As “Lutas de Gladiadores” por decidir no topo da Serie A
Numa altura em que faltam 3 meses para o fim das provas internas na maioria dos países europeus muitas dúvidas começam a desfazer-se sobre o lugar que vai ser ocupado pelas equipas no final da tabela, mas também aumentam as disputas e começa a aparecer a pressão de não poder falhar sob pena de ser fatal, e a Serie A não é exceção.
Com 12 jornadas para o fim da prova ainda existem dúvidas em grande parte dos lugares da classificação e muitos clubes a lutarem por apenas um lugar que configura o atingir dos objectivos na época desportiva.
Luta pelo título
Começamos pela luta que todos querem saber e que desperta a curiosidade dos adeptos de futebol.
No topo da classificação aquilo que a meio da época podia parecer uma luta a 3 até ao fim cedo se verificou que o Inter não recuperou ainda o estofo para chegar a este patamar e deixou esta decisão para os dois clubes mais fortes na Serie A.
No topo está o SSC Nápoles com 4 pontos de avanço (tem mais um jogo que a Juventus) e a praticar um futebol ofensivo, de qualidade e elogiado por vários especialistas da modalidade por todo o mundo.
A equipa do Nápoles tem uma frente de ataque tremenda com Insigne, Mertens e até Hamsik e tem a maior falange de apoio da Serie A com os seus Napolitanos sempre a puxar a equipa na Serie A.
Mas muitos destes jogadores já se encontravam aqui noutros anos, mas só esta época qualquer pessoa em Nápoles acredita no regresso do “Scudetto” que foge desde os tempos de Armando Maradona. Isto explica-se com o trabalho de um homem: Maurizio Sarri
Sarri pegou na equipa, fez com que ela crescesse e este ano fez o derradeiro ataque ao título com muito sucesso.
Com jogos frente à Roma e em casa do Inter, esta dupla jornada é de extrema importância para manter a vantagem de 4 pontos , sendo que seria perfeito chegar na frente ao jogo decisivo em casa da Juventus.
Logo atrás surge então a Juventus que pela primeira vez em muitos anos ainda não tem o título assegurado.
Depois de um arranque atípico a equipa hexacampeã melhorou bastante, recuperou as exibições de outros tempos e com a vitória no terreno do Nápoles está a pressionar o Nápoles e pode usar a sua experiencia nos primeiros lugares como um fator chave para atingir o na Serie A e para tal basta ganhar ao Nápoles em casa e não vacilar nos outros encontros, principalmente com Lazio, Inter e Roma.
Luta pelo acesso à Champions League
Aqui temos 3 equipas a lutar pelas duas vagas que sobram. Depois de ainda ter ocupado o 1º lugar, o Inter está agora no 4º lugar atrás da Lazio com 51 pontos, menos um que a equipa de Nani.
No 5º lugar e em posição de entrada direta na Liga Europa está a Roma com 50 pontos e portanto com claras aspirações de ainda vir a disputar um lugar na Serie A que lhe garanta a entrada direta na Champions.
A Lazio está ainda presente na Liga Europa, cuja vitória dá entrada também na Champions League e por isso tem mais possibilidades de conseguir este apuramento.
A Lazio tem um campeonato complicado, tendo ainda que competir com a Juventus, Milan, e os rivais nesta luta, Roma e Inter, sendo estes no final da época na Serie A.
Do lado da equipa milanesa, o Inter tem o eterno derby com o AC Milan, o jogo com o líder Nápoles e um confronto com a Lazio na última ronda da Liga.
Seria de extrema importância para o Inter regressar à principal competição de clubes de modo a recuperar o seu estatuto.
A partir de trás temos a Roma que irá defrontar o Nápoles na próxima ronda e que é das três a equipa mais habituada a estas andanças e é provavelmente a equipa que apresenta um melhor plantel e com a saída da Champions e foco exclusivo no campeonato, a Roma pode causar bastantes estragos.
Luta Pelo Playoff da Liga Europa
O Playoff da Liga Europa vai ser discutido por duas equipas, com uma terceira à espreita e que pode ameaçar caso comecem a aparecer deslizes inesperados.
Com 44 pontos Sampdoria e AC Milan partem na linha da frente para ocupar o sexto lugar da Serie A.
No confronto direto a Sampdoria leva vantagem sobre a equipa milanesa e sem estar a disputar a Liga Europa esta é a única hipótese da Sampdoria lutar pela presença na Liga Europa.
Tendo que jogar com 4 equipas que estão à sua frente na classificação (Inter, Juventus, Nápoles e Lazio), a tarefa parece complicada, mas não é impossível. Vamos ver se a equipa de Quagliarella consegue aguentar o exigente comboio da Serie A, ou se “descarrila”.
Do outro lado aparece o AC Milan de André Silva que ainda está a competir na Liga Europa onde uma vitória os leva diretamente à Champions League e esta possibilidade pode levar a um foco de esforços na competição da UEFA, visto que o campeonato é aquele que oferece a pior solução aos comandados de Gattuso, visto que até a Taça de Itália, onde estão nas meias finais pode dar acesso direto à fase de grupos apenas com a presença na final, caso a Juventus passe frente à Atalanta.
Esta pode ser uma vantagem para a Sampdoria que pode ter o lugar assegurado mais por mérito de outros do que pelo seu próprio trabalho.
A espreitar uma oportunidade está a Atalanta que quer passar a Sampdoria apesar dos 5 pontos de diferença (menos um jogo contra a Juventus), ou então ganha em casa da Juventus na taça e vira a eliminatória para batalhar pelo lugar na final onde um jogo com a Lazio garante logo entrada direta na Liga Europa, ou temos um jogo escaldante entre Atalanta e AC Milan na luta pelo lugar Europeu.
Como se vê mesmo com 3 meses para o fim da Serie A ainda há muito para acompanhar e seguir na Itália e promete ser decisivo até ao último suspiro, mesmo depois do campeonato acabar.