MLS CUP 2024: Galaxy são campeões

Thiago MacielDezembro 15, 20245min0

MLS CUP 2024: Galaxy são campeões

Thiago MacielDezembro 15, 20245min0
O grande dia da finalíssima do EUA chegou. E aqui você acompanha tudo que aconteceu na MLS CUP 2024; O Galaxy está de volta.

Após uma década de queda em que perdeu quase tantas partidas quanto venceu, o LA Galaxy culminou uma ascensão improvável de quase último para primeiro no sábado, conquistando o recorde de sexta MLS Cup com uma vitória por 2 a 1 sobre o New York Red Bulls no Dignity Health Sports Park.

Com o armador Riqui Puig, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na final da Conferência Oeste da semana passada, assistindo do lado de fora, o Galaxy venceu com gols rápidos de Joseph Paintsil e Dejan Joveljic e uma atuação sólida da defesa, que foi testada a tarde inteira. A equipe então montou um palco improvisado no meio de campo para aceitar o Troféu Philip F. Anschutz, nomeado em homenagem ao proprietário fundador da equipe.

No apito final, Puig foi carregado de seu assento para o campo, onde se juntou à festa que rapidamente se dirigiu para o vestiário, encharcado de champanhe, que Puig percorreu com um charuto de vitória na mão.

Há um ano, o Galaxy venceu apenas oito jogos e terminou em 13º lugar em uma conferência de 14 equipes. Com a vitória de sábado, que ocorreu exatamente 10 anos após a última conquista do MLS Cup no mesmo campo, o Galaxy se tornou o primeiro time em 23 anos a passar de oito ou menos vitórias para um título da liga em uma única temporada.

Foto: LA Galaxy
Foto: LA Galaxy

O Jogo

Paintsil colocou o Galaxy na frente aos 9 minutos, no final de uma sequência que começou com os meio-campistas Cerrillo e Brugman fazendo uma tabela no campo de ataque do Red Bull. Brugman, o MVP da partida, então fez um passe semelhante ao de Puig, atravessando o coração da defesa até Paintsil, na entrada da área. O ganês fez o resto, deslizando seu chute por baixo do goleiro Carlos Coronel.

Paintsil comemorou o gol segurando uma camisa do No. 10 de Puig.

(LA TIMES)

Após Joveljic dobrar a vantagem quatro minutos depois, com uma assistência de Mark Delgado, ele fez uma cambalhota na área e, em seguida, correu para longe de seus companheiros e se curvou em direção a Puig, que estava na beira do campo.

Os dois gols em 13 minutos igualaram o que os Red Bulls haviam concedido nos seus primeiros quatro jogos de playoffs combinados. Eles voltaram ao jogo aos 28 minutos, com um voleio de pé direito de Sean Nealis, que desviou pela área, mas não conseguiram diminuir mais a diferença, apesar de uma grande pressão na área do Galaxy no tempo adicional.

Puig assistiu à ação da linha lateral com um terno azul. Mas, quando o jogo terminou, ele trocou de roupa e vestiu o uniforme para se juntar aos companheiros na cerimônia de premiação.

Os Red Bulls, assim como o Galaxy, uma franquia original da MLS, estavam disputando sua segunda final de Copa, a primeira desde a derrota para o Columbus, 16 anos atrás. Para celebrar seu retorno à final do campeonato, a equipe levou toda a sua diretoria a Carson, comprando 2.200 ingressos para funcionários, apoiadores e detentores de ingressos para a temporada, que ocuparam metade do deck superior, transformando a arquibancada leste do estádio em um mar de vermelho do Red Bull.

Os Red Bulls tiveram suas melhores chances de empatar no final do segundo tempo. Forsberg teve um chute livre em um contra-ataque no minuto 72, mas errou à direita, de 17 jardas. Depois, no minuto 85, um Harper sem marcação se aproximou do segundo poste na cobrança de escanteio de Forsberg pela esquerda e fez um chute fraco, que McCarthy defendeu.

Recorde e primeiro título

Assim, o Galaxy garantiu sua sexta MLS Cup, o maior número da história da liga, e o primeiro desde que derrotou o New England Revolution por 2 a 1 na prorrogação, no mesmo campo, em 2014. O sábado marcou o 10º aniversário dessa conquista.

6°título da franquia na liga.(LA Times)

O ex-jogador da seleção da Alemanha, Marco Reus, que vinha lutando contra uma lesão na virilha, substituiu Brugman aos 75 minutos. Assim, pela primeira vez, Reus conquista um campeonato nacional na primeira divisão de um país. Em 2007-08, Reus ajudou o Rot Weiss Ahlen a conquistar a terceira divisão da Alemanha.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS