Premier League à portuguesa: As novas caras portuguesas em Inglaterra
Jogadores de futebol portugueses com qualidade acima da média começam a ser sinónimo de Premier League e de futebol inglês. Os craques da seleção portuguesa cada vez mais escolhem o país de sua majestade para prosseguir com as suas carreiras e os resultados são visíveis. O mercado de transferências, que dá início à nova época, já trouxe mais algumas caras lusitanas à Premier League, que trazem consigo um elevado investimento monetário. O resultado do investimento realizado pelos clubes ingleses e o aproveitamento dos atletas portugueses pode ser acompanhado na ELEVEN Sports, onde estes craques procurarão sucesso na temporada 2022/2023.
É no Molineux Stadium que joga a equipa mais portuguesa da liga inglesa: o Wolverhampton Wanderers. Após a subida ao principal escalão de futebol inglês os Wolves adotaram a estratégia de fortalecer a sua equipa com jogadores portugueses ou que jogaram na liga portuguesa e o mesmo acontece para com os treinadores. Atualmente, são dez os portugueses no plantel de Bruno Lage com as aquisições de Gonçalo Guedes e de Matheus Nunes no último período de transferências.
Gonçalo Guedes, extremo português de 25 anos, chega aos Wolves vindo do Valencia após cinco temporadas em Espanha, por um montante a rondar os 32,5 milhões de euros e promete, finalmente, dar um salto em frente na sua carreira, adicionando, no processo, muita qualidade à frente de ataque de Bruno Lage. Matheus Nunes deixou o Sporting pelo valor de 45 milhões de euros mais cinco milhões de euros em objetivos.
O médio-centro português de 24 anos tornou-se na compra mais cara do Wolverhampton e vai dividir o meio-campo de Bruno Lage com João Moutinho e Rúben Neves, no que promete ser um triângulo português. Matheus tem realizado uma evolução impressionante na sua carreira desde que se transferiu do Ericeirense em 2018, contando com as passagens pelo Estoril e pelo Sporting, onde foi campeão. A sua chegada à Premier League em 2022, a liga mais competitiva do mundo, vai ser uma oportunidade de dar a conhecer todo o seu talento e a capacidade de ligação de jogo entre defesa e ataque ao público inglês.
Matheus Nunes já está a avisar ?
??????? @premierleague | @afcbournemouth 0 x 0 @Wolves#PremierELEVEN #AgoraÉASério pic.twitter.com/vAx3IuhaSS
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) August 31, 2022
Saindo também de alvalade diretamente para a Premier League está Rúben Vinagre, na sua segunda passagem em terras britânicas, desta vez para representar as cores do Everton, após ter representado o Wolves. Após ter sido comprado por 10 milhões de euros pelo Sporting na corrente época (clausula de compra ativada no contrato de empréstimo entre Wolverhampton e Sporting no seguimento do apuramento dos leões para os oitavos da Champions League da última temporada) o lateral esquerdo procura finalmente afirmar-se com este empréstimo à equipa de Liverpool onde vai ser treinado por Frank Lampard. O Everton fica ainda com uma opção de compra sob o jogador na ordem dos 20 milhões de euros.
Terminando o tridente de jogadores que partiram do clube leonino para a liga inglesa está João Palhinha. O antigo médio defensivo do Sporting junta-se a Marco Silva no Fulham, que chega este ano à liga inglesa. O internacional português abandona alvalade após fazer parte da equipa campeã pelo Sporting em 2020/2021. A direção leonina ainda garantiu um encaixe de 20 milhões de euros por Palhinha. Este novo desafio apresenta ao jogador uma liga muito mais física e ríspida que a portuguesa, elementos que caracterizam muito bem o estilo de jogo de João Palhinha. A primeira época fora de Portugal promete revelar-se muito interessante para o atleta português.
No sentido contrário de João Palhinha, a sair do Fulham, está Fábio Carvalho, médio ofensivo internacional sub-21 por Portugal. O jogador de 20 anos junta-se a Jürgen Klopp em Anfield após assinar pelo Liverpool através de uma quantia avaliada em 5,9 milhões de euros. O jovem realizou na temporada passada a sua primeira época completa como sénior, onde somou 38 partidas, 11 golos e 8 assistências pelos Cottagers e consequentemente conquistou a subida à Premier League e ainda a conquista do Championship.
FÁBIO CARVALHO ??? GOLAÇO ?
??????? @premierleague | @LFC 2 x 1 @NUFC#PremierELEVEN #AgoraÉASério pic.twitter.com/VLAPQ53xDE
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) August 31, 2022
Completando as novas caras portuguesas que podem ser vistas na Premier League está outro médio, padrão que complica bastante as escolhas de Fernando Santos para o meio-campo da seleção das quinas. Fábio Vieira chega ao Arsenal vindo do Futebol Clube do Porto num negócio que ronda os 35 milhões de euros. O novo número 21 dos Gunners deixa os dragões após uma época onde conquista a liga portuguesa e a taça de Portugal com 7 golos e 16 assistências em 39 jogos. A equipa arsenalista treinada por Mikel Arteta teve um início de campeonato irrepreensível e promete surpreender com o seu plantel jovem e dinâmico. Fábio Vieira encontra uma equipa onde consegue facilmente se conciliar e a sua parceira com alguns jogadores já presentes no Arsenal, como Odegaard, pode dar bastantes frutos, tal como a sua parceria com Vitinha no Porto
É a estreia de Fábio Vieira pelo Arsenal ?#PremierELEVEN #AgoraÉASério pic.twitter.com/ytW1ToCDRl
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) September 4, 2022