MLS – Finais de Conferência

Thiago MacielDezembro 7, 20245min0

MLS – Finais de Conferência

Thiago MacielDezembro 7, 20245min0
Finalmente, temos o confronto da final da MLS Cup de 2024. O que aconteceu nos playoffs no fim de semana? Neste artigo você descobre tudo.

Na Conferência Leste, o New York Red Bulls continua sua jornada mágica. Eles derrotaram o Orlando City por 1 a 0, graças a um gol de Andrés Reyes. Isso coloca a equipe de Sandro Schwarz em sua primeira final da MLS Cup desde 2008, e está buscando se tornar campeã pela primeira vez na história dos Red Bulls, após quase 30 anos na liga.

Enquanto isso, na Conferência Oeste, outro time original da MLS também está buscando voltar ao topo, já que o LA Galaxy derrotou o Seattle Sounders por 1 a 0, graças a um gol de Dejan Joveljić. O sérvio tem sido um dos jogadores estrelas durante toda a campanha nos playoffs para a equipe de Greg Vanney.

ORLANDO CITY 0 X 1 NEW YORK RED BULLS

O New York Red Bulls disputaram 20 jogos entre 2 de junho e o final da temporada regular da MLS; venceram três, incluindo dois contra o fraco Toronto.

Eles começaram a campanha da Major League Soccer de 2024 relativamente bem, mas, ao final dos 34 jogos da temporada regular, haviam conquistado apenas 11 vitórias.

Por oito meses, foram a personificação da mediocridade. Entraram nos playoffs da MLS como o 7º colocado da Conferência Leste, com odds de título de +5800, mais como beneficiários do formato expandido do que como candidatos merecedores.

E, ainda assim, aqui estão, a 90 minutos de um título da MLS.

Os Red Bulls venceram o Orlando City por 1 a 0 no sábado à noite para avançar à MLS Cup, onde enfrentarão o Los Angeles Galaxy no próximo fim de semana.

Sobreviveram a alguns sustos e surpreenderam o Orlando com uma cobrança de falta no início do segundo tempo. A cobrança de John Tolkin foi espetacular. O cabeceio de Andrés Reyes foi corajoso. No fim, foram merecedores da vitória. Mas sua presença na final da conferência também destacou a aleatoriedade dos playoffs da MLS — uma competição de 18 times, com idas e voltas, e eliminação parcial, para decidir uma liga caracterizada pela paridade.

Após duas finais consecutivas da MLS Cup entre times mais fortes, os playoffs de 2024 entregaram caos. Os Red Bulls venceram o poderoso Columbus Crew na primeira rodada, primeiro fora de casa, depois em casa, na disputa de pênaltis. O Atlanta, por sua vez, com apenas 10 vitórias na temporada regular, surpreendeu o Inter Miami, líder da classificação. O FC Cincinnati também caiu nos pênaltis para o sexto colocado NYCFC.

Os Red Bulls venceram o NYCFC nas quartas de final. Derrotaram o Orlando com uma atuação aguerrida e sólida no sábado, nas semifinais. Eles venceram mais times nos playoffs do que em mais de quatro meses e precisarão de apenas uma vitória a mais no próximo sábado (07/12) para conquistar o primeiro campeonato da MLS na história do clube.

MLS
Foto: MLS

LA GALAXY 1 X 0 SEATTLE SOUDERS

Um gol de Dejan Joveljić nos minutos finais fez o Galaxy passar à final da MLS Cup.

Embora o Galaxy tenha dominado a maior parte dos playoffs da MLS até agora, os visitantes do Noroeste do Pacífico foram tão resistentes quanto anunciado durante o primeiro tempo.

Na verdade, o Sounders teve um desempenho superior no segundo tempo, mas foi surpreendido pelo ataque prolífico do Galaxy nos minutos finais, quando Riqui Puig assistiu Dejan Joveljić para o gol da vitória, levando a torcida local à loucura. Agora, o Galaxy enfrentará os campeões da Conferência Leste, New York Red Bulls, por uma chance de conquistar seu sexto título da MLS Cup — e o fará em casa, em Los Angeles.

As melhores chances de Seattle surgiram no final do primeiro tempo sem gols, com Jordan Morris escapando do defensor Emiro Garces na área, girando e chutando com a perna direita, mas a finalização foi defendida por McCarthy aos 35 minutos. Quatro minutos antes, McCarthy desviou uma cobrança de falta de Albert Rusnak da entrada da área, mandando a bola para cima do travessão.

Do outro lado, Stefan Frei, do Seattle, se tornou o primeiro goleiro a manter o Galaxy sem gols por 45 minutos nos playoffs, estendendo essa sequência para 85 minutos, antes de uma falha momentânea criar a única oportunidade de que o Galaxy precisaria.

Craque fora

Em um esporte coletivo, nenhum jogador é insubstituível. Mas, para o Galaxy, Riqui Puig chega perto disso.

Puig, o armador e líder de um dos ataques mais potentes da história da franquia, estará fora da final da MLS Cup contra o New York Red Bulls no sábado, no Dignity Health Sports Park, após ter rompido o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na final da Conferência Oeste contra o Seattle. Ele passará por uma cirurgia em breve e deverá ficar afastado até o próximo verão, pelo menos.

Isso deixa o Galaxy em busca de um substituto para seu jogador mais insubstituível.

Foto: LA Galaxy

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS