João Palhinha: o fenómeno da Premier League

Cristiana PinaMarço 8, 20234min0

João Palhinha: o fenómeno da Premier League

Cristiana PinaMarço 8, 20234min0
Uma primeira época de imensa qualidade e que Cristiana Pina olha com toda a atenção: João Palinha a marcar um momento no Fulham

Aos 27 anos, João Palhinha é um dos jogadores que mais se tem destacado na Premier League, e começou logo na estreia frente ao Liverpool, jogo em que o Fulham arrancou um surpreendente empate (2-2), onde o português apresentou índices surpreendentes com sete duelos terrestres ganhos em nove possíveis, tendo sido um dos melhores jogadores nessa partida, naquela que era a sua estreia em Inglaterra.

Apesar da derrota da sua equipa (2-1), o jogo com o Manchester United foi dos melhores que o médio fez até agora: 10/13 duelos ganhos pelo chão, 2/3 duelos ganhos pelo ar, 9 tackles; teve uma pontuação de 7.5 dada pelo Sofascore. Seja em jogos “grandes”, ou em outros em que o Fulham é favorito, João Palhinha tem sido sempre decisivo, mantendo o Fulham como uma das equipas mais compactas a defender, e uma das mais difíceis de enfrentar para os adversários.

É peça essencial na equipa londrina, liderada pelo treinador português Marco Silva, e apesar de estar há poucos meses em Londres é já um dos jogadores favoritos dos adeptos. No total leva 191 duelos ganhos e é ainda o jogador com mais desarmes bem-sucedidos (101); no capítulo finalizador João Palhinha está também a realizar uma das suas melhores épocas com quatro golos, tendo já igualado a sua época mais goleadora da carreira realizada em 19/20, altura onde também apontou quatro golos pelo Sporting de Braga.

Internacional português por 18 vezes, João Palhinha é um indiscutivelmente um dos melhores médios defensivos a atuar em Inglaterra, e uma das melhores contratações do mercado de verão. Recuperador de bolas nato, Palhinha faz dos seus recursos físicos as suas melhores armas: cortes, desarmes seja em velocidade, seja a travar as investidas ofensivas dos adversários. É um médio que entusiasma para quem assiste, sobretudo pela intensidade com que disputa cada bola, pela energia que coloca em cada lance. É atualmente o jogador mais importante dos Cottagers porque oferece uma estabilidade defensiva à equipa e liberta os restantes colegas do meio-campo para que possam estar mais envolvidos no ataque; não sendo um médio que prima pela criatividade do jogo, o ex-Sporting CP tem também evoluído consideravelmente na leitura de jogo e na qualidade do passe.

Muitas vezes comparado a Casemiro, médio do Manchester United, João Palhinha tem demonstrado na atual campanha pelo Fulham que é jogador para voos altos, e não será de admirar que no verão suba de patamar e assine por um clube com outras pretensões. Alguns rumores apontam na direcção do Liverpool ou Tottenham, interesses esses que cresceram exponencialmente com as boas exibições.

Nem sempre valorizado em Portugal, João Palhinha vingou no Sporting após um empréstimo bem-sucedido ao Braga, isto depois de ter vivido uma fase intermitente em Alvalade (19 jogos entre 2016 e 2018). Poucos minutos e falta de confiança dos treinadores eram estes alguns dos fatores para que o médio não tivesse ganho outra dimensão na sua primeira experiência como sénior nos “leões”.

Até que em 2020, Palhinha passou de um jogador transferível para o de estatuto imprescindível, com Rubén Amorim a ser decisivo nesse passo. Em 20/21, João Palhinha assume um papel fundamental na equipa leonina sendo um dos jogadores imprescindíveis na conquista do campeonato leonino, depois de um interregno de 18 anos.

Marcou presença no 11 do ano da Liga: jogou cerca de 2503 minutos, seis presenças na equipa da semana, uma média de 61 % de duelos ganhos, uma média de 3,3 % de desarmes feitos por jogo e foi também um dos jogadores com mais minutos essa época. Um jogador fulcral para a época perfeita que o Sporting teve, e que culminou com a conquista do campeonato português.

Graças à grande época foi chamado pela primeira vez a uma competição internacional com a seleção portuguesa, o Europeu de 2020. Em 21/22 a sua influência nos leões desceu ligeiramente fruto da concorrência, uma vez que o Sporting contratou o Manuel Ugarte, e fruto de algumas lesões que o afetaram durante a época.

No Verão de 2022 chega ao Fulham por uma verba a rondar os 20 milhões, e torna-se imediatamente um pilar na equipa londrina, ajudando os “Lilywhites” a tornar-se uma das equipas surpresa da Premier League. Ocupam atualmente o sétimo lugar, estando neste momento a lutar pelos lugares europeus, contra todas as expectativas. Se o Fulham lá vai chegar não conseguimos prever, mas que o João Palhinha deve marcar presença nas competições europeias, eu apostaria que sim. O rendimento individual que está a ter é surpreendente e pretendentes não deverão faltar no verão.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS