Liga dos Campeões 2025/26

Rute RibeiroSetembro 5, 20254min0

Liga dos Campeões 2025/26

Rute RibeiroSetembro 5, 20254min0
No passado dia 28 assistimos ao sorteio da Liga dos Campeões que define os jogos para a fase de liga da competição e está na hora de dar palpites

Com este novo formato, perdemos a magia que o sorteio da Liga dos Campeões tinha. Se antes aguardávamos ansiosamente para saber o grupo completo em que determinada equipa tinha ficado (e havia quem falasse nas famosas bolas quentes), agora tudo se resume a uma bola e um botão. Zlatan e Kaká cumpriram a função e enquanto um tirava uma bola para definir o “cabeça de grupo”, o outro carregava num botão e em poucos segundos o computador definia os 8 adversários e quais seriam os jogos como visitante e como visitado.

Os 144 jogos da fase da liga ficaram então definidos e vou partilhar alguns dados, palpites e previsões que posso ou não acertar.

Os melhores jogos:

Com cada equipa do pote 1 a ter que jogar contra 2 desse mesmo pote, claro que nos aguardam jogos teoricamente mais interessantes que aqueles a que assistíamos no antigo formato da fase de grupos. E é claro que não nos podemos esquecer que mesmo no pote 2 ainda temos alguns dos grandes.
Passo então a partilhar a lista de jogos que acho que a maioria vai querer acompanhar:

  • PSG vs Bayern;
  • Real Madrid vs Manchester City (este já começa a ser demasiado habitual e tendo em conta o estado em que o City tem estado nos últimos tempos, há o risco de não ser assim tão incrível);
  • Real Madrid vs Juventus;
  • Manchester City vs Dortmund;
  • Manchester City vs Napoli (vá, só coloquei este aqui pelo regresso de Kevin de Bruyne ao Etihad Stadium);
  • Bayern vs Chelsea;
  • Liverpool vs Real Madrid (Alexander Arnold volta a casa e vamos ver se não terá direito a assobios, porque foi alvo de muitas críticas quando decidiu deixar o Liverpool e rumar a terras espanholas);
  • Liverpool vs Atlético de Madrid;
  • Inter vs Liverpool;
  • Inter vs Arsenal;
  • Chelsea vs Barcelona;
  • Dortmund vs Inter;
  • Barcelona vs PSG (há todo um histórico entre as duas equipas na Champions e temos ainda Luís Enrique a voltar a casa);
  • Arsenal vs Bayern;
  • Arsenal vs Atlético de Madrid (qual é a probabilidade deste jogo terminar empatado a zeros?);
  • Atlético de Madrid vs Inter;
  • Juventus vs Dortmund;
  • Tottenham vs PSG (o Tottenham vai tentar obter o resultado que não conseguiu na Supertaça Europeia e isso pode criar um jogo interessante e disputado. E desta vez, vão estar a jogar em casa).

Obviamente, que para adeptos do Benfica, Sporting e até boa parte dos restantes portugueses os 8 jogos de cada uma destas equipas farão parte da lista de jogos que pretendem ver.

Os estreantes:

Para esta temporada de Liga dos Campeões temos a estreia de 4 equipas: Bodø/Glimt, Kairat Almaty, Pafos e Union Saint‑Gilloise. Com a qualificação do Kairat Almaty, sediado na cidade que faz parte do seu nome (Almaty), vamos assistir à maior viagem na história das competições europeias (aprox. 7200 km) quando a equipa se deslocar a Lisboa para jogar em Alvalade contra o Sporting. Se tudo correr conforme a teoria, será um jogo em que o Sporting conseguirá os 3 pontos, e sorte a deles que a longa viagem calhou ao adversário e não à equipa leonina.

Os que se apuram diretamente à fase seguinte:

Olhei para o teórico grau de dificuldade de cada “grupo” + nível da equipa em questão e, com base nisso e talvez com alguma loucura e ilusão à mistura, as oito equipas que acho que terão a capacidade de carimbar a passagem à fase seguinte sem terem que passar pelos play-offs são: PSG, Bayern, Liverpool, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Napoli e o Chelsea.

Os 12 eliminados:

Bodø/Glimt, Kairat Almaty, Pafos, Union Saint‑Gilloise, Copenhagen, Monaco, Galatasaray, Qarabag, Slavia Praha, Marseille, Club Brugge e PSV. Confesso que ponderei colocar aqui também as equipas portuguesas, mas optei por depositar nelas alguma fé de que sejam capazes de arrecadar pelo menos os pontos suficientes para a ida aos play-offs.

Por agora e não tendo ainda mais dados sobre esta edição da Liga dos Campeões, não vale a pena tentar fazer mais previsões mas, prometo-vos que durante esta época ainda irei escrever mais alguma vez sobre a prova rainha do futebol de clubes europeus.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS