MLS 2024 – Início de uma nova temporada
A MLS 2024 começou esta 4ª feira passada e Thiago Maciel lança a competição no Fair Play com algumas ideias e dados.
Início mais Cedo
A MLS terá o pontapé inicial antecipado esse ano, ainda em fevereiro, o mais cedo que a liga já começou em quase três décadas. Tradicionalmente, o campeonato começa em meados de abril, por conta do rigoroso inverno em algumas cidades que recebem os jogos. Nesta semana, por exemplo, Toronto e Montreal, casa de dois dos três times canadenses da liga, terão temperaturas abaixo dos -10 graus, com previsão de neve. Mas a bola vai rolar mesmo assim. A 29ª edição da liga contará com 29 clubes, que disputarão 34 jogos de temporada regular até os playoffs. As equipes seguem divididas em duas conferências. Os jogos acontecerão, prioritariamente, aos sábados, com algumas rodadas acontecendo, também, às quartas-feiras. A temporada regular acaba no dia 19 de outubro, abrindo espaço para os playoffs. O grande campeão será conhecido no dia 07 de dezembro, fechando a temporada mais longa da história da MLS.
Diferente do formato tradicional adotado pelas grandes ligas de futebol do planeta, como a Premier League, La Liga e o Brasileirão, a MLS separa as equipes em duas conferências, Leste e Oeste, onde os 29 participantes disputam vagas para os playoffs, em formato similar ao visto na NBA.
Mudanças
A Major League Soccer (MLS), tomou uma atitude para tentar diminuir a “cera” praticada pelos jogadores. A medida, que entrará em vigor em 2024, se baseia no tempo perdido em substituições e atendimentos médicos.
Na nova regra, “anti-cera” caso um atleta fique caído no gramado por mais de 15 segundos, a equipe médica deverá retirá-lo do campo de jogo. Neste caso, o jogador só poderá retornar à partida depois de dois minutos de uma avaliação completa.
No entanto, a medida conta com uma exceção, que engloba os goleiros, casos de lesões na cabeça e contusões de maior gravidade. Além disso, a regra não será aplicada caso a falta que originou o atendimento tenha resultado em uma punição para o infrator, com cartão amarelo ou vermelho.
Houve também mudanças quanto as substituições, agora, o atleta a ser substituído deverá deixar o gramado em até dez segundos após o quarto árbitro anunciar a alteração. Caso demore mais do que o tempo estabelecido, o substituto precisará aguardar um minuto para entrar em campo, enquanto sua equipe atua com um jogador a menos.
A exceção para este caso se refere aos goleiros e jogadores lesionados. Apesar das várias alterações, as medidas estão restritas à MLS. Para serem consideradas novas regras, as mudanças devem ser aprovadas pela International Board (Ifab), organização responsável pelos regulamentos do futebol.
Craques em campo
Os clubes da MLS investiram mais de 100 milhões de dólares na última janela de transferências, que segue aberta. Os valores, portanto, devem aumentar. Lionel Messi é o jogador mais valorizado da liga, o maior salário da história da MLS e um craque unânime, que terá, pela primeira vez, a oportunidade de começar e terminar uma temporada de MLS. Será um ano marcante para o camisa 10, que em 2023 já conquistou a Leagues Cup com o Inter Miami, o primeiro troféu da história do clube.
1. Luis Suárez – Inter Miami
Talvez a contratação mais impactante da nova temporada da MLS, Luisito Suárez reencontra Lionel Messi no Inter Miami após uma temporada fora de série no Grêmio.
Craque da Bundesliga e ídolo no RB Leipzig, levando o clube a lutar pelo título alemão, Emil Forsberg deu um passo diferente no projeto da Red Bull em 2024 e assinou com o NY Red Bulls. Será a primeira experiência do sueco fora da Europa.
Os jogos da primeira rodada:
We are so back, y’all. 🙌
Watch all the action from opening weekend with #MLSSeasonPass on @AppleTV: https://t.co/Pau6rQAX5s pic.twitter.com/KzFHa51mIA
— Major League Soccer (@MLS) February 19, 2024
Onde assistir aos jogos da MLS 2024?
A MLS 2024 terá transmissão da plataforma de streaming Apple TV+, disponível para smartphones, tablets, computadores, consoles de videogame e smart TVs.
A transmissão exige a assinatura do pacote MLS Season Pass, que pode ser adquirido em variações mensais, ou por toda a temporada, com direito a um desconto.