Um Octacampeonato inédito e outros recordes da Juventus
A Juventus conquistou o seu 8º título consecutivo de campeão italiano aumentando a sua hegemonia no campeonato italiano, uma hegemonia que parece que não ter fim à vista, uma vez que ano após anos a Juventus parece distanciar-se cada vez mais dos seus adversários.
Com 87 pontos em 33 jornadas disputadas, faltam 5 jornadas para a Juventus completar a época. Fazendo as contas vemos que a Juventus pode atingir os 102 pontos igualando assim o recorde de pontos da Serie A estabelecido por esta mesma Juventus na época 2013/14.
Números absolutamente estratosféricos e sem qualquer competição nas principais ligas europeias. Ora se conseguir chegar lá 1 vez já foi um feito record, chegar lá duas vezes será mesmo de outro mundo.
A nível de golos esta não será uma época que ficará na história da Juventus, uma vez que os 67 golos marcados até ao momento estão bem longe do record estabelecido pelo rival Torino em 1947/48 com 125 golos apontados numa só época. Números que, arrisco-me a dizer, nunca deverão ser batidos por qualquer equipa.
8 títulos seguidos é também um recorde já obtido pela equipa de Cristiano Ronaldo, as equipas que mais de aproxima deste feito são o Inter que conquistou o penta de 2005 a 2010 e a equipa do genoa que nas 7 primeiras edições da liga italiana, no longínquo século XIX e inícios do século XX, ganhou 6 delas, alcançando 2 tricampeonatos. Aliás este Genoa nas 8 primeiras edições conquistou 6 e acabou duas vezes em segundo lugar, sendo portanto o mais perto que alguém já teve de conquistar 8 títulos seguidos.
A nível europeu o Lyon já conquistou por 7 vezes seguidas a liga francesa e vê assim o seu recorde ultrapassado. Já na Bundesliga, o Bayern já tem o penta garantido e pode este ano fazer o hexa e continuar assim a perseguir a Juventus em épocas futuras nesta luta pelos clubes com mais troféus seguidos.
No que toca a melhores marcadores, Ronaldo aparece na 4ª posição com menos 3 golos que Quagliarella, o veterano italiano, no entanto tem menos jogos disputados que o jogador da Sampdoria e pode ainda ultrapassá-lo assim como a Zupata e Piatek.
Uma época que como se vê já entrou na história do futebol europeu e onde a Juventus vence tanto, que só podemos achar que para as próximas épocas o paradigma não deve mudar. Resta saber até que números pode a octocampeã italiana chegar no futebol.