lugar. Então, em sua Copa do Mundo de estreia, em 1998, chegaram no 3º lugar, batendo a poderosa geração holandesa na disputa de 3º lugar.
De fato, isso marcou a ascensão mais rápida e volátil da história do ranking da FIFA, tornando-os o time mais jovem a ocupar o Top 10 do Ranking Mundial. É o segundo menor país em população (depois do Uruguai) e extensão territorial (depois dos Países Baixos) a chegar a uma final de Copa do Mundo.
A saber, foram nomeados FIFA Best Mover of the Year duas vezes (1994 e 1998) sendo igualados mais tarde por França e a Colômbia. Em resumo, esta nomeação é concedida à equipe que melhor progrediu na classificação geral no ranking da Fifa ao longo do ano.
Após a campanha do mundial de 1998, a Croácia teve altos e baixos. Algumas boas campanhas em EUROS, mas no entanto nas Copas do Mundo não conseguiu passar da fase de grupos em 2002, 2006 e 2014, ficando de fora da Copa de 2010.
Apesar disso, alguns nomes iam surgindo durante essas campanhas, como:
Luka Modric
Vedran Corluka
Ivan Rakitic
Mario Mandzukic
Danijel Subasic
Dejan Lovren
Domagoj Vida
Milan Badelj
Sime Vrsaljko
Ivan Perisic
Mateo Kovacic
Ante Rebic
Marcelo Brozovic
Assim, o time que disputaria o Mundial de 2018 estava com a base pronta. Mas, antes disso, veio a Euro, onde lideraram o Grupo D, deixando a poderosa Espanha em 2º lugar. Mas, nas oitavas de final, perderam para o futuro campeão Portugal, por 1 x 0 e na prorrogação.
Em 2018, contrataram Zlatko Dalic para o cargo de treinador. E não poderia ter dado mais certo. Apesar de um ano com cinco derrotas, além de quatro empates e oito vitórias, o time conseguiu a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo.
Por outro lado, 2020 foi talvez o pior ano da história da Seleção Croata.
Mas 2021 o time voltou para o caminho das vitórias, tendo três triunfos, quatro empates e quatro derrotas. Por conta da pandemia, a Euro 2020 aconteceu em 22021, com o time chegando às oitavas de final, mas perdendo para a Espanha por 5 x 3 na prorrogação. Na metade do ano, surgiram novos nomes:
Joško Gvardiol
Lovro Majer
Kristijan Jakic
Josip Stanisic
Luka Sucic
Então, finalmente chegou 2022, mais uma Copa do Mundo. Onde a equipe perdeu para a Argentina, nas semifinais, com um pênalti bem duvidoso no início da partida. Na Nations League, liderou seu grupo e aguarda às semifinais em 2023.
Potência do futebol
Hoje podemos posicionar a Croácia entre as principais forças do nosso futebol. Fazendo uma comparação com Países Baixos ou Uruguai. Times que passam momentos de transição de elencos, mas estão sempre revelando bons nomes a nível mundial e fazendo boas apresentações nos torneios internacionais.