Liga BPI 2023/2024: agitação máxima no mercado

Cristiana PinaJulho 15, 20235min0

Liga BPI 2023/2024: agitação máxima no mercado

Cristiana PinaJulho 15, 20235min0
O mercado de transferências da Liga BPI 2023 está em alvoroço e nada melhor que ficar a saber as transações que têm feito capas de jornal

Odiado por alguns, amado por outros, o mercado de transferências de verão é a altura mais movimentada do futebol, com saídas e entradas, umas mais esperadas que outras nos diversos clubes. A Liga BPI não foge à regra, e a meio de julho, já se registaram muitas despedidas e várias receções calorosas. Comecemos pelo Benfica que registou duas perdas significativas, já que Cloé Lacasse e Ana Vitória estão de malas feitas para Arsenal e PSG, respetivamente.

A avançada canadiana, com contrato com as águias até 2024, protagonizou a maior venda de sempre do futebol português. A guarda-redes Katelin Talbert, também a abandonou o clube após terminar contrato, ao passo que a central Sílvia Rebelo renovou até 2024, enquanto a média Christy Ucheibe renovou até 2026. De momento, o atual tricampeão nacional, conta com seis caras novas: Laís Araújo (2025), Letícia Almeida (2026) e Marie-Yasmine Alidou (2025) ambas provenientes do FC Famalicão; a lateral, Paige Almendariz que chega proveniente do Braga (2025); a guarda-redes Lena Pauels (2025), diretamente do Werder Bremen, da Liga Alemã e Andrea Falcón (2026), avançada, de 26 anos, que traz consigo uma bagagem enorme, e conta com passagens por Atlético de Madrid, FC Barcelona e Levante, clubes onde conquistou cinco Ligas Espanholas, uma Liga dos Campeões e uma Copa de la Reina.

Em Alvalade também se tem vivido um verão bastante agitado: Leah Scarpelli, Francisca Silva, Carolina Beckert, Joana Dantas, Melisa Hasanbegovic e Chandra Davidson estão de saída; e para já contam com três novidades, o regresso da internacional portuguesa Fátima Pinto (2025), a defesa central Gabriela Vinhas (2026) e a avançada Jacynta Galabadaarachchi (2025).

No âmbito das renovações, o Sporting já oficializou a renovação da treinadora Mariana Cabral, até 2025; e das jogadoras Joana Martins, Alícia Correia e Andreia Bravo; rumoradas como estando em fim de contrato Brenda Pérez, Cláudia Neto, Bruna Lourenço e Ana Teles estiveram presentes no início da pré-época leonina, que começou esta quinta-feira, e por isso a sua presença na próxima época é já uma certeza.

Mais a norte, no Minho, também tem sido um verão muito agitado. Comecemos pelo Sporting de Braga que anunciou recentemente a saída de 12 jogadoras, entre elas vários nomes sonantes, como a central experiente dos Países Baixos Anouk Dekker, Laura Casanovas, Marie Awona e a médio centro, Vanessa Marques. Madalena Marau, Carolina Rocha e Maria Miller são alguns dos rumores apontados, pelo jornal Zerozero, como estando a caminho da equipa. Para já, o Sporting de Braga apenas oficializou os anúncios de renovação das internacionais portuguesas Patrícia Morais e Ana Rute, e da central norte-americana Leah Lewis.

Em Famalicão os tempos têm sido de incerteza, e depois de ter feito história ao conquistar a Taça de Portugal pela primeira vez na sua história, o clube assistiu a uma verdadeira debandada, com muitas jogadoras do núcleo central do plantel a sair. Mariana Campino (Racing Power), Gabriela Vinhas (Sporting), Marie Alidou, Laís Araújo e Letícia Almeida (Benfica); Carolina Rocha, Mylene Freitas, Sissi, Marie Miller, Vânia Duarte ou Aline Lima foram algumas das jogadoras que já anunciaram publicamente a saída do clube famalicense.

No Lank Vilaverdense, Madalena Marau e Malu Schmidt, duas das melhores jogadoras da liga, também anunciaram que estão de saída. Também houve “mexidas” ao nível dos bancos, o Valadares Gaia anunciou a troca de António Silva por José Nando, e o Albergaria anunciou a saída da mítica treinadora Paula Pinho, depois de 34 anos ligada ao clube. No Torreense, também já há algumas mexidas significativas a registar, como a permanência do treinador José Vasquez, e as saídas de Neuza Besugo, Angeline da Costa e Ana Rocha.

Apontado como um dos clubes que pode ser a próxima surpresa da liga BPI, na próxima temporada, o Racing Power, clube recém primodivisionário, após ganhar o campeonato da Segunda Divisão, já anunciou cinco reforços: Mariana Campino (ex-Famalicão), Júlia Mateus, Beatriz Rodrigues (ex-Braga), Carolina Santana e Carolina Pocinho. No Damaiense tem-se a registar a saída do técnico Tomás Tengarrinha, que tem sido apontado como próximo treinador do Sporting de Braga.

O mercado de verão da Liga BPI tem sido agitado, e promete continuar ativo e movimentado nos próximos meses.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS